BMW lança bateria que armazena energia solar, que pode ser usada em residências

Valdemar Medeiros
por
-
14-06-2021 12:11:39
em Energia Renovável
BMW - bateria - energia solar - residências Baterias residenciais da BMW – créditos VOX

Promovendo mais sustentabilidade para o mundo, a BMW fecha parceria com a Solarwatt para a fabricação de um sistema de baterias que armazenam a energia solar e podem alimentar uma residência inteira

Tendo em vista a forte ligação dos carros elétricos com fontes renováveis, a BMW fechou uma parceria com a Solarwatt, que atua com energia solar para produção de baterias residenciais. Da parceria surgiu o Battery flex, um sistema de armazenamento doméstico que utiliza os componentes das baterias que são fornecidos pela montadora.

Leia também

Conheça melhor as baterias que armazenam energia solar

Usuário das baterias residências faz demonstração de funcionamento

Depois de coletada e armazenada, a energia solar pode ser utilizada para abastecer residências e as baterias dos carros elétricos da BMW. A Battery flex estará disponível no mercado até o fim do ano. O acordo das duas empresas prevê que a BMW forneça componentes de baterias que são utilizadas nos carros elétricos para a Solarwatt, que pretende desenvolver e fabricar os produtos de armazenamento de energia solar. O sistema de armazenamento da energia nas baterias tem capacidade total entre 4,8 a 240 kWh.

As empresas afirmaram que o projeto irá integrar de forma perfeita com os sistemas de energia solar já existentes, tanto de corrente alternada, quanto de corrente contínua. Os componentes individuais pesarão cerca de 25 quilos, permitindo uma instalação e manutenção simples do acumulador.

O download das atualizações será feito de forma automática, tendo apenas que conectar o sistema na internet. Além de tudo isso, a BMW e a Solarwatt tem o objetivo de reduzir o consumo de eletricidade, dar benefícios aos clientes na conta de luz e, principalmente, reduzir as emissões de dióxido de carbono, cumprindo sua responsabilidade com a sustentabilidade.

Empresas se pronunciam sobre o novo projeto das baterias de energia solar

De acordo com o chefe de sistemas de acionamento para clientes industriais e remanufatura da BWM, Eric Hamm, a empresa está muito animada e satisfeita com a parceria da Solarwatt, pois ela promete gerar uma contribuição positiva para aproximar a energia solar com os carros elétricos. Ele afirma que a BMW atribui uma grande importância na garantia que sejam respeitados todos os aspectos sociais e globais em suas cadeias de suprimentos.

Já o número um da Solarwatt, Stefan Quandt, afirma que a empresa de energia solar produz de forma sustentável e pode garantir que a sua cadeia de abastecimento seja gerenciada de forma que os aspectos sociais e ecológicos entrem em vigor, aumentando o corte de custos e melhorando a autossuficiência das famílias.

A Solarwatt também prevê investimentos de 100 milhões de euros, até o ano de 2025, em linhas de produção para complementar o sistema de baterias, com um software inteligente, que ficará responsável por gerir os fluxos de energia elétrica pela residência.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.