Campo de Tubarão Martelo, a Brasileira Dommo Energia e o FPSO OSX-3

dommo brasileiro fpso petróleo contrato

A Dommo Energia do Brasil pode optar por dois pagamentos pelo afretamento do FPSO OSX-3 no Brasil

Em novembro de 2018, a Dommo Energia assinou uma emenda ao contrato de fretamento OSX-3 com o proprietário do navio, OSX 3 Leasing B.V., para estender o fretamento existente por um período de até 20 anos. O pagamento do frete sob o acordo no ano passado foi de US $ 47,2 milhões por ano, equivalente a uma taxa de US $ 129.315 por dia.

Veja também

A companhia petrolífera disse nesta terça-feira que estava finalizando a revitalização do Campo de Tubarão Martelo, na Bacia de Campos, um projeto que exigiria investimentos significativos nos 60 dias seguintes para finalizar.

A Dommo Energia disse que pode precisar utilizar uma parcela maior de sua receita de vendas de petróleo para concluir o plano de revitalização “, que [a Dommo] acredita ser, no final das contas, do interesse de todas as partes envolvidas”.

“Se essa situação surgir, a [Dommo Energia] provavelmente deixará de pagar o frete para a próxima descarga (atualmente programada para o final de dezembro) e potencialmente a seguinte descarga no 1T20.”

A Dommo Energia explicou que a inadimplência nos pagamentos do OSX-3 pode ser necessária para evitar qualquer risco de restrição de liquidez, pois a Dommo Energia conclui a revitalização.

“A Dommo Energia e a OSX3 pretendem discutir possíveis alterações aos termos do ontrato de afretamento para alinhar os pagamentos devidos sob o BBCA aos fluxos de caixa projetados da própria empresa e gastos operacionais e de capital. A Companhia manterá o mercado atualizado em relação ao resultado dessas discussões ”, afirmou Dommo.

Após o acordo de afretamento atualizado no ano passado, a Dommo Energia disse que o mesmo deu a visibilidade necessária e o compromisso de longo prazo para continuar investindo no campo de Tubarão Matelo para aumentar ainda mais sua produção. O principal objetivo é aumentar a produção da TBMT para um valor estimado de 10,0 kbbls por dia no início de 2020.

A Dommo espera que o projeto custe US $ 77,9 milhões, que deverá ser desembolsado nos próximos 12 a 18 meses e será financiado com os saldos de caixa existentes e a geração futura de caixa.

Em um relatório trimestral recente, Dommo disse que a Revitalização consistia em duas campanhas e contemplava, na primeira fase  em andamento,a conclusão do 7-TBMT-4HP, que foi perfurado, mas não conectado ao FPSO OSX-3. A segunda fase trata dos três poços produtores restantes e consistirá em atividades de workover conforme elas se tornarem necessárias.

Paulo Nogueira

About Paulo Nogueira

Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, com experiência no setor O&G em empresas nacionais e internacionais.