BR Distribuidora conclui compra da Targus e entra no mercado de energia elétrica

Flavia Marinho
por
-
03-02-2021 12:07:05
em Energia Renovável
energia - BR - energia elétrica - mercado livre

Com o fechamento da aquisição da Targus, a BR Distribuidora oferecerá produtos e serviços relacionados ao mercado livre de energia elétrica

A BR Distribuidora conclui aquisição do Grupo Targus Energia e inicia uma nova fase em busca da diversificação da oferta de produtos. Com o fechamento da operação, a empresa anuncia sua entrada definitiva em um novo segmento: a comercialização de energia elétrica. Petrobras tem aval do Cade e arremata participação da Total em 5 blocos de petróleo no Amazonas

Leia também

A BR tornou-se sócia majoritária do Grupo Targus Energia e, após a conclusão de todos os aportes previstos para até 31 de dezembro próximo, será detentora de 70% do seu capital social.

Além da conclusão da transação, a BR Distribuidora assinou um acordo de acionistas de 15 anos com os atuais sócios da Targus prevendo opções de compra para a aquisição dos 30% restantes de participação.

Além do mix com que já trabalha, com o fechamento da aquisição da Targus, a BR Distribuidora oferecerá produtos e serviços relacionados ao mercado livre de energia, produtos de geração distribuída e, também, soluções ligadas ao futuro mercado livre de gás.

A novidade atende as áreas de B2B e de rede de postos da companhia. Será possível ofertar os novos produtos para aproximadamente 14 mil grandes clientes da BR dos mais variados segmentos, assim como todos os quase 8 mil postos da rede da companhia.

A BR, via Targus, oferecerá suporte integral em todas as etapas para a migração para o mercado livre, desde a adequação do sistema de medição até adesão à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. Também será oferecida assessoria regulatória, gerenciamento da eficiência energética e proposta de ações de sustentabilidade.

A BR também atuará como fornecedora de energia de seus clientes, sempre buscando customizar as características para se adequar ao perfil de consumo de cada um, que poderão inclusive contar com uma economia garantida pela BR. Além dos produtos tradicionais, a BR vai possibilitar ao cliente ser um consumidor varejista.

Esse consumidor possui um cadastro simplificado dentro da CCEE, com todas as obrigações operacionais sendo de responsabilidade da própria BR. Este modelo é uma alternativa para os clientes que desejam acessar os benefícios do ACL, mas com uma contratação mais simplificada.

A BR oferecerá aos clientes com um menor consumo de energia, principalmente àqueles conectados em baixa tensão, a possibilidade de ter acesso direto a energia de fontes renováveis, principalmente solar e pequenas centrais hidrelétricas.

Fundada em 2017, a Targus Energia possui cerca de 200 unidades consumidoras em sua carteira, tendo negociado 3,9 mil gigawatts-hora (GWh) em 2019, obtendo um faturamento próximo de R﹩ 900 milhões. A empresa iniciou sua operação com atividades de compra e venda de energia no ambiente de contratação livre e tem expandido para os segmentos de geração distribuída e gestão energética de consumidores e geradores no ACL.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.
fwefwefwefwefwe