O complexo portuário Babitonga, que conta com os portos de São Francisco e de Itapoá, receberá investimentos em Santa Catarina
O complexo portuário Babitonga, que conta com os portos de São Francisco e de Itapoá, possui projetos de investimentos para os próximos 10 anos que somam R$ 15 bilhões, com grande expectativa de gerar muitos empregos ao estado. O presidente do porto de Itapoá, Cássio José Schreiner, informa que com os investimentos divulgados, o objetivo é duplicar a capacidade do terminal, passando de 1,2 milhão de TEUs (unidade de medida de contêineres) para mais de 2 milhões de TEUs por ano. Veja ainda: Nova fábrica da Intelbras será construída no estado de Santa Catarina. R$ 40 milhões serão investidos e 120 empregos podem ser gerados
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Os novos investimentos no complexo portuário, no estado de Santa Catarina
Cassio Schreiner diz que a série de investimentos no complexo portuário Babitonga deve incluir em breve uma concessão para aprofundar o canal de acesso à baía até 2022, criando um pedágio para a entrada de navios. Essa obra no estado de Santa Catarina vai ampliar de 14 metros para 16 metros a profundidade do calado, permitindo receber grandes navios de contêineres de 400 metros, que são as grandes embarcações mundiais de cargas atualmente.
Entre os aportes e empregos projetados para o entorno da Baía da Babitonga na próxima década, Schreiner cita o Terminal de Gás Sul (TBG), unidade de gás natural liquefeito orçada em US$ 77 milhões (R$ 388 milhões) que acaba de ser licenciada. Na lista estão também o terminal Mar Azul para cargas da ArcelorMittal, o Porto Brasil Sul, o Terminal Graneleiro Babitonga (TGB). Ao todo, são mais de 30 empresas portuárias e retroportuárias previstas.
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Expectativa de gerar novos empregos no estado
O executivo diz que se todos esses projetos privados forem executados, o total de empregos diretos na região, que hoje está em 8,5 mil, terá um acréscimo de mais 45 mil vagas. A geração econômica em Santa Catarina vai superar R$ 1,8 bilhão para a região, isso computando salários, impostos e outros serviços.
Se só o Porto de Itapoá, com seus quase mil colaboradores, coloca anualmente no município R$ 30 milhões, o impacto positivo desses projetos para a região são esperados. Cassio Schreiner diz que estão falando de São Francisco do Sul, Barra do Sul, Garuva, Itapoá e que toda a região do estado de Santa Catarina sairá ganhando.
Veja ainda: Porto Itapoá, em Santa Catarina, completou uma década sendo considerado um dos principais terminais na movimentação de cargas e geração de empregos
O Porto Itapoá, no litoral norte do estado de Santa Catarina, completa uma década de existência com resultados animadores. A empresa está na 5ª posição entre os portos brasileiros que operam com containeres. Segundo a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), o terminal gera 950 empregos diretos e mais de cinco mil indiretos.
O Porto Itapoá criou a RPPN (Reserva de Preservação Permanente da Natureza) Padre Piet Van der Aart, que compensou em dez vezes a área para a ampliação do terminal. Associada à RPPN Volta Velha, essa é uma das maiores reservas de Mata Atlântica particulares de Santa Catarina e um importante ativo ambiental de Itapoá. O porto também monitora a qualidade da água da Baía da Babitonga, e realiza o reuso e reciclagem de resíduos gerados em suas operações.