Com participação de entusiastas, o Consórcio PTI-CIBiogás, ganhador do projeto da AHK Rio, pretende criar um sistema de Hidrogênio Verde inovador
Foi divulgado no dia 16 de março pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio) o resultado da chamada-pública de Promoção da Inovação do Programa de Hidrogênio Verde e Power to X no Brasil. Formado pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Centro Internacional de Energias Renováveis e Biogás (CIBiogás), o Consórcio PTI-CIBiogás foi a organização que venceu.
Conforme a própria AHK Rio, o objetivo da Chamada-Pública foi o de selecionar e contratar uma Aceleradora para dar apoio à equipe de trabalho da AHK Rio nesta iniciativa, utilizando a expertise e uma cadeia de contatos para promover a tecnologia, inovação e a consolidação de soluções para produção, distribuição e utilização do gás Hidrogênio Verde no Brasil, setor que vem ganhando atenção de algumas empresas petroquímicas. A legitimação dessa promissora união foi feita nos entornos do Parque Tecnológico Itaipu, localizado em Foz do Iguaçu, Rio Grande do Sul, contando com a presença de autoridades das empresas envolvidas.
Conforme publicado em matéria do Canal Energia, a companhia ganhadora cumpriu totalmente os requisitos dos setores técnico e financeiro determinados pela AHK Rio. O Consórcio PTI-CIBiogás ganhou destaque em relação às demais empresas devido à constituição de seu quadro técnico e portfólio de planos direcionados a energias renováveis, assim como sua experiência na aceleração em soluções de empreendedorismo e inovação.
- Descoberta de jazida de 11 bilhões de barris desafia a Petrobras e ameaça liderança do Brasil no petróleo!
- Setor de petróleo e gás: a chave oculta para a transição energética? Descubra como essa indústria pode ser a grande surpresa na redução de carbono!
- Petrobras investe bilhões em Macaé: como a “capital nacional do offshore” se tornará um centro global de inovação e empregos até 2025
- Brasil às vésperas de uma virada histórica: como o petróleo pode superar a soja e revolucionar as exportações em 2024 – descubra o que isso significa para a economia nacional
O Hidrogênio Verde, que é obtido a partir de fontes limpas de energia, constitui uma das alternativas mais importantes para a redução dos gases de efeito estufa (também conhecidos como GEE) da matriz energética mundial, e que começa a aparecer também no território nacional. O principal fundamento do Programa de Hidrogênio Verde e Power to X no Brasil tem como meta tornar mais forte o Ecossistema Brasileiro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo, de modo a contribuir para o desenvolvimento do Hidrogênio Verde no país, que já foi alvo de propagandas enganosas.
As instituições foram as escolhidas para executar um Programa de Inovação para Hidrogênio Verde, com foco em descarbonização e transição de energia, onde pesquisadores poderão submeter propostas e projetos voltados ao assunto. Assim, elas têm como tarefa desenvolver e colocar em prática o projeto de ideação e aceleração para Entusiastas, liderar as chamadas para organizações de P&D e Universidades, assim como organizar e conduzir os eventos no âmbito do projeto, sejam eles online ou presenciais.
De acordo com o Jornal Dia Dia, o General Eduardo Garrido, diretor superintendente do PTI, afirma que a partir deste projeto um novo passo é dado para que o Hidrogênio Verde ganhe espaço no contexto nacional. “O Parque, enquanto Instituição de Ciência e Tecnologia, desenvolve pesquisa e inovação em diversas frentes. Agora, conectado ao tema do hidrogênio, onde atuamos com solidez há mais de 10 anos, iremos unir nosso outro propósito, que é geração de negócios, apoiando o mercado de startups ao incentivar novos projetos voltados à temática”, disse Garrido.
Conforme o general, ao fazer parte do Programa de Inovação em Hidrogênio Verde, o Consórcio PTI-CIBiogás planeja criar uma rede de gás hidrogênio de modo estratégico, para, assim, elencar o Brasil como um país protagonista de pesquisas em Hidrogênio Verde em escala global. O diretor também ressalta que as duas questões levantadas na Chamada-pública da AHK Rio, transição energética e descarbonização, são supridas pelo PTI.
Participação no Programa de Inovação
As inscrições para este projeto estão abertas e são direcionadas a pessoas que se interessam por inovações e desejam empreender no setor de Hidrogênio Verde. Para participar, não é necessário possuir uma startup ou projeto já finalizado.
Se você deseja realizar sua inscrição, basta clicar aqui para conferir os detalhes do programa de ideação para Entusiastas, onde encontrará também o formulário de inscrição.