1. Início
  2. / Economia
  3. / Brasil, Paraguai e Itaipu se unem para transformar o lago da usina em área de criação de tilápia com potencial para 400 mil toneladas
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 1 comentário

Brasil, Paraguai e Itaipu se unem para transformar o lago da usina em área de criação de tilápia com potencial para 400 mil toneladas

Publicado em 11/05/2026 às 19:00
Atualizado em 11/05/2026 às 19:06
Tilápia, Itaipu, Lago, Usina
Imagem: Ilustração
  • Reação
1 pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo

Projeto avalia criação de tilápia em tanques-rede no reservatório da Itaipu, com potencial de 400 mil toneladas e impacto direto em emprego, renda, segurança alimentar e economia de municípios lindeiros

A produção de tilápia em tanques-rede no reservatório da Itaipu pode chegar a 400 mil toneladas, indicam estudos iniciais avaliados nesta semana por representantes do Brasil, Paraguai, Itaipu e municípios lindeiros. Mais detalhes em Itaipu.gov.

Tilápia, Itaipu, Lago, Usina
Imagem: Reprodução / Itaipu

Tanques-rede no lago da Itaipu

A proposta prevê criar tilápias no lago da Itaipu Binacional, com estruturas instaladas diretamente na água. O modelo foi observado no interior de São Paulo, em roteiro realizado entre quinta e sexta-feira (8).

A comitiva passou por Rifaina e Votuporanga, onde conheceu empresas de referência na produção em larga escala.

As estruturas vistas foram consideradas semelhantes ao formato que poderá ser adotado futuramente no reservatório.

O grupo reúne autoridades brasileiras e paraguaias, representantes da Itaipu, prefeitos e instituições ligadas à pesca e ao meio ambiente. A meta é definir critérios ambientais, de biossegurança e de produção sustentável.

Potencial de 400 mil toneladas

Dados do Anuário Peixe BR 2026 mostram que o Brasil produziu 707 mil toneladas de tilápia. Estudos iniciais indicam que o reservatório da Itaipu teria potencial para produzir até 400 mil toneladas do peixe.

Para o diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni, mesmo o aproveitamento parcial desse volume representaria crescimento expressivo para a produção nacional.

O ministro Édipo Araújo Cruz afirmou que o projeto pode ampliar emprego, renda e segurança alimentar. Ele destacou o papel do pescado no abastecimento e no desenvolvimento econômico.

Visitas técnicas em duas etapas

A agenda em São Paulo foi a segunda etapa das visitas técnicas do grupo. Em março, a comitiva esteve no Paraná para conhecer a cadeia produtiva da CVale, dona do maior frigorífico de pescados da América Latina.

No Paraná, o sistema analisado tinha base em tanques escavados. Em São Paulo, o foco esteve em estruturas dentro da água, voltadas à criação de peixes em tanques-rede e à produção industrial.

Durante o roteiro, os participantes acompanharam experiências ligadas à exportação e ao processamento. A Fider Pescados, do Grupo MCassab, processa cerca de 800 toneladas de peixes por mês.

Mercado em expansão

O diretor da Fider Pescados, Juliano Kubitza, avaliou que o mercado da tilápia segue em expanção. Para ele, o Brasil tem condições naturais favoráveis para se tornar um dos maiores produtores do mundo.

Pelo Paraguai, Adam Leguizamón, diretor de Pesca e Aquicultura do Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, afirmou que as visitas ajudaram a aprofundar os estudos sobre biossegurança e produção em larga escala.

Cidades lindeiras veem impacto local

Prefeitos próximos ao reservatório demonstraram otimismo com a implantação da atividade. O prefeito de Guaíra, Gileade Osti, destacou a qualidade da água existente na região.

O prefeito de Medianeira, Antônio França Benjamin, afirmou que a produção de tilápias poderá ampliar empregos e movimentar a economia dos municípios lindeiros.

A proposta ainda depende da definição dos critérios técnicos e ambientais.

A avaliação reuniu olhares sobre exportação, biossegurança e capacidade produtiva. A intenção é construir um modelo viável, com produção sustentável e aproveitamento do reservatório binacinal da Itaipu.

Com informações de Portal da Cidade.

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Benedito rufino
Benedito rufino
17/05/2026 17:21

No lago de Manso MT ja existe
Esse projeto em Franca expansão.

Romário Pereira de Carvalho

Já publiquei milhares de matérias em portais reconhecidos, sempre com foco em conteúdo informativo, direto e com valor para o leitor. Fique à vontade para enviar sugestões ou perguntas

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x