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BMW lança nova moto elétrica sem necessidade de CNH, com foco no preço baixo e autonomia

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 06/09/2021 às 10:41
Atualizado em 24/10/2021 às 12:07
BMW - moto elétrica - CNH - autonomia
Nova moto elétrica da MW, CE 02 antecipa as formas de um modelo voltado para o público jovem – créditos: BMW/Divulgação
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Conceito da nova moto elétrica da BMW que não precisa de CNH promete ser focada no preço baixo e em jovens da faixa etária de 16 anos

A BMW apresentou sua nova moto elétrica que não precisa de CNH e promete velocidade máxima de até 90 km/h com foco no preço baixo. A moto elétrica recebeu o nome de BMW CE 02, que embora não entre na categoria de scooter, também não pertence ao grupo de motocicletas. O novo conceito apresentado pela marca alemã não deverá exigir uma carteira de habilitação para ser pilotada, a fim de ser voltada aos adolescentes e jovens na faixa dos 16 anos.

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A moto elétrica da BMW pesa cerca de 120 kg e é voltada para rodar em ambientes urbanos. O modelo que promete atrair o publico jovem possui rodas de 15 polegadas em forma de disco, um assento plano e baixo para atrair até aqueles que nunca pilotaram.

A CE 02 ainda conta com elásticos na coluna de direção que pode ser utilizada para transportar objetos diários. Já suas pedaleiras possuem um formato de suporte, que serve para carregar um skate e pode funcionar como um apoio para os pés.

O design do modelo, que não exige CNH, mostra os detalhes de alta qualidade e refinamentos técnicos em uma inspeção mais detalhada. A luz vem de um farol quadrado preto com quatro elementos de LED distintos como faróis dianteiros. A luz traseira é feita por duas pequenas folhas de LED transparentes que são colocadas à esquerda e direita do banco traseiro.

Moto elétrica com foco no público jovem pode atingir até 90km/h

Contando com um motor elétrico de 11 kW, o modelo da BMW pode alcançar uma velocidade máxima de até 90 km/h. Sua bateria, apesar de não ser detalhada, deverá oferecer uma autonomia de 90 km em uso urbano.

De acordo com a marca alemã, a potência do motor e o seu torque de 85 Nm permitem uma rápida aceleração em semáforos e sua autonomia e velocidade permitem uma boa viagem mesmo com um trânsito intenso.

Uma tela colorida no guidão proporciona a funcionalidade básica de exibição. Além disso, o painel é conectado através de um chicote de cabos visível para que a tecnologia e a modernidade do modelo da BMW sejam ressaltadas. Combinando com o braço oscilante e as rodas de disco, os elementos como a correia de transmissão, o guidão e o garfo enfatizam o caráter urbano e moderno da moto-conceito em detalhes.

Atualizações recentes sobre a moto elétrica da BMW

O vice-presidente da ABVE destaca que veículo apresentado tanto no Brasil quanto na Europa jamais poderá ser pilotado por pessoas que não possuem uma carteira de habilitação. Ao ser homologado este veículo deverá ser enquadrado como um L3 (moto) e não um L1B (Ciclomotor) dado sua motorização de 11kW e velocidade máxima de 90 Km/h.

Cabe ressaltar que tanto na Europa como nos Estados Unidos todos os veículos demandam que a pessoa seja habilitada o que deferência é o tipo de habilitação e a idade do condutor. Assim um jovem de 14 ou 16 anos de idade poderá pilotar um ciclomotor (veículo homologado como sendo da categoria L1B, caracterizado por motor limitado a 50cc ou 4000W (4kW) e velocidade limitada a 45/50 Km/h) se portar uma permissão para pilotar o veículo – equivalente a nossa ACC.

Este mesmo ciclomotor poderá ser pilotado por portadores de habilitações não especificas (especialmente para motos) se portarem habilitações tipo B ou C além de outras da categoria L3 desde que com menos de 125cc.

Conceito de moto elétrica da BMW pode sair do papel

A moto da marca alemã será uma das atrações da BMW na IAA Mobility 2021, o antigo salão de automóveis que agora é um evento focado em mobilidade urbana. Antes, o evento era realizado em Frankfurt, mas este ano será realizado em Munique.

Apesar de ainda ser um conceito, a moto elétrica CE 02 já possui formas que estão bem perto de um modelo pronto para a produção final. O mesmo aconteceu com a CE 04, scooter maior que surgiu como conceito Definition CE 04 em 2020 e já está sendo vendida neste ano. Tudo aponta que deverá acontecer o mesmo com a CE 02, que possui menor autonomia, motor menos potente e que não exige CNH.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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