Início Base de Alcântara, localizada a 32 km de distância da capital do Maranhão, terá empresas operando no espaçoporto ainda este ano

Base de Alcântara, localizada a 32 km de distância da capital do Maranhão, terá empresas operando no espaçoporto ainda este ano

16 de março de 2022 às 10:31
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Alcântara - Base de Alcântara - espaçoporto - Maranhão - empresas
A base de Alcântara é situada em uma localização geográfica privilegiada, que gera economia de combustível espacial em lançamentos. (Foto: Reprodução)

A base de Alcântara está prestes a inaugurar um espaçoporto no Maranhão com a promessa de expansão de negócios e novas tecnologias.

Há mais de 20 anos em construção na base de Alcântara, no Maranhão, um espaçoporto, estrutura que torna possível a aterrissagem e lançamento de veículos e módulos espaciais tripulados ou não, está bem perto de se tornar realidade no Brasil. A informação foi anunciada pelo coronel Carlos Augusto Moura, presidente da agência espacial brasileira (AEB), nesta segunda-feira (14). De acordo com o presidente, o Brasil conta com diversas características essenciais que permitem com que o espaçoporto funcione.

Leia outras noticias relacionadas

Base de Alcântara é o melhor local para o espaçoporto

A base está situada a 32 km de São Luís, capital do Maranhão, e conta com uma localização privilegiada, gerando economia de combustível espacial em lançamentos. Segundo o Presidente, a base de Alcântara é um dos melhores locais do mundo para a realização dos lançamentos espaciais do espaçoporto, não só por seu posicionamento geográfico mas também pela sua logística.

Tanto empresas nacionais quanto internacionais estão interessadas em utilizar os benefícios da base e a expectativa é que já no segundo semestre deste ano as  empresas já estejam operando no espaçoporto de Alcântara, no Maranhão. O Brasil, além de possuir uma ótima logística, ainda se tornou um fabricante de satélites de comunicação e monitoramento como, por exemplo, o Amazonia-1, lançado no início do último ano.

Trabalhe no Setor Eólico do Brasil

O presidente também destaca que o início das operações do espaçoporto, na base de Alcântara, tratará de oportunidades e desenvolvimento para as comunidades da região que recebem benefícios pela criação de novas necessidades. Moura afirma que todo empreendimento conta com poder de irradiação, transbordamento e benefícios locais tanto na parte de logística quanto na parte de formação de mão de obra. A estrutura na base de Alcântara será o irradiador do novo polo de tecnologia tanto na região quanto na capital do Maranhão.

Por que Alcântara conta com uma posição estratégica?  

A base de Alcântara no Maranhão é uma das mais estratégicas e privilegiadas de todo mundo devido ao seu aspecto financeiro, já que, enviar algo ao espaço a partir da base significa uma economia de até 30% de combustível. E a explicação para isso é bem simples, o que acontece é que a velocidade de rotação do planeta é maior nas áreas próximas ao Equador em relação ao restante da terra, o que pode ser utilizado como o impulso extra ao foguete ou satélite lançado.  

Países planejam levar a primeira mulher à Lua  

Com intuito de marcar aniversário de 55 anos da primeira missão à lua, Foi desenvolvido o projeto Artemis, que tem como objetivo levar a primeira mulher a lua até 2024. Segundo o presidente da AEB, o Brasil terá uma posição estratégica nesta iniciativa tendo em vista que é parceiro dos Estados Unidos e de outros países.

Através do projeto, o Brasil poderá apoiar cientistas, universidades e gerar novas oportunidades para empresas brasileiras que poderão atuar no setor tendo em vista que haverá uma demanda de tráfego espacial constante após a construção de bases fixas na lua.

De acordo com Moura, as pessoas precisarão construir, tratar o lixo, morar, se alimentar, entre outras atividades básicas. Indo de acordo com isso, o país é uma grande potência em alimentos, energia limpa e outros recursos. A expectativa é que há nichos preferenciais que o Brasil pode focar inclusive o de mineração. O projeto Artemis abrirá uma nova página na história espacial do Brasil.

Relacionados
Mais recentes