1. Início
  2. / Marítimo
  3. / Astrid Maersk: Lançamento épico do 2º navio movido a metanol
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Astrid Maersk: Lançamento épico do 2º navio movido a metanol

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 17/04/2024 às 13:56
A Maersk lançou o segundo navio porta-contêineres movido a metanol do mundo em Yokohama, Japão. O Astrid Maersk faz parte de uma encomenda de 18 navios, impulsionando a transição para uma indústria marítima mais sustentável.
Fonte: shipspotting.com

A Maersk lançou o segundo navio porta-contêineres movido a metanol do mundo em Yokohama, Japão. O Astrid Maersk faz parte de uma encomenda de 18 navios, impulsionando a transição para uma indústria marítima mais sustentável.

Em uma cerimônia realizada em Yokohama, no Japão, a Maersk deu mais um passo em direção à sua visão de uma indústria mais sustentável, batizando o segundo grande navio porta-contêineres movido a metanol do mundo. Segundo as informações divulgadas pela própria companhia na última quarta-feira, (10/04), o navio foi nomeado como Astrid Maersk. Além de ser o segundo de uma encomenda de 18 embarcações desse tipo, marcando um marco significativo para a empresa dinamarquesa.

O lançamento do Astrid Maersk

Com uma entrega programada entre 2024 e 2025, a nova frota de navios representa não apenas uma expansão das capacidades da Maersk, mas também um avanço em direção à descarbonização do transporte marítimo.

Esses navios têm o potencial de navegar com metanol verde, um combustível que oferece uma alternativa mais limpa aos combustíveis fósseis tradicionais, representando um avanço na transição energética do setor.

O diretor-geral da Maersk no Nordeste da Ásia, Toru Nishiyama, demonstrou entusiasmo e observou grande potencial na parceria entre a empresa e a comunidade japonesa.

Nishiyama destaca ser um momento importante para alcançar as metas da empresa em relação à sustentabilidade e chegar ao net zero até 2040.

Destacando o potencial de colaboração para minimizar o impacto ambiental e climático das operações, ao mesmo tempo em que impulsiona o crescimento econômico na região.

Metanol Verde: A nova Era da navegação marítima

Com metas de curto prazo estabelecidas para 2030, a Maersk visa uma progressão constante em direção ao avanço ambiental.

Esse investimento destaca a empresa na busca de reduzir sua pegada de carbono e apoiar seus clientes na consecução de objetivos com menores impactos ambientais. 

Cada vez mais, as empresas mundiais estão se comprometendo em colaborar para o enfrentamento de desafios globais de sustentabilidade em suas produções.

A Maersk não fica atrás disso com uma frota de 25 navios porta-contêineres com motores biocombustíveis com capacidade de navegar com metanol verde.

Em menos de um ano, a empresa anunciou três desses navios, o Laura Maersk, o Ane Maersk e agora o Astrid Maersk. 

Sobre a Maersk

A Maersk é uma das maiores empresas de transporte e logística do mundo, sediada na Dinamarca.

Fundada em 1904, a empresa expandiu-se para diversos setores, incluindo transporte marítimo, portos, logística terrestre e serviços de petróleo e gás.

Reconhecida por sua inovação e eficiência, a Maersk desempenha um papel crucial no comércio global, movimentando mercadorias para clientes em todo o mundo.

Além disso, a empresa tem se destacado nos esforços de sustentabilidade, buscando reduzir sua pegada de carbono e liderar a transição para um transporte mais verde.

Fonte: Colombo International Container Terminals

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x