II Seminário de Descomissionamento de um Sistema Submarino é debatido no auditório do Sesi, em Macaé.
Um importante ciclo de eventos e debates sobre o tema “ Descomissionamento de Instalações Offshore ” está sendo realizado pela Rede Petro-BC, em parceria com a SPE (Sociedade de Engenheiros de Petróleo- “em português”) Seção Macaé, SEBRAE, Sistema FIRJAN e Associação Comercial e Industrial de Macaé – ACIM, e na última quarta-feira (31), no auditório do Sesi, em Macaé foi realizado o “II Seminário de Descomissionamento de um Sistema Submarino”.
Esse tema: Descomissionamento, é hoje uma atividade da indústria do petróleo de extrema importância para a economia dos combalidos cofres públicos do estado do Rio de Janeiro e por que não dizer de grande impacto para a produção da bacia de Campos. Muitas unidades de produção estão instaladas em importantes campos em fase final de sua vida útil e não possuem viabilidade econômica em relação a programas de manutenção, abrindo chances para a evolução dessa nova modalidade de indústria no Brasil.
- Falta de mão de obra chega no Nordeste! Trabalhadores recusam carteira assinada com medo de perder o Bolsa Família
- ATENÇÃO MULHERES! A USP abre inscrições para curso gratuito de programação para meninas; Aulas começam em janeiro de 2025 e as inscrições podem ser feitas até o dia 10 de dezembro
- Que tal fazer cursos gratuitos e sem sair de casa? Universidade Federal abre mais de 50 cursos gratuitos que podem ser realizados em qualquer lugar e com direito a certificado
- Novo foguete drone da Ucrânia pode atingir 700 km e superar mísseis ATACMS: tecnologia inédita promete mudar a guerra
Segundo o consultor em O&G e membro da SPE – Seção Macaé, Mauro Destri, um dos maiores estudiosos no assunto no mundo, é no estado do Rio de Janeiro que se aponta para níveis de investimentos e contratação de bens e serviços na ordem de mais de U$1 bilhão de dólares nos próximos anos, evidenciando enormes oportunidades para os setores empresarial e comercial de Macaé e região.
Destri declarou também que: “A ênfase desse segundo seminário foi na atenção que devemos ter para as instalações submarinas, que demandarão um esforço conjunto dos órgãos reguladores e ambientais e das próprias empresas para estabelecer procedimentos adequados à garantia dos processos e das melhores práticas de preservação ambiental”.
Esse segundo seminário teve a participação de palestrantes da Petrobras, sendo representado pelo Gerente de Descomissionamento, Eduardo Zacaron; do Superintendente de Segurança Operacional e Meio Ambiente da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Marcel Mafra e do Professor Marcelo Igor, do COPPE (Programa de Pós-Graduação e Pesquisa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de outros representantes de empresas especialistas em instalações submarinas.
O representante da ANP, Marcel Mafra, ressaltou a urgente necessidade de revisão da regulamentação da agência sobre os processos de descomissionamentos, vigentes no país desde 2006, visando uma atualização face as demandas e complexidades atuais. Zacaron apresentou as bacias petrolíferas no Brasil que possuem unidades de produção com mais de 25 anos de operação e, ainda, informou sobre sete projetos da Petrobras de descomissionamento ora em andamento.
Com certeza a indústria do descomissionamento evoluirá muito ainda e demandará muitos profissionais especializados, o que você está fazendo para se qualificar e fazer parte dessa indústria?
Clique aqui e veja mais sobre investimentos que gerarão muitos empregos nos próximos 10 anos.