Muitas pessoas interessadas em instalar painéis fotovoltaicos não sabem como podem vender energia solar. A cada dia que passa, o número de brasileiros interessados em fazer esta instalação aumenta, visto que, até janeiro de 2023, há o fim do marco legal que determina que todos que realizarem este investimento, não precisarão pagar os tributos de ICMS sobre o que for produzido. E, para empreendedores, realizar a venda de placas fotovoltaicas é uma alternativa para lucrar e crescer em um mercado de plena expansão.
Como vender energia solar? Precisa fazer algo para que isso seja possível? Como posso ganhar dinheiro? Você pode vender energia solar instalando painéis e produzindo KWh, na prática ou revendendo, oferecendo serviços elétricos.
Nem sempre é possível ganhar dinheiro diretamente quando se produz a própria energia. Ou seja, a companhia responsável pela distribuição da sua cidade ou estado não irá pagar um valor a mais todo mês pelo que produzir.
Na verdade, tudo o que for produzido será injetado na rede em forma de crédito. Ou seja, se você injetar cerca de 330 kWh, terá este valor de crédito para gastar nos próximos meses. E, além disso, se o cidadão possuir mais de uma conta de energia no nome, e estiver produzindo mais do que é gasto por uma determinada residência, empresa ou estabelecimento, poderá utilizar este crédito para descontar da outra conta que não possui a instalação.
- Energia solar no Brasil: Como a revolução fotovoltaica vai criar 3,5 milhões de empregos e alavancar a economia até 2030!
- Baterias gigantes revolucionam energia solar e eólica, prometendo eficiência inédita e deixando conta de luz mais barata: o futuro da energia está mais próximo do que você imagina!
- Energia solar em perigo? Poluição e mudanças climáticas ameaçam o futuro dessa fonte limpa, acendendo um alerta global para o impacto ambiental no setor de energia renovável!
- Ceará fecha parceria bilionária com empresa chinesa para revolucionar a energia renovável no Brasil, apostando no hidrogênio verde com previsão de gerar quase 1 mil vagas de emprego
Tendo isso em vista, é comum que algumas pessoas negociem com os vizinhos ou amigos para que a conta de luz deles fique no mesmo nome que aquela que fez a instalação do painel fotovoltaico. Logo, o vizinho não precisaria pagar a conta de luz porque os créditos a mais da produção do outro estariam se anulando sobre os seus gastos. Deste modo, em vez de pagar a conta de energia para a companhia elétrica, deve-se pagar para o dono do painel o que foi consumido.
Vendendo energia solar como pessoa física
Apesar deste método citado anteriormente ser bastante aplicado entre os brasileiros para vender energia solar, visto que a companhia de energia não permite que haja a devolução em dinheiro do que foi produzido a mais do que gastar, colocar a conta de outras pessoas no próprio nome não é uma das melhores alternativas. Esta prática deve ser realizada somente com pessoas confiáveis para impedir futuros transtornos.
E, claro, deixar este crédito acumulado também é uma alternativa para satisfazer necessidades futuras: no inverno, é comum que o painel solar tenha uma produção bem menor que no verão devido à diminuição na incidência de raios solares. Tendo isso em vista, pode-se deixar os créditos acumulados para serem gastos durante os meses em que a produção for menor que costuma gastar – esta alternativa é ideal para as empresas, principalmente em meses em que a tarifa está mais cara.
Quero vender painéis fotovoltaicos como empreendedor, como fazer?
O processo para vender painéis fotovoltaicos para produção energia solar como empresa em vez de pessoa física, é diferente. Para garantir que os seus clientes terão equipamentos de qualidade e placas fotovoltaicas duradouras, com altíssima durabilidade, será necessário se filiar a empresas que realizam a produção e poderão fornecer o material a baixo custo para ser revendido.
Para tal, alguns passos iniciais precisam ser seguidos, tais como a abertura de uma empresa com CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e a contratação de funcionários especialistas em elétrica, que geralmente são técnicos, para realizar as montagens e instalações para os clientes.