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Com investimento histórico de R$ 3,6 bilhões, Sudene APROVA a finalização da ferrovia Transnordestina, que promete transformar a economia do Nordeste e impulsionar o comércio regional!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 06/11/2024 às 12:00
Com investimento histórico de R$ 3,6 bilhões, Sudene acelera a finalização da ferrovia Transnordestina
Foto: Dall-e

A ferrovia Transnordestina avança com aporte bilionário e promete conectar o interior ao litoral, gerando empregos, fortalecendo a infraestrutura e colocando o Nordeste no centro do desenvolvimento econômico nacional.

O Nordeste brasileiro está prestes a viver uma revolução em sua infraestrutura de transporte com a retomada e aceleração das obras da ferrovia Transnordestina. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) aprovou um financiamento de R$ 3,6 bilhões, direcionado à Transnordestina Logística (TLSA). Esse investimento histórico, aprovado nesta terça-feira (05/11), é um passo decisivo para a conclusão da ferrovia, que conectará Eliseu Martins, no Piauí, ao Porto de Pecém, no Ceará, transformando o cenário logístico da região.

Ferrovia Transnordestina: um projeto estratégico para a integração regional e econômica do Nordeste

A ferrovia Transnordestina é um dos projetos mais ambiciosos de infraestrutura do Brasil, com mais de 1.200 quilômetros de extensão. Ela atravessará 53 municípios nos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco, proporcionando uma nova rota para o escoamento de cargas agrícolas e minerais. O projeto faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), uma iniciativa do Governo Federal que visa modernizar a infraestrutura nacional e estimular o crescimento econômico.

Até o momento, a ferrovia já recebeu um total de R$ 7,5 bilhões em investimentos, sendo R$ 3,8 bilhões provenientes do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). Com o novo aporte de R$ 3,6 bilhões, a Sudene reafirma seu compromisso de concluir essa obra fundamental para a integração econômica do Nordeste. Os recursos serão liberados em três etapas anuais de R$ 1 bilhão entre 2024 e 2026, com um último aporte de R$ 600 milhões previsto para 2027.

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Sudene e Banco do Nordeste: parcerias estratégicas para acelerar o desenvolvimento

O papel da Sudene, em conjunto com o Banco do Nordeste (BNB), tem sido crucial para garantir os recursos necessários à continuidade da ferrovia Transnordestina. Esse financiamento representa mais que uma simples injeção de capital; é uma aposta no potencial transformador da ferrovia para a economia do Nordeste.

Segundo Danilo Cabral, superintendente da Sudene, a conclusão da ferrovia não só reduzirá os custos logísticos, mas também integrará as cadeias produtivas locais aos portos de Pecém e Suape, dois dos principais hubs logísticos do Brasil.

“Queremos dar efetividade à política pública de transporte ferroviário, ver os trens de carga cortando o sertão do Nordeste, integrando cadeias produtivas aos portos de Pecém e Suape, bem como à de desenvolvimento regional, gerando emprego e renda para a população do Nordeste”, destacou Cabral.

Um impulso significativo para a geração de empregos e a economia local

Além de transformar a infraestrutura logística, a ferrovia Transnordestina promete ser um motor de geração de empregos na região. Estima-se que, durante a fase de construção, serão criados cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos. Essa oferta de trabalho é fundamental para fortalecer a economia local e proporcionar novas oportunidades para as populações dos municípios atravessados pela ferrovia.

A longo prazo, a ferrovia Transnordestina terá um impacto ainda mais significativo, ao reduzir os custos de transporte para produtores agrícolas e industriais. Isso permitirá que os produtos do Nordeste sejam mais competitivos nos mercados nacionais e internacionais, estimulando o comércio regional e atraindo novos investimentos para a região.

Conclusão do projeto: um marco histórico para o Nordeste

Apesar de desafios enfrentados ao longo dos anos, a conclusão da ferrovia Transnordestina está cada vez mais próxima. Em agosto, durante uma visita ao Ceará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou o compromisso do Governo Federal com o projeto, assinando a ordem de serviço para o trecho que liga Quixeramobim a Quixadá. A previsão é de que a ferrovia esteja totalmente concluída em 2028, com trechos já operacionais a partir de 2027.

Essa obra é mais que um projeto de infraestrutura; é um símbolo de um novo momento para o Nordeste, que passa a contar com uma ferrovia moderna e eficiente. Com o apoio da Sudene, o Nordeste poderá não apenas superar desafios logísticos históricos, mas também estabelecer-se como um polo logístico estratégico, integrando-se de forma mais eficiente ao mercado global.

Expansão futura e novos investimentos na infraestrutura do Nordeste

Além da conclusão do trecho principal, o Governo Federal já está planejando a expansão da ferrovia Transnordestina. O trecho que ligaria Salgueiro ao Porto de Suape, anteriormente excluído da concessão da TLSA, foi reintegrado ao Novo PAC e contará com novos recursos.

Em setembro, a Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes, firmou um contrato de R$ 15,2 milhões com o Consórcio Estratégica – Prosul para desenvolver os projetos básicos e executivos dessa extensão greenfield.

Essa expansão representa mais um passo no fortalecimento da infraestrutura regional, com potencial para criar milhares de empregos adicionais e consolidar o Nordeste como um dos principais corredores logísticos do Brasil.

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Saulo
Saulo
07/11/2024 19:46

Absurdo Br pleno dias sóbrios nunca pensa trasportar Gente. Pode ser ao lado grão que nos alimenta. Países serios tem até bala 350km p HR

José Geraldo Barros da Silva
José Geraldo Barros da Silva
09/11/2024 07:00

Nós Pernambucanos precisamos de respostas as nossas indagações, o PORQUÊ do trecho entre salgueiro e suape, foi preterido? Queremos os motivos reais
Ao que sei, a distância é menor, temos um porto a necessitar de movimento, etc etc
Tratou -se de questões políticas?
Até hoje tenho um pé atrás com esse governador de São Paulo, foi ele quem fez a escolha, o corretíssimo seria o toque dos dois ramais

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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