CEET-ES abre 795 vagas em cursos técnicos gratuitos, sem necessidade de processo seletivo e com certificado de conclusão

Valdemar Medeiros
por
-
18-12-2021 17:06:02
em Cursos
vagas - cursos gratuitos - cursos técnicos gratuitos - ES - certificado Aulas EAD – foto: Reprodução/Freepik




Centenas de vagas em cursos técnicos gratuitos estão sendo ofertadas no Espírito Santo. As aulas serão presenciais no CEET.

Está em busca de cursos técnicos gratuitos para o próximo ano? Então se inscreva em uma das vagas nas escolas técnicas do governo do estado do ES. As inscrições ficarão abertas até o dia 29 de dezembro. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 795 vagas, em 15 cursos gratuitos com certificado de conclusão, que serão distribuídas entre os Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) Talmo Luiz Silva, situado em João Neiva, e Vasco Coutinho, em Vila Velha, na Região Norte do estado.

Leia também

Cursos técnicos gratuitos disponíveis no ES

Entre os cursos gratuitos ofertados no estado, estão: Gastronomia, Programação de Jogos Digitais e Rede de Computadores. Cada um dos cursos técnicos possui até dois anos de duração.

As vagas são voltadas para aqueles que concluíram o ensino médio regular em qualquer rede de ensino, além de alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e do Centro Estadual para Educação de Jovens e Adultos (Ceeja). Também podem concorrer às vagas pessoas que já estejam no 3° ano do ensino médio.

De acordo com Tyago Hoffmann, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação profissional e Desenvolvimento Econômico do Estado (Sectides), o intuito dos cursos gratuitos é expandir o empreendedorismo e gerar vagas de emprego à população do ES.

Além disso, as autoridades do Estado acreditam que o melhor caminho para que a desigualdade social seja reduzida é a educação, tanto básica quanto profissional. Hoffmann afirma que, com o fim da pandemia, esse eixo será cada vez mais priorizado.

Saiba como realizar sua inscrição nos cursos gratuitos do ES

As aulas devem ser realizadas de forma presencial. Entretanto, caso a pandemia volte a se agravar ou o estudante prefira, algumas atividades podem ser no formato EAD.

Para efetuar a candidatura, os interessados nos cursos técnicos gratuitos devem acessar o site do “acesso cidadão” e realizar um cadastro na plataforma. Logo depois, devem preencher um formulário que está na aba “seleção aluno”.

Os inscritos serão selecionados por meio das maiores notas obtidas nas matérias de Matemática e Língua Portuguesa no ano passado ou no último ano do ensino médio cursado, para aqueles que já concluíram os estudos há mais tempo.

A lista de aprovados nos cursos gratuitos será divulgada no próximo mês, no dia 5, às 14 horas. A previsão é que as aulas comecem no início de fevereiro do próximo ano.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

A servidora pública aposentada, Tânia Cavalcante, de 59 anos, prestes a se formar como técnica em Modelagem do Vestuário, aprendeu a costurar pela primeira vez no Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, situado em Vila Velha.

De acordo com Tânia, ganhou uma máquina há 20 anos, como presente de sua mãe, e nunca tinha usado. A aposentada afirma ter aprendido muitas coisas novas neste último ano. Além do conhecimento, agora terá a oportunidade de garantir uma renda extra.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.