Menu
Início Com projeto bilionário de autoprodução, siderúrgica Usiminas divulga assinatura de acordo com empresa internacional de energia Canadian Solar

Com projeto bilionário de autoprodução, siderúrgica Usiminas divulga assinatura de acordo com empresa internacional de energia Canadian Solar

26 de fevereiro de 2022 às 16:56
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
energia, Usiminas, Canadian Solar
Foto: Reprodução Google Imagens (via Money Times)

Parceria entre a Canadian Solar e a Usiminas busca promover o aumento de autoprodução de energia para a siderúrgica com usina solar em Goiás

Com objetivo de intensificar sua autoprodução de energia, a siderúrgica Usiminas concretizou acordo com a empresa Canadian Solar na última quinta-feira de fevereiro, dia 24. A resolução da parceria conta com 30 megawatts médios (MW médios) de energia renovável, o que corresponde a, aproximadamente, 12% da quantidade total necessária para abastecer a empresa.

Leia também:

A autoprodução de energia acontecerá em um parque fotovoltaico que ainda será instalado, na cidade de Luziânia, em Goiás. Os investimentos previstos para a construção da usina solar são de cerca de R$ 1,35 bilhão, com estimativa de início da obra no primeiro trimestre de 2024. A usina, depois de concluída, deve começar a funcionar comercialmente em janeiro de 2025.

Como foi divulgado pelas duas empresas envolvidas e reproduzido no texto original de Luciana Collet para o Broadcast, este acordo marca o primeiro contrato de compra e venda de energia de longo prazo (Power Purchase Agreement, ou PPA, como é conhecido em inglês) firmado de modo direto entre a companhia Canadian Solar e um consumidor de nível industrial, num contexto de estrutura para autoprodução de energia no Brasil. O Power Purchase Agreement tem limite de 15 anos, contando a partir de 2025.

A siderúrgica Usiminas ressaltou, em comunicado direcionado à imprensa, que, a partir do mais novo investimento, tem expectativas de redução nos gastos com energia, além das vantagens ambientais e crescimento da geração de energia renovável para o consumo da própria companhia.

Sergio Leite, presidente da siderúrgica Usiminas, acrescentou à nota: “No ano em que completamos 60 anos de operações, a Usiminas está com os olhos voltados para o futuro e mobilizada para garantir a sustentabilidade de suas operações. Iniciativas como esta parceria com a Canadian para fornecimento de energia solar para nossas operações são passos importantes da companhia na sua jornada para estar cada vez mais alinhada com os princípios da agenda ESG”.

Além disso, Shawn Qu, presidente e CEO da Canadian Solar, colocou em ênfase que a negociação auxilia no crescimento do nome da empresa no mercado do Brasil, bem como sua presença. Por outro lado, o principal executivo da Canadian Solar no território nacional, Gustavo Vadja, declarou em vídeo publicado pela Usiminas que a transação tem objetivo estratégico para a produtora. E, finalizando, ele ainda adiciona um comentário particular:  “E espero que seja o primeiro de muitos”.

Confira, neste vídeo disponível no YouTube, a divulgação realizada pela Usiminas: Usiminas e Canadian: parceria em energia renovável

Construção de usina de energia solar pela CelgPAR no estado de Goiás contará com 15 mil e 300 módulos solares

A CelgPAR, companhia supervisionada pelo estado de Goiás, no Centro-Oeste, assinou contrato do projeto de construção de uma usina fotovoltaica de 5 megawatts, conforme foi divulgado e publicado pelo Canal Solar. A implantação do projeto será realizada na cidade de Cachoeira Dourada, situada ao sul de Goiás. De acordo com a estimativa, a usina da Celgpar provavelmente entrará em operação ainda este ano, em setembro.

Segundo informações concedidas pela própria CelgPAR, na construção da usina serão utilizados mais de 15 mil módulos solares, 50 inversores fotovoltaicos e 170 trackers. Leia esta outra matéria do CPG clicando aqui.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar