Carro com painel solar já é uma realidade na indústria. Os exemplos não faltam, desde o peculiar Aptera de três rodas até o recém-produzido Lightyear, considerado um dos veículos mais aerodinâmicos do mundo.
Novas opções estão sendo desenvolvidas de carro com painel solar, onde a última das quais foi projetada na Austrália por alunos da UNSW. Quer saber mais detalhes? Veja abaixo!
Característica do carro com painel solar
O modelo do carro com painel solar, chamado Sunswift 7, pode percorrer 1.000 quilômetros com uma única carga em menos de 12 horas e quebrar o recorde mundial de velocidade para um carro movido a painéis fotovoltaicos nessa distância.
O veículo foi conduzido na pista de testes do Australian Automotive Research Center e atingiu velocidade média de 84,17 km/h. Na verdade, demorou exatamente 11 horas, 53 minutos e 32 segundos para percorrer 1.000 quilômetros.
- Quark: O motor elétrico com mais potência que um carro popular e que pesa menos que uma mala
- Vale a pena ter um híbrido da Fiat? Cálculo mostra que novos híbridos da Fiat levam até 10 anos para compensar o investimento extra
- Nova versão da Fiat Toro terá super motor para consolidar modelo como o mais vendido da categoria
- Motoristas estão ‘esquecendo’ de pagar 1° pedágio free flow e isso pode levar a uma multa imperdoável
A carroceria do carro com painel solar se destaca pelo formato extremamente aerodinâmico e agrega elementos como chassi monocoque, composição geral em fibra de carbono, motor montado nas rodas traseiras (capaz de atingir velocidade máxima de 140 km/h) e bateria de 38 kWh.
O principal destaque do carro é a instalação fotovoltaica com área de 4,6 metros quadrados. Um total de cinco membros da equipe, incluindo a lenda da natação e cinco vezes medalhista de ouro olímpico Ian Thorpe, se revezaram na condução do carro durante o teste de quase 12 horas. Vale lembrar que Thorpe não tinha menos de 1,96m, provando que o Sunswift 7 também foi projetado para os pilotos mais altos.
Segundo os responsáveis pelo projeto, o carro com painel solar foi desenvolvido para obter a máxima eficiência em tudo, desde os pneus e rolamentos de cerâmica até a carroceria aerodinâmica de 5 metros de comprimento e coeficiente de arrasto de apenas 0,09 Cx.
Para fins de comparação, o Mercedes-Benz EQS é o benchmark aqui, atingindo 0,20 Cx. O Sunswift 7 não chegará às ruas devido a restrições de segurança. Ainda assim, toda a base tecnológica do projeto servirá de referência para o desenvolvimento de sistemas similares para futuros veículos elétricos.
Conheça mais sobre o carro com painel solar
O automóvel movido pela força do solar possui um painel fotovoltaico que converte os raios em energia elétrica. Essa eletricidade alimenta o motor que, por sua vez, coloca o veículo para rodar. Mesmo em dias nublados ou durante a noite, uma bateria contida no carro o recarrega quando parado. Esse tipo de veículo, apesar de ainda ser mais caro que os modelos comuns, apresenta diversas vantagens, principalmente pensando a longo prazo.
A vantagem mais evidente é a fonte de energia que movimenta o carro, claro. Vamos lembrar que a luz solar é abundante e inesgotável, diferente dos combustíveis de origem fóssil, que além de tudo emitem gases poluentes que derivam da queima para movimento do motor.
Outro benefício evidente é não ter despesas com gasolina, diesel ou outros combustíveis, que ficam cada vez mais caros e não há perspectiva para queda de preços. Um ponto relevante é que o carro solar é um veículo silencioso, também demanda menos manutenções que os modelos convencionais.
As vantagens são tentadoras, mas antes de realizar um investimento como esse, é preciso considerar também as desvantagens que esse tipo de carro apresenta.