1. Início
  2. / Economia
  3. / Contrato fechado entre Siemens Gamesa e AES Tietê para o fornecimento de 52 turbinas eólicas para o interior da Bahia
Localização BA Tempo de leitura 2 min de leitura

Contrato fechado entre Siemens Gamesa e AES Tietê para o fornecimento de 52 turbinas eólicas para o interior da Bahia

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 07/04/2020 às 15:08
eólicas, bahia, investimentos, energia, AES Tietê
eólicas, bahia, investimentos, energia, AES Tietê

A empresa AES Tietê fechou contrato com a Siemens Gamesa para fornecimento de 52 turbinas eólicas, destinadas ao Complexo Tucano, localizado no interior da Bahia.

Confira ainda outras notícias:

A potência de operação de cada turbina é de até 6.2 MW, totalizando 322 MW em todo o parque, com torres de aço de 115 metros de altura e pás de mais de 80 metros de comprimento, formando 170 metros de diâmetro. São as maiores turbinas já instaladas no país em potência e tamanho, com pás, torres e nacelles fabricadas no Brasil.

De acordo com o diretor de desenvolvimento de novos negócios da AES Tietê, Bernardo Sacic, “O investimento no Complexo Eólico Tucano faz parte da estratégia de crescimento da AES Tietê“. “Temos o objetivo de diversificar o balanço energético do grupo, sempre com foco em projetos de energia renovável, que representem criação de valor para os nossos clientes, acionistas e comunidades”.

Além da fabricação dos equipamentos, a Siemens Gamesa será responsável pelo transporte dos materiais, armazenamento, instalação, comissionamento, performance das máquinas, seguros e garantias contratuais e cumprimento do cronograma, entre outras atribuições.

O diretor de Engenharia e Construção da AES Tietê disse que: “Atualmente, estamos em processo de contratação de fornecedores para atividades de instalações elétricas, incluindo subestação e linhas de transmissão, e de construção civil, como fundações dos aerogeradores e vias internas”.

As turbinas serão instaladas em uma área que abrange os municípios de Tucano, Araci e Biritinga, na Bahia, contribuindo de maneira importante para o desenvolvimento econômico e social da região.

O comissionamento das primeiras turbinas acontece em dezembro de 2021. O investimento total para essa fase de construção do Complexo Eólico Tucano será de aproximadamente R$ 1,3 bilhão.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos