Parques de energia eólica do RN que produzirão energia renovável para 242 mil residências tem financiamento aprovado pelo BNDES

Valdemar Medeiros
por
-
04-03-2021 17:46:40
em Energia Renovável
Energia eólica - Energia renovável - BNDES - RN Parque de energia eólica

Serão mais de R$ 417 milhões do BNDES para o financiamento dos parques de energia eólica e fortalecimento da indústria de energia renovável do RN

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES aprovou esta semana dois financiamentos que serão destinados à construção dos parques de energia eólica Ventos de Santa Martina 01 e Ventos de São Januário 23, que ficarão localizados nos municípios de Caiçara do Rio do Vento e Ruy Barbosa, no estado do Rio Grande do Norte – RN. O valor do crédito investido na indústria de energia renovável será de R$ 417 milhões.

Leia também

Detalhes do financiamento do BNDES e obras dos parques de energia eólica

Os dois parques de energia eólica juntos somam cerca de 121,8 MW de capacidade instalada e eles irão produzir energia renovável equivalente ao consumo de 242 mil residências, gerando em torno de 775 empregos, tanto diretos, como indiretos.

Estes empreendimentos de energia renovável pertencem ao grupo Casa dos Ventos e também fazem parte do Complexo de energia Eólica Rio do Vento, cuja primeira fase já se encontra em construção. Estima-se que, quando já estiver em plena operação comercial, será capaz de superar a marca de 1 GW, podendo se tornar um dos maiores complexos eólicos do Brasil e do mundo.

Benefícios ao meio ambiente e população do RN com investimentos no mercado de energia renovável

A geração de energia renovável e limpa que esses dois novos parques eólicos produzirão, poderá evitar que cerca de 1,3 milhão de toneladas de gás carbônico em gases de efeito estufa sejam lançados na atmosfera anualmente. Mas um grande contribuinte para que sejam perceptíveis os benefícios dessa energia não poluente, segundo estudos, seria necessário o plantio de 9 milhões de árvores para neutralizar essa quantidade de gás carbônico.

Durante as obras, parte dos recursos financiados pelo BNDES serão aplicados na aquisição de aerogeradores nacionais. Esses equipamentos são responsáveis por converter a energia dos ventos em eletricidade.

Outra parte dos recursos irão para o investimento nas obras civis, sistemas de eletromecânica e a construção das linhas de transmissão associadas aos parques.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.