Cuiabá bate a marca de R$ 1 bilhão em investimentos, resultando no maior investimento em saneamento básico em sua história.
O Grupo Iguá Saneamento, por meio da Águas Cuiabá, destinou esses recursos para melhorar e expandir seu programa de saneamento e impulsionar o município no cenário nacional. Desde 2017, a cidade tem registrado um aumento significativo na quantidade de bairros com 100% de água tratada e fluoretada, além de ter esgoto cobrindo cerca de 80% da cidade.
Cuiabá continua sendo a capital que tem registrado o maior valor investido nessas áreas por habitante, de acordo com o Trata Brasil 2023. Renato Carlini Camargo, diretor geral da Águas Cuiabá, afirma que estão empenhados em cumprir as metas estabelecidas para melhorar a qualidade de vida da população.
Os esforços para alcançar esse objetivo incluem a sustentabilidade socioambiental através da junção de concessionárias, poder concedente e Ministério Público, que buscaram formas de superar desafios e implementar ações estruturantes em regiões urbanas consolidadas, onde a movimentação de máquinas e trabalhadores inevitavelmente afeta a rotina.
- Aeroporto de mais de 1 BILHÃO que está parado há quase 20 anos geraria 58 MIL empregos e aumentaria em 20% o PIB da região caso estivesse ativado! Mas, o que falta para a obra sair do papel?
- Nada de Zona da Mata ou metrópole brasileira: grande centro tecnológico do Brasil está localizado em cidade do interior de São Paulo muitas vezes esquecidas pelo público em geral
- Unidade da Petrobras faz com que pequena cidade seja uma das mais poluentes
- Estado brasileiro perde todas suas ligações ferroviárias com outras regiões do Brasil e agora precisa de 4 BILHÕES para voltar a se conectar pelo país
A Arsec é fundamental na regulação e fiscalização para que esse volume de investimentos seja atingido na capital.
A agência reguladora dá segurança jurídica, tanto para a concessionária Águas Cuiabá realizar investimentos com eficiência quanto para que o Poder Concedente e a população tenham garantia de qualidade na execução das obras, explica Vanderlúcio Rodrigues, diretor-presidente da Arsec.
A conservação de mananciais é um efeito direto da ampliação dos índices de tratamento de esgoto, e integra o rol de iniciativas prioritárias do Ministério Público Estadual, observa o procurador de Justiça, Gerson Barbosa, idealizador do projeto Água para o Futuro, cujo objetivo é salvar e recuperar nascentes.
Com priorização dos serviços de esgotamento sanitário, a capital ganhou novos 442 quilômetros de redes coletoras em seis anos instalados em 102 bairros. Além disso, as grandes estações de tratamento já existentes, Dom Aquino e Tijucal, foram reconstruídas e modernizadas, passando a utilizar tecnologia de ponta.
A maioria das estações de tratamento de esgoto foi totalmente automatizada e tem mecanismos de eficiência energética, garantindo a manutenção do alto padrão de tratamento em linha com as legislações vigentes.
Para 2023, a previsão é instalar mais 44 quilômetros de tubulações coletoras, em 29 bairros. Haverá a construção de seis novas Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) e a restauração e modernização das ETEs Atalaia e Morada do Ouro.
O objetivo é universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto, atendendo 605 mil pessoas. A empresa contribui para a preservação dos rios, proporcionando qualidade de vida às famílias e aumentando as possibilidades de crescimento e desenvolvimento econômico, além de salvar e recuperar nascentes.
Sobre a Iguá Saneamento, a empresa controlada pela IG4 Capital
Atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. A companhia é uma das principais empresas do setor no país e está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros.
De acordo com o ranking da GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark), a Iguá é primeira colocada na categoria saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura. A empresa desenvolveu um compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o WBCSD, e recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica.
Em 2022, oito concessionárias do grupo foram reconhecidas com o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS). Em 2022, a companhia também marcou presença como primeira colocada na categoria saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura, segundo o TOP Open Corps 2022. A Great Place to Work (GPTW) reconheceu a empresa como uma ótima empresa para se trabalhar pelo sexto ano consecutivo.
Com o aumento contínuo dos investimentos no saneamento básico, Cuiabá permanece como líder nacional, garantindo qualidade de vida a sua população e segurança jurídica nos investimentos realizados na cidade.