BNDES anuncia financiamento de complexo de usina solar em Minas Gerais. Investimento será bilionário na região
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou que irá financiar a implementação de 14 usinas fotovoltaicas para a geração de energia elétrica no município de Janaúba, em Minas Gerais. O projeto de geração de energia solar faz parte da primeira parte do complexo Janaúba.
Com o investimento, é esperado que as usinas gerem um total de 700 megawatts de energia limpa, podendo abastecer até 933 mil residências. O investimento do BNDES deve fazer com que o complexo de Janaúba seja a maior do segmento em construção na América Latina.
O financiamento do BNDES nas 14 Sociedades de Propósito Específico (SPE) será de R$ 1,47 bilhão, que equivale a 72% do investimento total de R$ 2,04 bilhões. O investimento irá ocorrer de forma direta, através do BNDES Finem. A BNDES falou sobre os investimentos nas suas redes sociais.
-
Indústria aposta na remediação ambiental para recuperar solos e águas contaminadas
-
Veja como será a mega passarela de 134 km exclusiva para romeiros a pé e de bicicleta até o Santuário Nacional de Aparecida
-
Eram ‘brutos’, baratos e foi febre nacional — mas, afinal, o que aconteceu com a CBT, a maior fabricante de tratores do Brasil?
-
Com 400 km² de salinas e produção de mais de 4 milhões de toneladas por ano, o “Império do Sal Brasileiro” funciona 24h, exporta para vários continentes e transforma o Nordeste em potência global da indústria mineral
Ver essa foto no Instagram
As SPEs já foram batizadas, sendo chamadas nesta sequência: Janaúba I Geração Solar Energia S.A., Janaúba II Geração Solar Energia S.A. até a Janaúba XIV. As usinas pertencem a Elera Renovaveis, braço de energia da gestora de ativos Brookfield, do Canadá.
Mais detalhes de onde será investido o dinheiro financiado pelo banco
O investimento do BNDES envolve, principalmente, a compra de módulos fotovoltaicos. Esses painéis, que captam a irradiação solar, também precisam de trackers, sistema que orienta o ângulo das placas em relação ao sol. O dinheiro também será investindo na aquisição de inversores, equipamento que armazena e distribui a energia solar gerada pelos painéis.
“O apoio ao Complexo Fotovoltaico Janaúba demonstra o compromisso do BNDES com projetos que ampliem a participação das fontes renováveis na matriz energética brasileira. Além de gerar emprego e renda no entorno, o projeto concilia a preservação do meio-ambiente com o desenvolvimento do país”, disse Petrônio Cançado, diretor de Crédito e Garantia do BNDES.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.