1. Início
  2. / Construção
  3. / BNDES anuncia financiamento de maior complexo de energia solar da América Latina; mais de 1.200 empregos serão gerados
Tempo de leitura 3 min de leitura

BNDES anuncia financiamento de maior complexo de energia solar da América Latina; mais de 1.200 empregos serão gerados

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 22/05/2021 às 13:35
energia solar geração de energia BNDES
Foto: Elera Renováveis

BNDES anuncia financiamento de complexo de usina solar em Minas Gerais. Investimento será bilionário na região

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou que irá financiar a implementação de 14 usinas fotovoltaicas para a geração de energia elétrica no município de Janaúba, em Minas Gerais. O projeto de geração de energia solar faz parte da primeira parte do complexo Janaúba. 

Com o investimento, é esperado que as usinas gerem um total de 700 megawatts de energia limpa, podendo abastecer até 933 mil residências. O investimento do BNDES deve fazer com que o complexo de Janaúba seja a maior do segmento em construção na América Latina

O financiamento do BNDES nas 14 Sociedades de Propósito Específico (SPE) será de R$ 1,47 bilhão, que equivale a 72% do investimento total de R$ 2,04 bilhões. O investimento irá ocorrer de forma direta, através do BNDES Finem. A BNDES falou sobre os investimentos nas suas redes sociais.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por BNDES (@bndesgovbr)

As SPEs já foram batizadas, sendo chamadas nesta sequência: Janaúba I Geração Solar Energia S.A., Janaúba II Geração Solar Energia S.A. até a Janaúba XIV. As usinas pertencem a Elera Renovaveis, braço de energia da gestora de ativos Brookfield, do Canadá. 

Mais detalhes de onde será investido o dinheiro financiado pelo banco

O investimento do BNDES envolve, principalmente, a compra de módulos fotovoltaicos. Esses painéis, que captam a irradiação solar, também precisam de trackers, sistema que orienta o ângulo das placas em relação ao sol. O dinheiro também será investindo na aquisição de inversores, equipamento que armazena e distribui a energia solar gerada pelos painéis. 

O apoio ao Complexo Fotovoltaico Janaúba demonstra o compromisso do BNDES com projetos que ampliem a participação das fontes renováveis na matriz energética brasileira. Além de gerar emprego e renda no entorno, o projeto concilia a preservação do meio-ambiente com o desenvolvimento do país”, disse Petrônio Cançado, diretor de Crédito e Garantia do BNDES.

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos