No início deste mês, o terminal de contêineres do Porto de Salvador, uma unidade de negociação da Wilson Sons, chegou ao recorde de 110 contêineres movimentado por hora, isso aconteceu durante a operação do navio Corcovado, que estava atracado no novo cais de Santa Dulce dos Pobres, autenticado pela Marinha do Brasil no final do ano de 2022.
Em janeiro de 2018 foi quando aconteceu o último recorde, com cerca de 102 mph. Com movimentos de 37 por hora, a produtividade média feita pelos guindastes de cais Super Post-Panamax, fez algo inédito. Esse é considerado o melhor desempenho realizado entre os terminais do Nordeste.
O diretor executivo do Tecon Salvador, Demir Lourenço, conta que houve recentes investimentos em infraestruturas para que aumentassem a capacidade de atendimento e, com eficiência tecnológica, de segurante e até operacional, que são responsáveis pela colocação do terminal baiano entre os mais produtivos e atrativos do Brasil.
“O elevado número de movimentações de contêineres por hora tem relaçao direta com esses investimentos, incluindo o início da operação dos novos cais, Santa Dulce dos Pobres, para qual adquirimos os mais modernos guindastes disponíveis no mercado, comlança de 66 metros e capacidae de içamento a 51 metros, viabilizando erguer até 80 toneladas por vez. São maquinários similares aos que são utilizados nos maiores portos do mundo, como Rotterdam e Los Angeles, por exemplo”, destaca o diretor.
- Plano ambicioso do governo quer ligar regiões do país com ferrovia de 2.4 MIL KM para revolucionar a logística brasileira
- AW169: o melhor helicóptero da polícia do Rio de Janeiro custa milhões, voa por 3 horas e salva vidas com tecnologia de ponta!
- Estado inova e anuncia que suas ferrovias serão fixadas no chão com SUPERCOLA
- Rodovias (BRs) terão pedágios que mudam de preço conforme o horário! Decisão segue o que é feito em outros países
Para que seja feita a otimização dos processos, incluindo o gerenciamento de cargas para pátios e navios, o Tecon Salvador tem um software de gestão que é um dos lideres no mercado mundial em terminais das Américas, Ásia e Europa, o NAVIS N4. Nesse recurso a impressão de maior acessibilidade para todos que de alguma forma usam o terminal, sendo aquele responsável, tendo a agilidade no recebimento dos caminhões, que levam cerca de 40 minutos entre a parte da triagem e gate out.
O suporte tecnológico, com a associação da ausência de filas para os navios no porto, com todos os sistemas de energia, equipamentos modernos elétricos e também o forte investimento na capacidade de seus profissionais – no ano de 2022 foram cerca de mais de 6.000 horas de treinamento – resultam na melhoria e na satisfação dos clientes do porto de Salvador.
“Ter uma maior produtividade por hora, reduz o tempo de permanência do navio no terminal, gerando menos custos para os donos dos navios (armadores), contribuindo para o cumprimento dos prazos com novas escalas em outros portos. Entre os indicadores, são elementos que reforçam para o mercado a nossa eficiência operacional e consolidam a competitividade do terminal baiano enquanto interessante solução logística para a cadeia de comércio exterior que conecta o Brasil ao mundo”, termina Lourenço.