MENU
Menu
Início Comercialização de carros elétricos no Brasil pode chegar em breve e postos de combustíveis precisarão se adaptar

Comercialização de carros elétricos no Brasil pode chegar em breve e postos de combustíveis precisarão se adaptar

20 de outubro de 2020 às 08:41
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Carros elétricos - Brasil - Comercialização
Carros elétricos no Brasil

A comercialização dos carros elétricos no Brasil está cada vez mais próxima do boom, postos de combustíveis brasileiros devem se adaptar caso os dois projetos de leis sejam aprovados.  

A indústria automotiva dos carros elétricos caminha a passos largos para o sucesso no mercado brasileiro, com cada vez mais pressão por eficiência energética e combate aos malefícios que os carros causam ao meio ambiente, é natural que as montadoras passem a investir em soluções para o desenvolvimento de novos produtos com esse propósito. Mas, sem querer cortar o barato de ninguém, mas já cortando, estamos no Brasil, e nossa realidade é bem diferente da de países que já possuem os carros elétricos como item quase que trivial no cotidiano.

Leia também

Será que reunimos as condições para um aumento abrupto deste segmento em nossa indústria? Com a abertura de mercado, é possível que tenhamos como tornar esses produtos mais acessíveis ao público médio? E a manutenção, carregamento… como ficam?

As duas novas leis que visam implementar a Comercialização dos carros elétricos no Brasil

A principal ideia das duas novas leis é de certa forma “libertar” a Comercialização para os consumidores para que eles possam migrar para o mercado livre. Com a chegada dos carros elétricos a demanda por energia elétrica também irá aumentar e a criação de novas usinas serão necessárias.

Para Ivo Pugnaloni, presidente da ENERCONS os carros elétricos por serem um sucesso no Japão, EUA e Europa, países que já colocaram em pratica  projetos de lei proibindo o uso de carros movidos a gasolina que entra em vigor no ano de 2023, seriam também um sucesso inquestionável no mercado brasileiro.

Lei brasileira quer proibir venda de carros a gasolina em 2030

O Projeto de Lei do Senado Nº 304/2017, aprovado pela Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) anteriormente, quer proibir a venda de carros a diesel e gasolina no Brasil em 2030.

Este projeto é de autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI), que na apresentação da proposta explicou que veículos movidos a combustíveis fósseis são responsáveis por um sexto da emissão de dióxido de carbono na atmosfera — o que causa, por sua vez, o efeito estufa.

O projeto determina que a partir de 1º de janeiro de 2030 qualquer veículo que utilize combustíveis fósseis tenha sua comercialização proibida em território nacional. O senador propõe ainda que, a partir de 2040, seja proibida também a circulação de qualquer veículo movido a motor de combustão.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR