Cresce quase 200% a importação de painéis solares no começo de 2022 devido ao maior uso de energia solar por empresas

Sabrina Moreira Paes
por
-
13-05-2022 08:36:18
em Energia Renovável, Energia Solar
painéis solares energia solar importações Busca por painéis solares importados é resultado do incentivo fiscal do governo federal | Fonte: Canva Pro




O uso de energia solar cresceu em quase 50% no ano de 2021 e especialistas apontam para uma taxa ainda maior no ano de 2022

A busca por fontes renováveis de energia está se tornando urgente, devido às mudanças climáticas que estão sendo sentidas em diversos lugares do mundo, inclusive no Brasil. Segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a geração de energia a partir de painéis solares aumentou em 46,6% na primeira quinzena de outubro de 2021 em comparação aos meses anteriores. E para 2022, especialistas projetam um aumento ainda maior, já que desde 2020 o aumento anual é de 230%. Para atender essa demanda, algumas empresas têm feito importações de painéis solares.

O aumento no uso de energia solar se deu por conta do esvaziamento dos reservatórios das hidrelétricas nacionais, o que elevou a tarifa de energia elétrica em 2021. Como existe uma política para compensação de créditos a partir de kWh gerados pelos painéis solares, muitas pessoas e empresas passaram a investir na produção de energia solar. Para as empresas, além da economia com as tarifas de energia elétrica, existe o benefício de uma colocação no mercado mais sustentável, o que é visto com bons olhos pelos consumidores.

Artigos recomendados

Relatório de Importações feito pela Logcomex mostra que diversas empresas têm se beneficiado da redução no imposto sobre importação

A Logcomex é uma empresa que trabalha com soluções relacionadas ao comércio exterior usando Machine Learning e Inteligência Artificial para projetar análises. No seu relatório do primeiro semestre de 2022, ela aponta que os painéis solares tiveram alta de importação, devido, principalmente, à redução do imposto sobre essa atividade. Todavia, a importação se tornou muito importante no cenário nacional, como forma de atender a demanda e conseguir preços negociáveis.

Segundo esse relatório, no primeiro trimestre de 2022 houve uma importação de produtos significativa, no valor total de US$ 1,4 bilhões. Esse número traduz um crescimento significativo em comparação aos anos anteriores e coloca os painéis solares em 4º lugar na lista de produtos mais importados no Brasil, sendo que em 2021 eles ocupavam a 15ª posição. Quando comparamos com o mesmo período no ano passado, vemos um aumento de US$ 931,8 milhões em produtos, o que representa uma taxa de 193,12%.

Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex ainda afirma que esse crescimento se justifica a partir da junção da redução das alíquotas da importação sobre produto pelo governo federal e aumento da busca por energia solar. Todavia, as empresas que importam painéis solares precisam estar de acordo com a NCM 8541.40.32 e normas do Portal Único Siscomex, seguir o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PEB) e ter certificação pelo Inmetro. 

Por que importar painéis solares pode ser uma ótima opção?

Você pode estar se perguntando: mas se vende painéis solares no Brasil, por que importar? Existem alguns motivos que podem responder essa questão. O primeiro deles é que existe uma política de incentivo fiscal às importações, feita pelo governo federal, que zerou as alíquotas sobre essa atividade. Sendo assim, existem diversas opções de preços, tamanhos e eficiência dos painéis solares no mundo para escolher.

Além disso, a energia solar é uma fonte inesgotável de energia, a menos que o sol um dia entre em colapso, como mostram algumas teorias. Dessa forma, o investimento pode ser revertido em alguns anos e então você começa a ter economia por meio do acúmulo de créditos de energia gerada, o que abate na conta de energia elétrica.

Por fim, vale destacar que a crescente preocupação com fontes de energia renováveis tem movimentado o mercado nacional e as indústrias. Nesse sentido, por meio das importações, você pode ter maiores opções de painéis solares com ótimo custo-benefício a longo prazo, contribuindo para redução do uso de combustíveis fósseis.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Sabrina Moreira Paes
Moradora da Grande São Paulo, 25 anos, formada pela UFPR com mestrado na Unicamp e doutorado em curso na USP. Profissional de marketing, Copy, SEO e Ghost Writer certificada pelas Universidades de Stanford, California, Northwestern e Toronto. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos.