BMW desenvolve estação de recarga movida a energia solar para carros elétricos no Brasil

Valdemar Medeiros
por
-
10-08-2021 11:18:00
em Logística e Transporte
BMW - carros elétricos - energia solar Projeto com universidade e empresas parceiras dá destinação também a baterias usadas – créditos: BMW Group

A BMW está desenvolvendo no Brasil, uma estação de recarga para carros elétricos movida a energia solar que reutiliza baterias usadas de outros modelos da marca

O BMW Group Brasil criou uma estação de abastecimento para carros elétricos que não necessita de uma rede pública de energia elétrica. O sistema é alimentado por energia solar, livre da rede pública de energia, e ainda consegue proporcionar uma segunda vida às baterias de alta voltagem.

Leia outras noticias relacionadas

BMW cria sistema de recarga para carros elétricos alimentado por energia solar

BMW cria sistema de recarga para carros elétricos alimentado por energia solar

O desenvolvimento foi realizado por um time do BMW Group Brasil e outros parceiros locais como o Centro de Pesquisa Estratégica em Energia solar da UFSC. Além desta entidade, estão envolvidos no projeto, o Grupo Solvi, responsável pela coleta de baterias usadas nas concessionárias da marca e também a Energy Source, que atua na fabricação e montagem de sistemas de armazenamento de energia com baterias usadas e recicladas.

De acordo com o Diretor de Suporte ao Cliente do BMW Group Brasil, Márcio Fonseca Filho, o futuro da mobilidade será dos carros elétricos e o desenvolvimento de uma infraestrutura, como essa de energia solar, é fundamental.

Com o projeto, é possível adquirir uma solução totalmente sustentável e única que permitirá aos clientes abastecerem a bateria dos seus carros elétricos de forma limpa.

Estação de recarga movida a energia solar promete revolucionar o mercado

O sistema de recarga da BMW foi criado a partir de baterias antigas retiradas de modelos BMW i3, primeiro modelo elétrico a chegar ao mercado brasileiro. O veículo foi desenvolvido com uma bateria de alta voltagem composta por vários módulos que permitem um acesso rápido e troca individual de cada módulo em caso de conserto. No caso de necessidade de substituição, as baterias podem ser reutilizadas para este tipo de recarga, antes de serem recicladas.

A estação de carregamento utiliza oito conjuntos de painéis de energia solar. Os módulos são acoplados a um inversor, que alimenta os carros elétricos através de um carregador e também monitora a energia produzida pelas placas.

Testes do carregador da BMW são positivos

Os primeiros testes do projeto da empresa foram satisfatórios, aumentando a autonomia de um modelo elétrico em 100km em apenas duas horas de recarga. Esse resultado abre portas para a ideia do uso de pontos de recarga móveis em eventos ou em locais mais distantes que não possuem acesso à rede elétrica pública.

Além disso, já estão sendo realizados novos testes para que a capacidade de armazenamento seja ampliada e o tempo de recarga seja diminuído. Outro benefício do projeto é a utilização da energia solar e a prolongação da vida útil das baterias elétricas.

Vale ressaltar que o BMW Group Brasil, que evitou o descarte de baterias usadas, passou a reaproveita-las no Brasil. Essa iniciativa reforça o compromisso da BMW em se responsabilizar com um futuro da mobilidade sustentável. Até 2030 a empresa reduzirá a emissão de gás carbônico por veículo em 80% na produção, 40% na utilização e 20% nos fornecedores, se comparado com o ano de 2019.  

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe