Curso de Adaptação de Aquaviários 2018: O momento para ser um marítimo é agora!

 

A Marinha liberou o edital para aqueles que tenham ensino fundamental, médio e desejam adquirir suas cartas de marítimo( CIR)

Olá amigos e aspirantes à marítimos, à Marinha do Brasil finalmente liberou o Curso de Adaptação de Aquaviários 2018, que acontecerá no CIAGA do Rio de Janeiro. Com retomada latente do setor naval brasileiro, esta pode ser uma boa oportunidade para ingressar neste ramo, que não abrange apenas a indústria de óleo e gás, mas também o segmento mercante e de cruzeiros. Leiam e entendam os requisitos para se candidatarem logo abaixo:

Requisitos Gerais

  1. Ser brasileiro (ambos os sexos) nato ou naturalizado, com idade mínima de 18 (dezoito) anos em
  2. 13 de agosto de 2018;
  3. Não estar na condição de réu em ação penal;
  4. Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, em caso de candidato do sexo masculino;
  5. Estar em dia com as obrigações da Justiça Eleitoral;
  6. Não ter sido licenciado ou excluído, a bem da disciplina, do serviço ativo nas Forças Armadas ou Forças Auxiliares;
  7. Não ser militar reformado por invalidez definitiva ou civil aposentado por invalidez permanente;
  8. Possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  9. Possuir documento oficial de identificação válido e com fotografia;
  10. Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais); e
  11. Cumprir as instruções estabelecidas neste Edital.

Adaptações em aberto

Os cursos serão para aqueles que são Cozinheiros, Taifeiros,  Enfermeiros, Auxiliares de Saúde e Inativos da Marinha. No próximo parágrafo há os requisitos específicos para cada cargo, então prestem bastante atenção e leiam com cuidado, porque se tiver faltando qualquer um deles no momento da inscrição ou conferência dos documentos caso vocês venham passar na prova, a Marinha não aceitará sua inscrição na área de marítimos:

  • I) Para a categoria Cozinheiro (CZA) – possuir Ensino Fundamental completo e, no mínimo, curso de capacitação de Cozinheiro, com carga horária mínima de 160 horas.
  • II) Para a categoria Taifeiro (TAA) – possuir Ensino Fundamental completo e, no mínimo, curso de capacitação de Garçom/Taifeiro, com carga horária mínima de 160 horas.
  • III) Para a categoria Enfermeiro (ENF)- ser Enfermeiro ou Técnico em Enfermagem, com diploma ou certificado expedido de acordo com a legislação vigente e registrado pelo órgão competente.
  • IV) Para a categoria Auxiliar de Saúde (ASA) – ser Auxiliar de Enfermagem, com certificado conferido por instituição de ensino, nos termos da legislação vigentes e registrado pelo órgão competente.
  • V) Para os inativos da Marinha do Brasil (MB) –  possuir as seguintes especialidades: Cozinheiro (CO), Arrumador (AR) ou Enfermeiro (EF), desde que possua os requisitos estabelecidos nas Normas da Autoridade Marítima para Aquaviários (NORMAM-13/DPC)

Calendário das Inscrições, Provas e Eventos

  • As inscrições foram abertas no dia 9 e irão até o dia 23 de abril 2018 à uma taxa de R$50,00.
  • No dia 4 de Junho serão divulgados a relação dos candidatos e os locais das provas
  • No dia 10 de junho as provas serão aplicadas
  • No dia 11 de junho os gabaritos serão divulgados
  • No dia 16 de junho serão divulgados os classificados

Estes são os principais eventos, para conferir todos e fazer as suas inscrições ENTREM NO SITE DA MARINHADO BRASIL CLICANDO NESTE LINK EM NEGRITO AZUL, nela vocês poderão conferir o edital com mais detalhes, boletos e se inscreverem. Lembrando que as provas serão realizadas apenas no Rio de Janeiro.

The following two tabs change content below.
Paulo Nogueira
Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás como técnico de operações, Pressure Downrole Gauge Operator e em plataformas de completação do Brasil e exterior