Início BMW inicia obras da primeira fábrica de automóveis com emissões zero de CO2

BMW inicia obras da primeira fábrica de automóveis com emissões zero de CO2

8 de junho de 2022 às 12:47
Compartilhe
Siga-nos no Google News
BMW - carros elétricos - CO2 - fábrica - automóveis
Planta da nova fábrica da BMW – Imagem: Divulgação/BMW Group

A BMW já deu início às obras de construção da primeira fábrica de automóveis zero emissões de CO2. A planta terá cerca de 400 hectares e não utilizará nenhum tipo de combustível fóssil.

Na Hungria, mais precisamente em Debrecen, a BMW está começando as obras da primeira fábrica da montadora de veículos com zero emissões de CO2. As obras do empreendimento começaram após um investimento de mais de 1 bilhão de libras, o equivalente a R$ 5,1 bilhões. A nova fábrica tem como um dos focos a produção em série a partir da plataforma Neue Klasse totalmente elétrica em 2025.

Fábrica zero emissões de CO2 da BMW conta com 400 hectares

De acordo com o membro do Conselho de Administração da montadora, Milan Nedeljkovic, a unidade é de última geração no quesito de flexibilidade, digitalização e sustentabilidade em todo o setor automotivo. Além disso, a nova fábrica zero emissões de CO2 da BMW deve apresentar uma competência completa de veículos, com oficina de prensa, oficina de pintura, além de montagem e outros trabalhos.

Artigos recomendados

A planta está sendo construída em um terreno de mais de 400 hectares ao noroeste da cidade húngara e terá uma capacidade de produção de 150 mil unidades de veículos totalmente elétricos anualmente.

Trabalhe no Setor Eólico do Brasil

Em composição SUV ou sedan de luxo de médio porte, esses primeiros modelos na base Neue Klasse estarão disponíveis no setor da Série 3 assim que saírem da linha de montagem, tudo seguido de metas claras da montadora para a sustentabilidade. De acordo com Nedeljkovic, as emissões de CO2 por carro fabricado são nulas, provando que a determinação e a inovação são suficientes para a fabricação sustentável de veículos. 

Nova fábrica da BMW dispensa o uso de combustíveis fósseis

Um elemento chave para a nova unidade de produção zero emissões da BMW neste sentido é a completa ausência de combustíveis fósseis. De acordo com o executivo, a empresa não utilizará gás natural, nem mesmo petróleo, e fornecerá toda a energia necessária exclusivamente de fontes de energia limpa.

Debrecen dará uma grande contribuição para atingir a redução de 80% nas emissões de CO2 em sua produção, que tem como meta para 2030. Grande parte da energia demandada pela fábrica zero emissões da BMW será produzida por grandes sistemas de painéis solares, enquanto o ambiente e sistemas de refrigeração do local serão monitorados através de inovações inteligentes para obter uma melhor eficiência.

O restante será obtido de forma regional, por meio de energias totalmente sustentáveis. Além disso, também estão em andamento análises sobre o uso de energia geotérmica. 

Montadora utilizará tecnologias jamais vistas na indústria

A fábrica zero emissões da BMW em Debrecen utilizará tecnologias inovadoras que a empresa afirma que nunca foram utilizadas antes no mercado, principalmente no setor de pintura.

A nova planta da empresa utilizará tecnologias movidas a energia elétrica para substituir o uso de fornos a gás nesse acabamento. Outro grande destaque na produção zero emissões de CO2 da nova unidade é a circularidade consistente, isto é, tem como foco o reuso de restos de metal e limalhas de moagem e prensagem, por exemplo.

A montadora da Alemanha também afirma que fará uso de novas abordagens para a digitalização da planta e, inclusive agora, à medida que a fábrica tem suas obras avançadas, haverá uma colaboração com a empresa americana NVidia e também o uso do seu software de planejamento Omniverse, desenvolvido em conjunto.

O espectro de aplicativos digitais também contará com tecnologias como computação de bordo, tecnologias de localização 5G, análise de dados e sistemas autônomos de logística com base em dados de inteligência artificial.

Relacionados
Mais recentes