BNDES anuncia financiamento de complexo de usina solar em Minas Gerais. Investimento será bilionário na região
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou que irá financiar a implementação de 14 usinas fotovoltaicas para a geração de energia elétrica no município de Janaúba, em Minas Gerais. O projeto de geração de energia solar faz parte da primeira parte do complexo Janaúba.
Com o investimento, é esperado que as usinas gerem um total de 700 megawatts de energia limpa, podendo abastecer até 933 mil residências. O investimento do BNDES deve fazer com que o complexo de Janaúba seja a maior do segmento em construção na América Latina.
O financiamento do BNDES nas 14 Sociedades de Propósito Específico (SPE) será de R$ 1,47 bilhão, que equivale a 72% do investimento total de R$ 2,04 bilhões. O investimento irá ocorrer de forma direta, através do BNDES Finem. A BNDES falou sobre os investimentos nas suas redes sociais.
-
Alerta da Anvisa: agência proíbe azeite clandestino Los Nobles e suplemento com propaganda enganosa e composição desconhecida
-
Setor da construção cresce mais que o PIB e sofre com falta de mão de obra: quais cursos podem te garantir uma vaga em 2025?
-
A Tesla é investigada por portas que não abrem por fora, enquanto a NHTSA monitora casos de pessoas presas que não conseguem sair após acidentes
-
Economista critica a transição energética baseada no mercado de carbono
Ver essa foto no Instagram
As SPEs já foram batizadas, sendo chamadas nesta sequência: Janaúba I Geração Solar Energia S.A., Janaúba II Geração Solar Energia S.A. até a Janaúba XIV. As usinas pertencem a Elera Renovaveis, braço de energia da gestora de ativos Brookfield, do Canadá.
Mais detalhes de onde será investido o dinheiro financiado pelo banco
O investimento do BNDES envolve, principalmente, a compra de módulos fotovoltaicos. Esses painéis, que captam a irradiação solar, também precisam de trackers, sistema que orienta o ângulo das placas em relação ao sol. O dinheiro também será investindo na aquisição de inversores, equipamento que armazena e distribui a energia solar gerada pelos painéis.
“O apoio ao Complexo Fotovoltaico Janaúba demonstra o compromisso do BNDES com projetos que ampliem a participação das fontes renováveis na matriz energética brasileira. Além de gerar emprego e renda no entorno, o projeto concilia a preservação do meio-ambiente com o desenvolvimento do país”, disse Petrônio Cançado, diretor de Crédito e Garantia do BNDES.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.