Menu
Início Conheça o carro elétrico mais econômico do Brasil com consumo equivalente a 52,7 km/l

Conheça o carro elétrico mais econômico do Brasil com consumo equivalente a 52,7 km/l

20 de outubro de 2023 às 09:47
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Conheça o carro elétrico mais econômico do Brasil com consumo equivalente a 52,7 km/l
Foto: DALL_E

Renault Kwid elétrico é considerado o carro elétrico mais econômico do Brasil entregando consumo equivalente a mais de 50 km/l, maior que alguns carros a combustão.

Você sabia que o carro elétrico mais econômico é do Brasil? Até recentemente, antes da popularização dos carros elétricos, diversas tecnologias eram incorporadas aos veículos, como o motor Turbo, flex e de três cilindros, buscando reduzir o consumo de combustível. Quando um carro alcançava uma marca próxima de 15 km/l, era amplamente promovido como econômico: ostentava etiquetas nos vidros, era destaque em comerciais de televisão e estampava as capas de jornais e revistas. Tudo isso era uma estratégia para persuadir o consumidor a adquirir um modelo que prometesse maior economia e benefício ao seu bolso.

Carro elétrico mais econômico do Brasil ultrapassa o equivalente a 50 km/l

Um Renault Clio, que fazia em média 12,5 km/l, era algo surpreendente para a época, visto que alcançar 15,8 km/l na estrada, com gasolina no tanque, era um feito e tanto. Agora os tempos são outros, e quem lidera a tabela  do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, são os carros movidos por baterias, que já ultrapassam o equivalente a 50 km/l.

Artigos recomendados

Vale destacar que a forma de medir o consumo dos carros elétricos é diferente dos modelos movidos a motor a combustão. Os veículos avaliados, entretanto, fazem testes em pista e medição de consumo em laboratório, seguindo normas da ABNT NBR 7024.

Dados do Inmetro

Entretanto, de acordo com o Inmetro, é necessário comparar os resultados dos de veículos que utilizam combustíveis diferentes (etanol, gasolina e diesel). Desta forma, os dados são convertidos para Joule. Essa unidade, desta forma, mede a quantidade de energia necessária para um determinado deslocamento. 

Além disso, a conta considera quanto o carro elétrico mais econômico do Brasil consome em kW/ 100 km na comparação com um similar a combustão. De acordo com os cálculos feitos pelo órgão, os resultados são bem próximos da condição real. Assim, o título da tabela de 2023 fica com o Renault Kwid elétrico, com dados apontando seu consumo em 52,7 km/l.

Conheça o Renault Kwid elétrico, carro elétrico mais econômico do Brasil

O Renault Kwid elétrico 2024 é um dos carros elétricos mais em conta do país, que chega com tecnologia e comodidade entre os destaques. O carro elétrico mais econômico do Brasil traz um motor elétrico com bateria de íon-lítio com capacidade para 26,8 kWh.

O propulsor gera 65 cavalos de potência e 11,5 kgfm de torque máximo. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 14,6 segundos e a velocidade máxima é de 130 km/h. Além disso, o hatch elétrico da Renault conta com transmissão automática de uma marcha e tração dianteira.

O carro elétrico conta com autonomia de até 185 km, de acordo com o INMETRO. O tempo de carregamento do modelo varia entre 40 minutos com Recarga Rápida (DC) 30 kW, 2h54 minutos com Wallbox (AC) e 8h57 minutos com carregador portátil (220V 10A).

O interior do Renault Kwid elétrico conta com painel de instrumentos com mostradores em LED, ar-condicionado, bancos com revestimento premium, computador de bordo, console central, painel de instrumentos com mostradores em LED, multimídia 7 polegadas com espelhamento de smartphone Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Outros carros elétricos econômicos

Logo atrás do Renault Kwid elétrico no posto de carro elétrico mais econômico do Brasil está o Hyundai Kona EV, onde seu consumo na cidade é de 52,5 km/l e na estrada é de 40,6 km/l. Disponível em versões híbridas e elétricas, o Hyundai Kona EV custa R$ 189.990 quando movido por baterias. O modelo vem equipado com motor elétrico dianteiro de 136 cavalos e 40,3 kgfm de torque.

Em terceiro lugar está o Dolphin, da recém chegada BYD, que alcança um consumo de 51,9 km/l. O modelo de entrada chegou em junho por R$ 149.800, contando com motor elétrico de 95 cavalos e 18,3 kgfm de torque.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar