Brasil terá cerca de 4 milhões de sistemas conectados à rede de energia solar, nos próximos 4 anos

Roberta Souza
por
-
01-12-2021 16:43:52
em Energia Solar
energia - solar - postos de combustível Painel solar. Fonte: reprodução

A perspectiva de desenvolvimento para o mercado de energia solar foi estimada por Tarcísio Dario, diretor de Operações da Horus

Até 2025, estima-se que o Brasil tenha 45GW de capacidade em energia solar instalada. Quem faz a análise é Tarcísio Dario, diretor de operações da Horus, marca de equipamentos fotovoltaicos. Segundo ele, durante a conferência online promovida pelo Canal Solar, quase 4 milhões de sistemas vão estar conectados à rede no Brasil, no que ele classificou como sendo “um cenário equilibrado, moderado de desenvolvimento do setor”.

Veja ainda outras notícias:

Tarcísio afirmou ainda que, de acordo com a projeção da Horus, a energia solar representaria, em média, 18% da energia consumida no país, colocando-o  entre os dez ou oito maiores do mundo neste segmento.

Contudo, esse ainda é um valor baixo para o tamanho e potencial de energia solar do Brasil, segundo o diretor. Isso acontece devido a alguns fatores que dificultam o desenvolvimento, como taxa de juros, Selic e investimentos.

Fatores de desenvolvimento

No que se refere aos fatores que influenciam o crescimento do setor de energia solar no Brasil, um dos principais, para Dario, é a variação cambial. Como a economia é dolarizada, o especialista pontua que é necessário que se preocupe com o poder de capital das indústrias num cenário com Selic alta.

Essa preocupação se faz necessária, porque com a alta do dólar os equipamentos para a instalação de energia solar podem variar de preço de um dia para o outro e, de acordo com Dario, a variação é sempre de aumento, nunca de baixa.

“Em função disso, deve faltar produtos no ano que vem. Uma alta no câmbio pode significar aumento no custo dos equipamentos. A volatilidade do mercado está complicada” afirmou ele, pautando que, em ano de eleição como será 2022, o mercado fica mais imprevisível.

Expectativas para o próximo ano

A expectativa para 2022 é que o mundo atinja 200 GW de capacidade produtiva de energia solar. Desses, a China já comprou 100 GW, cabendo ao Brasil, às Américas e à Europa disputarem pelos outros 100 GW.

Sobre a energia solar

A energia solar é uma fonte de energia limpa, renovável e inesgotável. Corresponde à luz e ao calor emitidos pelo sol, podendo ser aproveitada de maneira fotovoltaica, gerando energia elétrica através de painéis solares, ou gerando energia térmica.

A vida útil do sistema é de, em média, 20 anos, precisando de pouca manutenção durante esse período. Além disso, a energia solar pode proporcionar uma economia de até 95% na conta de luz.

Esse tipo de energia pode ser produzido por equipamentos instalados na residência, ou pode ser comprada de usinas terceirizadas.

Publicidade




Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos