Uma dupla de mãe e filha recebeu a missão de esvaziar um box abandonado e acabou descobrindo um tesouro da moda retrô com mais de 35 mil peças valiosas.
Uma faxina de rotina mudou completamente o destino financeiro de duas mulheres nos Estados Unidos, que transformaram um galpão abandonado em uma bem-sucedida empresa de comércio eletrônico. No ano de 2021, na cidade de Sacramento, localizada no estado da Califórnia, a organizadora profissional Scottlynn Krause e sua mãe aceitaram a tarefa de esvaziar um espaço de 93 metros quadrados.
O local estava lacrado desde 1990 e pertencia a Franz, um antigo comerciante de produtos de esporte que atuou fortemente entre os anos 1960 e 1980. O que deveria ser apenas um trabalho de limpeza revelou um acervo intocado com milhares de peças de vestuário de época.
O acordo de limpeza que originou o estoque de 35 mil peças
Toda essa história comercial começou na cidade de Sacramento, na Califórnia (EUA), em 2021, quando Krause, que trabalha como organizadora profissional, e sua mãe aceitaram a tarefa de esvaziar um box de 93 metros quadrados.
-
Menino de 5 anos começou desenhando meias coloridas com lápis de cera e transformou imaginação infantil em esperança: ao lado do irmão, lançou uma marca aos 6, vendeu mais de 500 mil pares e arrecadou mais de US$ 200 mil para ajudar crianças vulneráveis contra fome, doenças e abandono
-
Mãe e filha cansaram de pagar duas casas alugadas, compraram um imóvel juntas e fizeram uma garagem pequena virar apartamento completo para manter a família unida, economizar dinheiro e preservar a independência de cada uma
-
Cida largou restaurante e lanchonete em Anastácio, fez curso de construção civil aos 43 anos, virou pedreira em um canteiro dominado por homens, entrou no projeto ligado a mais de 800 casas e transformou tijolo, cimento e boca a boca na própria marca, a Construcida, depois de decidir trabalhar por conta própria
-
Depois de quase 30 anos no Beto Carrero, elefanta Baby encara viagem de 2 mil quilômetros e começa uma nova vida em santuário no Mato Grosso
O espaço pertencia a Franz, avô de uma amiga da família e antigo dono de uma loja de artigos para esporte que operou entre as décadas de 1960 e 1980. O local funcionava como uma verdadeira cápsula do tempo, trancada desde o ano de 1990.
Diante do desafio de limpar o galpão, a família de Franz ofereceu um acordo de escambo: se as duas fizessem a remoção completa de todo o estoque em um prazo corrido de até 16 dias, elas ganhariam o direito de ficar com a propriedade de todas as mercadorias.
Sem saber o valor real daquele lote, as duas aceitaram. O galpão guardava um tesouro intocado de grandes marcas como Nike, Adidas, Puma e Champion, composto por 25 mil bonés, 10 mil pares de sapatos e 2,5 mil calças voltadas para o esporte beisebol.
Logística caseira e a rotina dupla de mãe e filha
Atualmente, a gestão de todo esse volume de mercadorias exige um esforço físico coordenado e ocorre em paralelo com os empregos tradicionais das duas mulheres.
A operação é dividida entre o espaço do depósito e um estúdio fixo onde Krause se dedica a medir, tirar fotos e catalogar os itens individualmente no computador. A distribuição dos pacotes funciona de forma estritamente familiar.

A parceria de mãe e filha divide as tarefas de imprimir as etiquetas oficiais de envio, embalar as roupas e postar as encomendas nas agências de correio nos turnos da manhã ou da noite, garantindo que o negócio não prejudique os horários de suas profissões principais.
A estratégia de vendas focada na escassez digital
A ideia inicial era simples: liquidar todo o material recuperado em uma grande venda que duraria cerca de três meses.
Porém, ao conciliar a iniciativa com seu emprego em tempo integral no setor varejista, Krause identificou que o segmento de peças vintage poderia se transformar em um negócio muito mais lucrativo do que imaginava.
Com essa percepção, ele decidiu estruturar a CS80 Vintage. A marca começou de forma discreta, participando de feiras de antiguidades no início de 2022, e anos depois expandiu sua atuação para uma operação de comércio eletrônico, lançada em dezembro de 2025.
Mesmo após a migração para o ambiente digital, a estratégia de vendas permaneceu focada na exclusividade.

Em vez de disponibilizar todo o acervo de uma só vez, a empresa libera apenas pequenos lotes de produtos em dias previamente definidos. As atualizações ocorrem duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos domingos, com cerca de 25 itens inéditos em cada lançamento.
Até agora, somente aproximadamente 10% de todo o material recuperado do box foi colocado à venda, preservando a maior parte da coleção para futuras reposições.
Para a empreendedora, o ganho financeiro obtido com as vendas — que ela compara à sensação de “ganhar na loteria” — corre em paralelo com um objetivo muito maior, focado em preservar vivo o legado comercial construído por Franz no século passado.
Como meta de longo prazo, Krause planeja criar uma linha de produtos têxteis próprios utilizando os estoques e tecidos antigos como matéria-prima principal.
