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Enquanto o mundo avança em Inteligência Artificial e outras tecnologias com impacto econômico direto em suas receitas, o Brasil fala de investimentos em “banheiros públicos” ao invés de “enxugar a máquina pública”.

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 01/12/2024 às 19:30
Atualizado em 02/12/2024 às 04:23
Banheiros públicos inteligência artificial economia governo

Brasil gasta mais com servidores do que investe no futuro: veja os impactos e soluções.

O Brasil tem se destacado internacionalmente, mas não pelos motivos que gostaríamos. Enquanto países desenvolvidos e emergentes investem pesado em Inteligência Artificial (IA), ciência e tecnologia de ponta, nosso país segue uma trajetória oposta. O foco por aqui ainda está em pautas como a construção de banheiros públicos e debates ultrapassados sobre impostos. Afinal, para onde estamos indo com essa mentalidade atrasada?

Neste artigo, vamos analisar como as decisões políticas e econômicas estão moldando o futuro do Brasil, comparando nossos gastos públicos e estratégias com os de outros países. Também discutiremos os impactos do funcionalismo público na economia, a falta de meritocracia e a necessidade urgente de reformas estruturais.

Lula encomenda programa federal para construir banheiros para mais de 4 milhões de brasileiros
Fonte: G1

1. O Contraste Entre o Brasil e o Mundo Desenvolvido

Enquanto nações como os Estados Unidos investem em setores estratégicos como Inteligência Artificial, indústria aeroespacial e criptomoedas, o Brasil parece preso em discussões que não levam o país adiante. Recentemente, o presidente afirmou que construir banheiros públicos é um investimento e não um gasto. Mas será que é isso o que vai impulsionar o Brasil rumo ao desenvolvimento?

O problema não é apenas a falta de visão estratégica, mas também a ausência de uma cultura que valorize inovação e meritocracia. Para se ter uma ideia, em muitos países desenvolvidos, o mercado de trabalho é dinâmico, com baixos impostos e facilidade para contratar e demitir. No Brasil, o foco ainda está no protecionismo estatal e no fortalecimento de sindicatos, o que limita a flexibilidade do mercado e a competitividade das empresas.

2. O Custo Astronômico do Funcionalismo Público no Brasil

O Brasil possui 12,2 milhões de servidores públicos, representando 12,4% da força de trabalho. Em comparação, países como a Dinamarca têm quase 30% de seus trabalhadores no setor público. Mas o problema não é a quantidade, e sim o custo. O Brasil gasta 13,4% do PIB com salários de servidores ativos e inativos, enquanto a média da OCDE é de apenas 9,9%.

Comparação com Outros Países:

  • Chile: 13,1% dos trabalhadores são servidores públicos, mas os gastos representam apenas 6,9% do PIB.
  • México: 3,8% do PIB é destinado ao funcionalismo público, menos da metade do que gastamos.
  • Dinamarca: Apesar de ter quase o triplo de servidores públicos, gasta 15% do PIB, mas com um mercado altamente dinâmico.

Por aqui, essa diferença de custos se deve à estabilidade e aos privilégios concedidos a muitos servidores. No Brasil, 70% dos funcionários públicos têm estabilidade no emprego, enquanto em países desenvolvidos essa prática é limitada a funções essenciais.

3. Super Salários e a Falta de Meritocracia

Além dos altos custos, há também o problema dos super salários. Cerca de 25 mil servidores ganham valores exorbitantes, que juntos custam quase 4 bilhões de reais por ano ao país. Para piorar, grande parte desses salários está concentrada no Judiciário e no Legislativo, que são os mais caros do mundo.

No entanto, os trabalhadores essenciais, como professores e enfermeiros, recebem salários baixos. Isso reflete uma grave desigualdade dentro do setor público, onde o corporativismo vence a eficiência. Não há incentivo para a meritocracia, e muitos cargos oferecem promoções automáticas, independentemente do desempenho.

4. Gastos Públicos e a Crise de Sustentabilidade

Outro dado alarmante é que 40% dos gastos primários do governo são destinados à manutenção dos servidores públicos. Em países como os Estados Unidos e o Reino Unido, essa porcentagem não passa de 26%. Essa diferença drena recursos que poderiam ser investidos em áreas estratégicas, como educação e tecnologia.

Além disso, o Brasil possui um sistema de previdência privilegiada para servidores públicos, com regras mais vantajosas do que as do INSS. Isso aumenta ainda mais o peso do funcionalismo no orçamento e reduz a margem para investimentos.

5. Impactos na Sociedade e no Mercado de Trabalho

Com tantas distorções, o setor privado acaba sendo sufocado. Apenas 43 milhões de brasileiros trabalham na iniciativa privada ou empreendem. Enquanto isso, mais de 56 milhões de pessoas dependem do Bolsa Família, e outros 39 milhões são aposentados ou pensionistas.

Essa dependência do Estado limita o crescimento econômico e a geração de empregos. O Brasil precisa urgentemente de um ambiente mais favorável aos negócios, com impostos reduzidos e maior liberdade para empreender.

6. Lições de Outros Países

A França, conhecida pelo peso do seu Estado, gasta cerca de 60% do PIB com o setor público. No entanto, mesmo lá, a maioria dos servidores pode ser dispensada quando o serviço prestado não é mais necessário. No Brasil, essa flexibilidade é inexistente. Servidores ineficientes permanecem nos cargos, muitas vezes sem realizar nenhuma função relevante.

Na Colômbia e no México, os gastos com funcionalismo público são significativamente menores, apesar de atenderem uma população comparável à brasileira. Isso demonstra que é possível oferecer serviços públicos de qualidade sem comprometer o orçamento.

7. Reformas Necessárias para um Brasil Competitivo

Se o Brasil quiser competir no cenário global, precisa adotar reformas estruturais profundas. Entre as principais medidas estão:

  • Redução do tamanho do Estado: Diminuir a quantidade de cargos e privilégios no funcionalismo público.
  • Promoção da meritocracia: Implementar sistemas que premiem o desempenho e eliminem promoções automáticas.
  • Investimento em tecnologia: Priorizar áreas como Inteligência Artificial, educação científica e indústria de ponta.
  • Flexibilização do mercado de trabalho: Tornar mais fácil contratar e demitir, incentivando a criação de empregos.

8. O Futuro Sob a Gestão Atual

Infelizmente, o governo atual parece seguir na direção oposta. O presidente defende o aumento do tamanho do Estado e o fortalecimento de sindicatos, o que vai contra as reformas implementadas no passado, como a Reforma Trabalhista de 2017. Essas medidas foram essenciais para aumentar a flexibilidade no mercado e reduzir a dependência dos sindicatos.

Se continuarmos nesse caminho, é provável que o Brasil enfrente um futuro de moeda desvalorizada, baixo crescimento econômico e redução da competitividade internacional.

9. Será Que Precisamos Chegar ao Caos para Mudar?

O Brasil tem um potencial enorme, mas continua desperdiçando oportunidades. Precisamos de uma liderança que enxergue além das pautas imediatistas e invista no futuro. Será que precisaremos esperar um colapso, como aconteceu na Argentina, para promover as mudanças necessárias?

Deixe sua opinião nos comentários: você acredita que o Brasil conseguirá superar esses desafios ou continuará preso ao passado?

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Johnhola
Johnhola
01/12/2024 21:38

Toda a razão! Acho que temos muito o que evoluir em temas que realmente nos coloque no caminho do desenvolvimento. Como por exemplo a substituição das fontes de energia baseada em combustíveis fósseis e partir para fontes renováveis e limpas.

UmQualquer
UmQualquer
01/12/2024 22:42

Diga isso aos que não têm banheiros públicos para usar… Uma IA para encontrar a moita mais próxima?!

Frolstty
Frolstty
Em resposta a  UmQualquer
02/12/2024 00:56

Certamente vota em tipos como Nikolas que ficam gastando dinheiro público pra pautas morais…

frolstty
frolstty
02/12/2024 00:55

Fico me perguntando: qual o nível de canalhice ou de ausência de humildade de alguém que acha que resolve problema de um país em 9 tópicos… É preciso maturidade para discutir pontos tão sérios. E há quem aplauda.

Paulo Santana
Paulo Santana
02/12/2024 01:56

Artigo cheio de falácias e contradições. Palavras e clichês soltos sem ligação. A matéria da construção de banheiros se refere a saneamento **** e saúde pública, se contradiz o tempo todo com exemplo de países como a França com um funcionalismo público eficiente e altos impostos.

Denis Glauber Neri Nunes
Denis Glauber Neri Nunes
02/12/2024 03:51

Vamos por partes banheiros públicos são necessários para cidades mais limpas e organizadas se fizerem isso nas grandes cidades tem que ser como no Japão , outra a cultura não se muda da noite para o dia antes de ter banheiros públicos o foco deveria ser no saneamento **** porque milhoes de brasileiros nem banheiro tem em casa , rede de tratamento moderno e sustentável programa de saneamento para todos porque na periferia o esgoto e jogado diretamentenoa córregos e rios e isso e fato nos quando vamos a praia tomamos banho de desejos humanos porque vivem com bandeira de saneamento vermelho salvo algumas praias com bandeiras azul de qualidade da água isso e gastar dinheiro com seriedade , um outro foco seria a questão do funcionalismo público alta concentração de renda nos poderes judiciários e legislativo super salários como se o poder executivo não tive-se profissionais qualificados quer um exemplo um controlador de vooe meteorolostas que ficam em estações e torres de controle cargo que exige alta eficiência e qualificação ganham salários de 5 mil reais brutos e quando chegam os descontos caem para 3 mil reais isso e um absurdo e tantos outros que mereciam um destaque melhor .
A questão da IA ja existe há tempos no Brasil nas grandes universidades isso não e novidade alguma o que precisamos e de regulamentação onde o emprego seja substituído aos poucos por um outro tipo de substituição de humanos máquina que sejam auxiliares e não máquinas com consciência que e algo próximo da realidade e um perigo em potencial estamos no caminho de criar um novo ser quando dominarmos a biomecânica o homem pode se tornar obsoleto e aí sem regulamentação e um tiro no pé .
E por último estabilidade funcional e importante hoje e já e aplicado a questão da gestão da produção e gestão de pessoas dentro do governo o estágio probatório eum deles para quem e servidor 8.112 passa por observação por 3 anos e depois verificam se existe afinidade ao cargo pleiteado existem concursos que são celetistas tipo NaveBrasil , Petrobrás , caixa econômica federal entre tantas outras onde não existe estabilidade .
O que realmente corroe a economia são estes cargos comissionados moeda de troca para partidos políticos super salários ninguém quer ganhar menos de 20k como vereador imagina um deputado estadual um senador então que alimenta o salário de acordo com eles acham 30% e o povo no máximo 5% de aumento então será que temos jeito com essa mentalidade servil , desperdício de comida favelização por falta de políticas públicas o preço dos imóveis e salário mísero empurra a população para as áreas periféricas basta esses políticos quiserem mudar temos um povo sem um norte vivendo a própria sorte com espírito de vira latas aqui e o país mais rico do mundo em todas suas nuances ecológica **** culturais eu amo esse país e não conheço outro melhor nosso país sofre abuso todos os dias sofre muito nenhum partido e a favor do povo e sim de ideologias vai encher nos salários deles um deputado custa em média mais de 1milhao por mês ao povo não tem como dar certo

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Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

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