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Carro elétrico Tesla tem falha em software, trafega em altíssima velocidade, perde o controle e mata pessoas na China

14 de novembro de 2022 às 14:01
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carro elétrico tesla sofre pane de software e mata pessoas atropeladas na China – imagem Tesmania

Carro elétrico Tesla, do bilionário Elon Musk, responde a um acidente dramático que mata duas pessoas na China

Possível erro de software em carro elétrico Tesla, do bilionário Elon Musk, faz veículo trafegar completamente fora de controle, em altíssima velocidade, atingindo pedestres e outros veículos em Chaozhou, província de Guangdong, na China. O caso aconteceu no domingo (05/11). 

Segundo autoridades chinesas, 2 pessoas morreram e, outras 3, incluindo o motorista do carro, ficaram feridas com o acidente, que teria sido ocasionado por uma pane no software do veículo.

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O vídeo abaixo mostra o carro elétrico Tesla Modelo Y tentando estacionar, depois acelerando em uma estrada de duas pistas, desviando entre as pistas em alta velocidade, desviando de carros e motocicletas antes de bater em uma loja, cerca de 30 segundos e 2,6 quilômetros depois.

Elon Musk diz que ajudará a polícia a investigar o acidente fatal na China

A montadora norte-americana Tesla disse que ajudará a polícia chinesa a investigar o acidente envolvendo um de seus carros Modelo Y. “A polícia está atualmente buscando uma agência de avaliação terceirizada para identificar a verdade por trás desse acidente e forneceremos ativamente qualquer assistência necessária”, disse o fabricante de veículos elétricos de Elon Musk à Reuters em uma mensagem no domingo, alertando o risco de acreditar em “rumores”.

Jimu News citou a polícia de trânsito dizendo que a causa do incidente na cidade de Chaozhou seria por problemas com o pedal do freio, quando estava prestes a parar em frente à loja de sua família.

Tesla disse que os vídeos mostraram que as luzes de freio do carro não estavam acesas quando o carro estava acelerando e que seus dados mostravam problemas como não haver ação para pisar nos freios durante a jornada do veículo.

Assista ao vídeo abaixo, que mostra a pane de software do carro elétrico Tesla

A Tesla enfrentou outras acusações de mau funcionamento dos pedais de freio no passado, inclusive de uma cliente chinês que organizou um protesto em seu estande do Salão do Automóvel de Xangai, alegando que um acidente em que ela estava foi resultado de uma falha no freio. Essas acusações não se limitam apenas à China – a Tesla também recebeu muitas reclamações nos EUA, às quais respondeu em uma postagem no blog alegando que “não há ‘aceleração não intencional’ em veículos Tesla”.

Essas reclamações foram examinadas pela NHTSA, que descobriu que incidentes de aceleração súbita não intencional em Teslas eram resultado de erro do motorista e não devido a qualquer falha de design no veículo. A NHTSA lembra aos motoristas que há 16.000 acidentes evitáveis por ano nos EUA devido a erros de pedal e adverte que os motoristas devem estar cientes desse problema.

Toyota enfrentou acusações semelhantes

As acusações são semelhantes às que aconteceram com outros veículos. Famosamente, a Toyota enfrentou um recall de “aceleração súbita não intencional” em 2009-2011, onde a montadora retirou várias partes de seus veículos em resposta a um aumento nos relatos de aceleração não intencional.

Embora falhas de design em tapetes ou pedais de acelerador possam ter contribuído para alguns casos, a maioria dos casos foi encontrada como problemas de erro do motorista – e era mais comum entre motoristas idosos e não qualificados. O aumento dos relatórios acompanhou a cobertura da mídia sobre o problema, com mais relatórios chegando à medida que a cobertura da mídia se intensificava.

A China é o segundo maior mercado da Tesla. A empresa recentemente começou a puxar alavancas de demanda, incluindo o corte de preços, como resposta ao possível abrandamento da demanda no país.

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