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Brasil, o país dos trens? Plano ferroviário do governo prevê até R$ 100 BILHÕES em investimentos para as estradas de ferro

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 16/01/2025 às 17:16

Com um investimento de R$ 100 bilhões, o Brasil pode estar à beira de uma revolução no transporte ferroviário. Novos projetos conectando Norte, Nordeste e Sudeste prometem transformar o cenário logístico do país, enquanto trilhos abandonados serão revitalizados.

Por décadas, o transporte ferroviário no Brasil foi relegado ao segundo plano, enquanto rodovias e portos concentravam a maior parte dos investimentos em infraestrutura.

Contudo, uma nova era pode estar surgindo.

O governo federal trabalha nos detalhes finais do ambicioso Plano Nacional de Ferrovias, um projeto que promete mudar o panorama logístico do país com aportes que podem ultrapassar R$ 100 bilhões.

Este plano não apenas visa conectar regiões estratégicas, mas também promete revitalizar um sistema ferroviário que há muito necessita de atenção.

O plano em detalhes

Segundo informações divulgadas pela Folha de S. Paulo, o pacote de concessões ferroviárias será anunciado oficialmente em fevereiro pelo Ministério dos Transportes.

Ele prevê a oferta de cerca de 4.700 quilômetros de ferrovias para a iniciativa privada, abrangendo projetos que cruzam o Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil.

O governo estima que aproximadamente 20% dos custos totais de cada projeto contarão com recursos públicos para garantir sua viabilidade econômica.

Renan Filho, ministro dos Transportes, confirmou à Folha que a recente repactuação dos contratos com empresas como Vale, Rumo e MRS Logística já garantiu um aporte inicial de R$ 21,2 bilhões.

Esses recursos são destinados à construção de novos trechos e à modernização de traçados existentes. Dentre esses acordos, destaca-se o firmado com a Vale, que injetou R$ 17 bilhões no projeto.

“Com a aprovação das repactuações pelo TCU (Tribunal de Contas da União), conseguimos garantir recursos para viabilizar essas concessões.

Historicamente, o poder público tem que entrar com cerca de 20% do orçamento dos projetos ferroviários para que tenham viabilidade econômica.

Agora, poderemos avançar com isso”, afirmou o ministro.

Principais projetos do pacote ferroviário

O Plano Nacional de Ferrovias inclui cinco grandes projetos que prometem transformar o transporte ferroviário no Brasil. Entre eles estão:

Norte-Sul: o trecho entre Açailândia (MA) e o porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA), será concedido à iniciativa privada. Este segmento, de 477 quilômetros, é estratégico para conectar o Norte à malha ferroviária nacional.

Transnordestina: o plano é interligar Eliseu Martins (PI) a Estreito (MA), em um trecho de 600 quilômetros que se conectará à Norte-Sul.

Fico-Fiol: a concessão reúne as ferrovias do Centro-Oeste (Fico) e de Integração Oeste-Leste (Fiol), formando um traçado de 2.400 quilômetros. Este sistema conecta Lucas do Rio Verde (MT) a Ilhéus (BA), cruzando regiões-chave para o agronegócio.

Anel Ferroviário do Sudeste: com 300 quilômetros, este traçado ligará Vitória (ES) a Itaboraí (RJ), conectando a Ferrovia Vitória-Minas à malha da MRS Logística.

Ferrogrão: com 933 quilômetros, ligará Sinop (MT) a Miritituba (PA), facilitando o escoamento do agronegócio para portos no Norte. Apesar de sua importância, este projeto enfrenta desafios relacionados a licenciamento ambiental devido à sua localização em território amazônico.

Problemas e desafios

Enquanto alguns trechos já têm parte das obras concluídas, outros enfrentam entraves significativos.

A Ferrogrão, por exemplo, está judicializada e aguarda aval do Supremo Tribunal Federal (STF) devido a preocupações ambientais.

Além disso, a concessão do traçado Fico-Fiol depende de negociações com a Bahia Mineração, que enfrenta dificuldades financeiras e está em processo de devolução de parte do trecho à União.

O modelo de concessão proposto pelo governo também introduz uma novidade: vencerá a empresa que apresentar menor dependência de recursos públicos, estimulando a competitividade e a eficiência.

Recuperação de trechos abandonados

Outro aspecto importante do plano é a recuperação de 11,1 mil quilômetros de trilhos abandonados, que representam cerca de 36% da malha ferroviária nacional.

Parte desses trechos transformou-se em sucata ao longo dos anos. Agora, o governo busca devolvê-los à operação por meio de indenizações às concessionárias atuais e novas licitações.

Segundo o Ministério dos Transportes, a revitalização de trechos ferroviários abandonados pode trazer ganhos logísticos e ambientais, reduzindo a dependência do transporte rodoviário, que é mais caro e gera mais emissões de carbono.

Um salto no transporte nacional

O plano ferroviário é um passo importante para diversificar os modais de transporte no Brasil.

Em 2023 e 2024, os setores de rodovias e portos avançaram significativamente, com nove concessões rodoviárias e 18 leilões de terminais portuários, somando investimentos de R$ 71 bilhões.

No entanto, o setor ferroviário permaneceu estagnado, com avanços restritos a renegociações contratuais.

Com a implementação do Plano Nacional de Ferrovias, o governo espera atrair investimentos privados, reduzir custos logísticos e impulsionar a competitividade do Brasil no comércio internacional.

Futuro promissor ou desafios à vista?

Apesar do otimismo do governo, muitos desafios ainda precisam ser superados, especialmente no que diz respeito a questões ambientais e financeiras.

Será que o Brasil finalmente dará o salto necessário para transformar suas ferrovias em uma potência logística?

Você acredita que o Plano Nacional de Ferrovias será suficiente para revolucionar o transporte no Brasil ou os desafios ainda são maiores que os investimentos? Deixe sua opinião nos comentários!

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Geraldo Arruda
Geraldo Arruda
18/01/2025 19:59

É o nosso trem rápido de passageiros
Como vai ficar ?……

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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