Diretor da usina de Itaipu anuncia alívio na conta de luz com redução de tarifas em 2022

Roberta Souza
por
-
06-05-2021 15:35:50
em Economia, Negócios e Política
Usina – Itaipu – conta de luz Usina Hidrelétrica de Itaipu/ Fonte: Reprodução

O diretor da usina hidrelétrica de Itaipu informou que a queda na conta de luz ocorrerá com a quitação do pagamento da dívida da construção da usina

O general João Francisco Ferreira, diretor-geral brasileiro da Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, anunciou ontem que a conta de luz terá um alívio no ano que vem, por conta da quitação da dívida feita para a construção da usina. O pagamento total da obra terminará em 2023, porém a direção da hidrelétrica informou que o reflexo na conta de luz dos brasileiros poderá ocorrer ainda no ano que vem.

Anúncio da redução da conta de luz com a quitação da dívida da usina de Itaipu

O diretor-geral brasileiro fez o anúncio ontem por meio de um artigo (dia em que a Usina de Itaipu comemorou 37 anos de geração de energia). Nesse período, a usina já acumula produção de quase 2,8 bilhões de megawatts-hora. Toda a energia já produzida pela usina seria suficiente para iluminar o mundo inteiro por cerca de 45 dias.

A usina de Itaipu é responsável por quase 15% de toda a eletricidade consumida pelo Brasil e por 90% do consumo paraguaio de energia elétrica. O general João Francisco Ferreira diz que com a redução das tarifas (que irá influenciar a conta de luz) o Brasil e o Paraguai irão poder atrair mais aportes e abrir mais oportunidades de trabalho.

A direção da usina de Itaipu informou ao G1 que, a partir do ano que vem, a tarifa da usina será reduzida em até R$ 4 bilhões. Já no ano de 2023, essa redução chegará a R$ 10 bilhões. O general diz que a partir de agora, a usina irá trabalhar em conjunto com o governo para que, já no ano de 2022, possa haver uma redução significativa na tarifa de Itaipu. A partir de 2023, quando as dívidas de construção estiverem totalmente quitadas, a redução na tarifa será ainda maior, influenciando significativamente na conta de luz dos brasileiros.

Custos da hidrelétrica de Itaipu

A direção da usina de Itaipu informou que, atualmente, o pagamento da dívida da construção corresponde a quase 70% dos custos da companhia e que a redução da tarifa não irá alterar os demais custos, como a execução das obras e os royalties. O general explica que a queda da tarifa, além de ser uma compensação efetiva para quem pagou pela construção dessa obra gigantesca, também será muito importante para a retomada da economia.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) é o órgão que determina os valores da tarifa de energia dos consumidores e, até o momento, não é possível saber qual será a redução efetiva na conta de luz com a possível mudança da tarifa da usina de Itaipu.

Conselho de Itaipu tem novo nome indicado pelo Presidente Jair Bolsonaro

O presidente Jair Messias Bolsonaro indicou hoje (06/05) Cida Borghetti, ex-governadora do estado do Paraná, para assumir o Conselho de Administração da Usina Itaipu Binacional. Cida terá mandato até 16 de maio de 2024, ocupando a vaga do ex-ministro Carlos Marun, que foi exonerado.  

Cida Borghetti assumiu o cargo de governadora do estado do Paraná em abril de 2018, quando o então governador Beto Richa renunciou para disputar uma vaga no Senado. Esta é a terceira mudança no Conselho da Usina de Itaipu em menos de dez dias. No dia 28 de abril, o presidente da Eletrobras, Rodrigo Limp, entrou no lugar de Wilson Ferreira Júnior. Já no dia 30 de abril, Otávio Brandelli assumiu a posição e logo depois foi substituído por Carlos Alberto Franco França.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos