1. Início
  2. / Veículos Elétricos
  3. / Carros elétricos chineses começam a chegar aos ferros-velhos da Europa — número de peças reaproveitáveis é semelhante ao dos modelos a combustão
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 51 comentários

Carros elétricos chineses começam a chegar aos ferros-velhos da Europa — número de peças reaproveitáveis é semelhante ao dos modelos a combustão

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 05/05/2025 às 05:39
Atualizado em 12/05/2025 às 15:11
carros elétricos chineses
Ver carros elétricos chineses nas ruas já virou rotina. Agora, esses modelos também começam a surgir em centros de desmontagem, marcando uma nova etapa no ciclo de vida automotivo e na indústria de reciclagem.

Modelos elétricos de marcas já aparecem em ferros-velhos na Espanha, impulsionando mudanças na manutenção e na economia circular do setor automotivo.

A presença de carros elétricos chineses nas ruas da Europa já se tornou comum.

Agora, esses veículos também começam a ocupar espaço nos ferros-velhos, sinal claro de que completaram o ciclo de vida típico de qualquer automóvel.

Segundo Marc Cuñat, responsável por peças no site espanhol Hibridos y Eléctricos, esse é um marco importante:

compressor
ATÉ 90% OFF
Eletrônicos, moda e estilo de vida com descontos imperdíveis em maio de 2025
Ícone de Episódios Comprar

A presença de modelos chineses nos centros de tratamento de veículos é o indício definitivo de que eles passaram a se integrar plenamente ao ciclo de vida da frota automobilística”.

Nova fase para o setor de reciclagem automotiva

A chegada desses modelos aos desmanches representa uma transformação significativa para o setor de reciclagem.

É a prova de que os carros elétricos chineses estão plenamente inseridos no mercado.

Para os centros de tratamento de veículos, essa mudança representa ao mesmo tempo uma oportunidade e um desafio.

De acordo com especialistas, os veículos elétricos oferecem uma quantidade de peças reutilizáveis semelhante à dos modelos com motor a combustão.

No caso dos veículos elétricos, o número de peças recuperáveis é bastante similar ao dos carros a combustão”, reforça Cuñat.

Logística e os desafios da tecnologia chinesa

As montadoras chinesas vêm avançando na logística de distribuição de peças.

Em alguns casos, componentes comuns podem chegar em apenas 24 horas. No entanto, peças mais específicas ainda enfrentam atrasos que podem durar semanas.

Essa lentidão na reposição afeta diretamente a viabilidade de muitos reparos.

Quando uma peça demora ou seu custo é elevado, o conserto pode se tornar inviável, já que o valor final se aproxima do preço de mercado do próprio veículo.

Desmanches refletem a transição da indústria

A presença crescente de carros elétricos chineses nos centros de desmanche revela uma mudança profunda no setor automotivo.

Identificar corretamente os problemas, garantir o fornecimento de peças e agir com rapidez se tornaram exigências fundamentais para acompanhar esse novo cenário.

Essa transição também está alinhada com a busca por uma indústria mais eficiente e sustentável, conectada aos princípios da economia circular.

Como a China ganhou o mercado global

A China alcançou, em 2024, o posto de maior exportadora de carros de passeio do planeta.

O feito marca o ponto alto de uma estratégia iniciada há mais de uma década, com planejamento cuidadoso e metas bem definidas.

O país já liderava na produção de veículos, mas agora se destaca também nas vendas internacionais.

Crescimento impressionante em cinco anos

Em 2019, a China ocupava somente a 15ª posição no ranking global de exportações de carros de passeio.

Naquele ano, embarcou cerca de 900 mil unidades.

Além disso, ainda importava mais do que exportava, com mais de 1 milhão de veículos estrangeiros entrando no país.

A virada começou em 2021, quando a China já subiu para a sexta colocação.

Em 2023, saltou para a vice-liderança.

Finalmente, em 2024, assumiu o topo das exportações mundiais de veículos de passeio.

O aumento acumulado no período foi de 510%, um avanço expressivo para um setor tão competitivo.

Exportações puxadas pelos elétricos

Boa parte desse avanço pode ser explicada pela aposta nos veículos elétricos.

Em 2024, 30% dos carros de passeio exportados pela China eram movidos exclusivamente a eletricidade.

Esse percentual reforça o protagonismo chinês na transição energética da indústria automotiva.

Comparando com dados de 2023, a China já se destacava nesse segmento, com 34,9% de seus veículos exportados sendo elétricos puros.

A Alemanha, segunda colocada nesse critério, tinha 19,8% de elétricos entre seus carros enviados ao exterior.

Concorrência segue com combustão e híbridos

Os Estados Unidos seguem apostando majoritariamente nos veículos a combustão.

Em 2023, 83,9% das exportações americanas eram de modelos movidos somente por gasolina ou diesel.

O Japão, por sua vez, tem uma abordagem diferente.

Ainda com baixa produção de elétricos puros, o país lidera nas exportações de híbridos convencionais, os chamados HEVs.

Esses modelos combinam motor a combustão com motor elétrico, mas não precisam ser plugados na tomada.

O pioneirismo japonês nesse tipo de tecnologia começou em 1997, com o lançamento do Toyota Prius.

A liderança chinesa nas exportações é fruto de uma estratégia clara: dominar primeiro a produção e, em seguida, conquistar os mercados globais.

A combinação entre volume, inovação e foco nos elétricos impulsionou a indústria automotiva do país a um novo patamar.

Inscreva-se
Notificar de
guest
51 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Emanuel Baumbach
Emanuel Baumbach
05/05/2025 06:40

Somebody essentially lend a hand to make significantly posts I might state That is the very first time I frequented your web page and up to now I surprised with the research you made to create this particular put up amazing Excellent job

willians
willians
Em resposta a  Emanuel Baumbach
07/05/2025 13:29

Qual o tempo de vida de um carro a combustão e 1 carro elétrico. Para ambos irem para o ferro velho? Qual vai primeiro?

roberto viana
roberto viana
Em resposta a  willians
08/05/2025 00:19

Aquele que não foi criado pensando em durabilidade, resistência e qualidade vai pra sucata

Edito
Edito
Em resposta a  willians
09/05/2025 10:08

O elétrico

Vince
Vince
Em resposta a  willians
10/05/2025 13:47

Esta resposta e muito simples, vai depender de como se usa o carro no dia a dia e como a manutencao e feita e qto quer se gastar para manter.o carro em boas condicoes. O ponto mais importante neste momento e que a manutencao de carro eletrico e mais cara que o carro a gas. A comecar pelos pneus que no Brasil mal duram 45mil km.
Tem um monte de blogueiros que nao entemdem nada e so repetem o que houvem e ficam afirmando que a manutencao dos EV e mais barata.
Basta ir fazer revisao de um EV r vc sentira na parte mas sensivel, o bolso…
.

Francisco Batista
Francisco Batista
Em resposta a  willians
11/05/2025 06:58

Dula pouco e não tem galantia

José Flavio Junqueira Enout
José Flavio Junqueira Enout
07/05/2025 11:39

Quem compra **** vira cliente do ferro velho

Ivan bezerra de Melo
Ivan bezerra de Melo
Em resposta a  José Flavio Junqueira Enout
07/05/2025 11:56

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkme mais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, inveja mata sabia !!!

Anônimosbr13
Anônimosbr13
Em resposta a  Ivan bezerra de Melo
07/05/2025 12:24

Inveja de um veículo que o reparo fica mais caro que o valor de mercado ? Não obrigado passo

Wellington Andrade
Wellington Andrade
Em resposta a  Ivan bezerra de Melo
07/05/2025 13:40

Pois é amigo
Muitos Haters que dependem da indústria do Petróleo preocupados. Eu cansei de gastar qse 70 mil reais por ano com gasolina, ruma aos 12 mil anual com eletricidade.
O povo pira, vai acabar essa máfia toda
Não há mal que perdure pra sempre
O Brasil terá que acompanhar os mercados mundiais até pq não vão produzir carros velhos a combustão só pro BR pois as cadeias de suprimentos são globais hoje em dia.

Muito obrigado meu Deus por mudar o rumo do mundo, cansado de dar dinheiro pra essa máfia toda só pensando em explorar os outros.

Que venha mais e mais carros elétricos, que venham mais e mais painéis solar e que venha mais fartura na mesa do pobre que vai deixar de sustentar esse mercado do mal (Petróleo)

O mercado é tão sujo que aumentaram o preço do álcool e do gás pois muita gente estava migrando da gasolina pro álcool que é nosso e deveria ser no máximo 2 reais o litro já com impostos.

Lilian
Lilian
Em resposta a  Wellington Andrade
07/05/2025 14:37

Exatamente isso

Alex
Alex
Em resposta a  Wellington Andrade
07/05/2025 17:36

E vc acha que não vão aumentar a luz?

Marcelo
Marcelo
Em resposta a  Alex
08/05/2025 12:14

Não, tem energia solar na minha casa e custo dela já bae pagou, pq aumentaria?

Eng Marcelo Nunes
Eng Marcelo Nunes
Em resposta a  Marcelo
09/05/2025 10:46

Você é o único no mundo que consegue suprir a demanda de carga d eum carro elétrico só com geração doméstica

JPS
JPS
Em resposta a  Wellington Andrade
07/05/2025 19:38

Pois é, só que quanto mais painéis solares, mais cara a conta de energia, justamente pros pobres que vc mencionou. Quem não tem painel solar, paga a conta da distribuição.

Eduardo
Eduardo
Em resposta a  JPS
10/05/2025 09:36

Não é bem assim, não existiu aumento de tarifa por conta da geração distribuída. Mesmo assim foi implantado a tusdG, ou seja a geração paga pelo fioB, e garanto que no futuro vão colocar o fio A na conta da geração, fazendo com que a geração distribuída contribua ainda mais na “manutenção do sistema”, entre aspas porque o dinheiro que deveria ir para manutenção da rede, acaba virando lucro para as distribuidoras e transmissoras.
Conselho de um pobre que está mudando de vida, diminua seus gostos, e invista em coisas que vão te gerar “renda” futura, sem a necessidade de vc pegar no cabo da enxada, só assim sairá da pobreza.
Rico faz os centavos renderem.
Pobre compra balinha.

Eng Marcelo Nunes
Eng Marcelo Nunes
Em resposta a  Wellington Andrade
09/05/2025 10:45

Melhor depender das máfias chinesas de componentes, metais específicos das baterias e das empresas de distribuição de energia, que estão sendo comoradas também por chineses jo mundo todo

Marco
Marco
Em resposta a  Wellington Andrade
10/05/2025 07:25

Parabéns, disse quase tudo!? Adeus aos **** carniceiros que só sugam os brasileiros…!

Alex
Alex
Em resposta a  Wellington Andrade
10/05/2025 08:06

Se o carro for uma nescecidade, seu argumentos sobre economia podem valer, se não for, o ideal é não ter carro, não se engane, o elétrico acaba sendo tão danoso para o meio ambiente quanto o outro no final das contas e quanto a lucro da indústria ninguém está trabalhando por altruísmo.

João
João
Em resposta a  Wellington Andrade
12/05/2025 11:49

Essa foi a resposta mais **** q li até agora .

Eng Marcelo Nunes
Eng Marcelo Nunes
Em resposta a  Ivan bezerra de Melo
09/05/2025 10:48

Inveja do que? De ser enganado? Tem quem goste, inclusive no casamento.

André
André
Em resposta a  José Flavio Junqueira Enout
07/05/2025 13:05

Cara! Como se quem comprasse um carro a combustão, estivesse em situação diferente!!! Passa em um desmanche (ferro velho) e observe quantos Ford, VW, Renault, Toyota… estão nestes locais

Denys
Denys
07/05/2025 12:01

Se não fosse informaçao desta página de petróleo e gás, eu até confiaria, pq esse povo não tá nem um pouco preocupado com o meio ambiente só pensando em lucro.

Rafael
Rafael
Em resposta a  Denys
07/05/2025 13:24

E quem compra um elétrico está preocupado com meio ambiente ? Creio que não, se realmente o fosse andaria de bicicleta que não tem baterias e nem necessita de mineração pesada pra extrair **** na fabricação.
Demagogia pura …

Renato Bittencourt
Renato Bittencourt
Em resposta a  Rafael
07/05/2025 13:32

Exatamente! Tem gente que perde a oportunidade de ficar calado.

Paulo
Paulo
Em resposta a  Rafael
07/05/2025 14:34

Hahahaha, comédia voce! O motor do carro a combustível vem de onde minério extraido da terra tbm, a gasolina o diesel vem do petróleo que derrama no mar e polui a atmosfera kkk a bateria do carro elétrico é reciclável mais de 90% dela e o resto do carro é ferro plástico e borracha igual todos!!!

Eng Marcelo Nunes
Eng Marcelo Nunes
Em resposta a  Paulo
09/05/2025 10:49

Inicie o ensino médio em uma boa escola e aprenderá a fazer balanço energético. Daí aprenderá a calcular a destruição ambiental do veículo elétrico do berço ao túmulo.

João
João
Em resposta a  Paulo
12/05/2025 11:56

Onde foi q vc viu isso de bateria de lítio ser reciclável???? Ou melhor , onde foi q se reciclou uma célula individual , uma pilha de lítio. Onde???? A reciclagem até agora se trata apenas dos packs de bateria q tem várias células individuais dentro , se identifica algumas com defeito e trocam , as defeituosas viram lixo , e os packs dão “reciclados”

José Luís
José Luís
Em resposta a  Rafael
07/05/2025 16:25

Pensamento ridículo, pega uma bicicleta e sai de São Paulo para o Rio de janeiro,vai ser ótimo…

Jonas Rafael
Jonas Rafael
Em resposta a  Rafael
12/05/2025 11:35

Vc e um gênio que não qr poluir ande de bicicleta. Ela não são feitas de **** pesados as makinas q as fazem não usam chips elas não estão gerando lucro abusivo pros fabricantes. hj em dia tudo polui até o tênis q vc usa e depois joga fora também polui e não vai achando q é pouco pois é bem mais q um carro elétrico c e um carro a combustão mas aí entra o essencial e isso ninguém repara

Wellington Andrade
Wellington Andrade
Em resposta a  Denys
07/05/2025 13:30

Pois é meu amigo
Tem toda uma gente preocupada com esse mercado e estão se protegendo.
Tem dono de posto de combustível querendo matar quem inventou carro elétrico. Países que compram muito petróleo de fora como a China e a Europa precisa correr pra diminuir essa dependência e fará que a produção mundial desabe. Aqui aos trancos e barrancos teremos que acompanhar essa mudança também. Sempre atrasados como sempre kkk

Cristian
Cristian
Em resposta a  Wellington Andrade
07/05/2025 13:43

Acredito que carro elétrico no Brasil, diante muito tempo será coisa de Nicho: ou aquele rico que quer estar na Hype , não importa o preço de aquisição custo. Ou aquele que quer trabalhar com um pagando prestação ( vai ter de ir BYD ou outro pequeno) . Mas falta infraestrutura, quando não ohouver mais ponto de carregamento gratuitos, muita gente desprevenida vai chorar

José luis
José luis
Em resposta a  Cristian
07/05/2025 16:33

Meu amigo, sua casa tem eletricidade?? Se tiver o problema de carregar, está resolvido. Os chineses estão tão evoluído industrialmente e de mentalidade que já este nos grandes centros, postos de troca de bateria, você não perde tempo para carregar, paga um valor baixo e sai com uma outra bateria carregada, simples assim.
O Brasileiro tem a mania de rejeitar novidade, assim foi com o carro a álcool nos anos 80, hoje é passa despercebido.

Andre
Andre
Em resposta a  Cristian
08/05/2025 00:03

Todo ano as baterias e tecnologias triplicam das anteriores… Esses carros ainda estão em construção… Eu não entro nesse mercado antes de 2030.

Franco Sued
Franco Sued
Em resposta a  Wellington Andrade
07/05/2025 22:32

Os postos irão trocar as bombas por estações de carregamento rápido e vida que segue.

Eng Marcelo Nunes
Eng Marcelo Nunes
Em resposta a  Wellington Andrade
09/05/2025 10:50

Difícil matar quem já morreu há cerca de 100 anos. Carro elétrico foi inventado no século XIX e já fracassou duas vezes.

Antiesker Dophata
Antiesker Dophata
Em resposta a  Denys
07/05/2025 17:01

Preocupação com meio ambiente? Cara, vc é louco?
Sabia que 71% do planeta são ocupados por mares? Sabia que a Antartica, os desertos e as terras geladas ocupam mais 13%. Sabia que as florestas do mundo ocupam mais 7%? Sabe quanto sobrou? 6%. Isto, no mundo, é para agricultura, pecuária, cidades , industrias, estradas..Sai desta vida de burr#o e vai estudar. Vc só tá sendo um idiot@ útil para os esquerdophat@s. A guerra é pelo espaço para COMIDA. Só o Brasil tem terra e pode alimentar o mundo.

Luiz carlos
Luiz carlos
Em resposta a  Antiesker Dophata
07/05/2025 18:56

Então por favor, explique a causa do aquecimento global.

Ferdinando G. Filho
Ferdinando G. Filho
Em resposta a  Luiz carlos
07/05/2025 20:54

Isso pode até ocorrer, porém tem muita especulação, desinformação e muito jogo de interesse nisso tudo que nem dá para afirmar nada.

Franco Sued
Franco Sued
Em resposta a  Antiesker Dophata
07/05/2025 22:35

Só que prefere plantar soja pra engordar os porcos dos chineses.

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x