BMW ainda vai contra a maré e aposta no uso do hidrogênio, porém, a Volkswagen e Tesla, do bilionário Elon Musk, descartaram completamente a possibilidade
A empresa BMW busca acelerar a sua mudança para conseguir uma mobilidade cada vez mais sustentável. A empresa anunciou, recentemente, que o hidrogênio será uma peça fundamental para atingir as suas matas climáticas até 2030. Porém, o pensamento da BMW está em contraste com o que pensa a Tesla e Grupo Volkswagen (VW em relação ao uso do hidrogênio na mobilidade sustentável).
Veja ainda
Ao mesmo tempo que os governos do mundo todo já buscam maneiras de pressionar as empresas a abandonar o uso de motores a combustão, os veículos elétricos se tornam a grande aposta global. Porém, o hidrogênio também é uma aposta, mesmo que esteja ainda muito distante.
Recentemente, o grupo BMW sediou o Central German Hydrogen Summit, em evento localizado na sua sede, na Alemanha. O evento mostrou mais uma vez o forte apoio do grupo no uso do hidrogênio.
- Explorando o Poder do Hidrogênio Verde: Estratégias e Parcerias Sustentáveis.
- Schneider Electric Revoluciona Gestão de Energia Residencial com Inteligência Artificial para Otimização e Sustentabilidade.
- MTR Solar revoluciona a captação de energia solar em 39 usinas da Ineer Energia com 132 MW de tecnologia de automação e controle remoto
- O maior gerador solar do planeta está revolucionando o setor de energia: 500.000 espelhos, 392 MW e fornecimento para 140 mil casas
‘’Nossa visão é descarbonizar totalmente a produção, substituindo os combustíveis fósseis por combustíveis futuros na forma de hidrogênio verde’’, destacou o Grupo BMW. A empresa também anunciou que já usa o hidrogênio na sua fábrica para movimentar tratores e máquinas.
A BMW também afirmou que espera lançar, no ano que vem, um SUV com célula de combustível a hidrogênio. Essa é uma forma da empresa mostrar que a BMW está apostando no hidrogênio também em nível comercial, não somente nas suas fábricas, de baixo dos galpões da BMW.
Concorrentes não pensam da mesma forma
Tanto a Volkswagen, quanto a Tesla não aposta nenhum pouco no futuro do hidrogênio como um possível substituto dos combustíveis fósseis. No mês passado, Herbert Diess, CEO da Volkswagen, criticou duramente a ideia do uso do hidrogênio. Além disso, ele destacou que a empresa está focada em produção de veículos elétricos.
“Embora sejam maravilhosamente versáteis, eles não se podem esperar que substitua os combustíveis fósseis em grande escala,” e “A decisão do Grupo Volkswagen é clara: como um fabricante de grande porte, está se concentrando em carros elétricos movidos a bateria para as massas”.
Elon Musk, CEO da Tesla, respondeu o Tweet do CEO da Volskwagem, afirmando que concorda completamente com o colega, além de chamar essa ideia de “burra’’: “Diess está certo. O hidrogênio é uma forma incrivelmente burra de armazenamento de energia para carros. Quase não vale a pena considerá-lo para um estágio superior de foguete, que é seu uso mais atraente.”