Pacto Contra a Fome ganha reforço: Ceasas entram no programa e podem reduzir R$ 233 milhões por ano em desperdício de comida.
As Centrais de Abastecimento de 15 estados brasileiros anunciaram, nesta semana, a adesão ao Pacto Contra a Fome.
A iniciativa reunirá produtores, mercados atacadistas e instituições sociais para redistribuir alimentos que seriam descartados, permitindo que cerca de 122 mil pessoas sejam beneficiadas diariamente.
A ação acontece em diversos estados simultaneamente, mobilizando agentes públicos e privados porque o Brasil ainda enfrenta altos índices de insegurança alimentar e um desperdício anual estimado em 55,4 milhões de toneladas.
-
Brasileiro promete aos filhos salvar rio, cria ecobarreira nos fundos de casa, já tirou mais de 40 toneladas de lixo da água e ainda inspira a ideia em outros estados do país
-
Como empresa brasileira criou sistema que transforma pallets quebrados de qualquer marca em novos ativos, recicla 80 toneladas de plástico por mês e encontrou uma solução lucrativa para um problema que desafia indústrias em todo o país
-
Rã-touro invasora capaz de devorar outros anfíbios e colocar até 20 mil ovos é encontrada em Florianópolis e acende alerta sobre ameaça à fauna nativa
-
Corrente no Atlântico perde força em silêncio nas profundezas do oceano e preocupa cientistas pelo risco de alterar o clima global sem que quase ninguém consiga enxergar o perigo
Redistribuição pode transformar 53 mil toneladas em alimento diário para milhares de famílias
Segundo a Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), as Ceasas aderentes ao programa deverão redistribuir aproximadamente 53 mil toneladas de alimentos por meio de doações organizadas.
Esse volume, por sua vez, terá impacto direto no combate à fome, ao garantir que produtos fora do padrão comercia.
Adesão amplia rede de combate à fome em 15 estados
Entre as signatárias estão a Ceasaminas e as centrais de Amapá, Campinas, Caruaru, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Salvador e Santa Catarina.
Com isso, a malha de distribuição solidária se expande por diferentes regiões do país, fortalecendo o fluxo de doações e aumentando a eficiência na conexão entre atacadistas e instituições assistenciais.
Desperdício no Brasil ainda é alarmante e começa no campo
O relatório nacional de 2022 destaca dados que mostram onde o desperdício mais acontece. No campo, onde boa parte das perdas é invisível para o consumidor final, 31,2% da produção se perde antes mesmo de deixar as áreas rurais.
Esse número revela o impacto de fatores como falhas logísticas, manejo inadequado e limitações de infraestrutura, especialmente no escoamento da agricultura familiar.
Enquanto isso, 19,5% das perdas ocorrem na etapa de manufatura e abastecimento, justamente o ambiente onde as Ceasas atuam com mais força.
Assim, a adesão ao Pacto Contra a Fome cria uma oportunidade concreta de reduzir esse índice ao transformar excedentes e produtos fora do padrão estético em alimento para comunidades vulneráveis.
Por que a adesão das Ceasas pode evitar R$ 233 milhões em desperdício
Ao somar o volume de perdas e o valor de mercado dos produtos doados, especialistas estimam que a iniciativa pode evitar até R$ 233 milhões por ano em desperdício de comida.
Também representa um avanço importante para a agenda ambiental
Já que reduz a emissão de gases gerados por resíduos orgânicos em aterros e minimiza o uso desnecessário de recursos naturais como água e energia.
Um passo decisivo para um sistema alimentar mais sustentável
A entrada das Ceasas no Pacto Contra a Fome demonstra que soluções simples e articuladas podem gerar benefícios expressivos para o país.
Ao mesmo tempo, mostra que a redução do desperdício depende de ações conjuntas e de uma cadeia organizada, onde todos produtores.
Com potencial de alimentar diariamente milhares de brasileiros, a iniciativa se consolida como um marco na luta pela segurança alimentar
Reafirma que Ceasas aderem a Pacto Contra a Fome e podem evitar R$ 233 milhões por ano em desperdício de comida.

Excelente iniciativa.