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Chegou a hora de comprar um carro elétrico? Veja o que pensa um especialista no assunto

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 13/06/2024 às 13:06
veículos elétricos, veículos, China, tarifas
foto/reprodução: uol

Vistos em um passado recente como algo futurista, os carros elétricos estão se tornando, cada vez mais, populares entre os brasileiros. Desta forma, surge a pergunta para o público geral: chegou o momento de comprar um carro elétrico?

De acordo com uma pesquisa da Bain & Company, hoje, um em cada quatro brasileiros já considera a possibilidade de adquirir um carro elétrico.

Dessa forma, com a introdução de modelos mais acessíveis nos últimos meses e o aumento previsto nas taxas de impostos nos próximos anos, surge o questionamento se chegou o momento ideal para investir em um veículo 100% elétrico.

Com o aumento nas vendas de carros elétricos, a alíquota de importação desses modelos, frequentemente fabricados na China, também subiu.

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Em janeiro, os carros elétricos passaram a ter um imposto de importação de 10%. Em julho, essa taxa aumentará para 18%, atingindo 25% em julho de 2025 e 35% em julho de 2026.

O carro elétrico mais acessível do Brasil é o Renault Kwid E-Tech, disponível a partir de R$ 99.990, quase o dobro do preço da versão com motor a combustão.

Em entrevista ao portal IG, Eduardo Rocha, CEO da Klubi, única fintech autorizada pelo Banco Central a operar consórcios no país, relatou que, em sua visão, o consórcio pode ser uma forma prudente de adquirir um automóvel elétrico.

“No consórcio de um elétrico, o interessado pode até mesmo oferecer o valor do seu carro a combustão como lance para acelerar o plano de dirigir um veículo movido a bateria”, explica o executivo.

Com planos de até 100 meses, essa pode ser uma alternativa interessante, embora arriscada, considerando o mercado brasileiro.

A expectativa é que as tecnologias de baterias continuem evoluindo nos próximos anos, proporcionando maior alcance e menor tempo de recarga para os carros elétricos.

No Brasil, a BYD está finalizando a adaptação de sua fábrica em Camaçari, na Bahia, e planeja iniciar a produção nacional de modelos híbridos e 100% elétricos ainda este ano.

A Toyota, que já produz híbridos no país, pretende nacionalizar a produção das baterias, que são uma das partes mais caras desses veículos. Essas iniciativas podem reduzir os preços dos carros elétricos nos próximos anos e tornar o investimento ainda mais atraente.

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Flavio
Flavio
19/06/2024 10:30

Bom dia!!!

A realidade do carro elétrico é indubitavelmente certa, porém paira dezenas de dúvidas na hora de adquirir, a bateria é o principal quesito, visto que custa quase o preço do carro, e as montadoras só dão 8 anos de garantia, pergunto?? Daqui alguns anos teremos montanhas de sucatas elétricas, o preço ainda não atrai, um carrinho como o kwid, o do JAC e outros se fossem vendidos entre 50 e 70 mil acredito que teríamos mais unidades vendidas. Um aspecto em particular que me intriga, é a capacidade de arrasto desses carros, não encontrei ainda em suas especificações esse item, falo da questão de rebocar um reboque tipo carrocinha que seja. Vc não pode usar um carrinho desses para ir pra roça, seria interessante um suv compacto com estrutura para arrastar um reboque e enfrentar estrada de chão, talvez aquele suv vietnamita melhorado fosse uma solução interessante!!!!
Abraços!!!

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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