As empresas offshore não chamam para uma entrevista de emprego? O CPG conversou com algumas para saber o motivo

conseguir emprego embarcado offshore empresas

Estivemos em contato com algumas empresas offshore e de recursos humanos para esclarecer como são feitos os critérios de avaliação dos candidatos, saibam o que foi revelado por nossa redação

As empresas offshore retomam as contratações, que apesar do ritmo lento, há uma mobilização muito grande do mercado neste sentido. Mas na prática os profissionais que atuam diretamente no operacional não querem saber disso, não é verdade? Estatísticas, projeções e economia são ofícios de letrados e estudiosos do ramo, mas o trabalhador prático  que necessita levar o pão de cada dia  é assombrado por duas perguntas pertinentes: “Onde estão os empregos e por que não sou convocado para um entrevista “?

Empregos

Bem, como dissemos anteriormente, ainda estamos longe do aceitável, mas empresas prestadoras de serviços  como Alphatec Engenharia, Elfe, Manserv, CSE / Aker, ABZ Serviços, Zarpa Crew, CEPEM entre diversas outras, vem convocando oficialmente profissionais nos últimos meses, fatos estes desencadeados por leilões recentes do petróleo e restruturação nas políticas de exploração brasileira que aumentaram a demandam de serviços das petroleiras.

O mercado em nosso país também abriu para às estrangeiras, apesar de algumas deterem operações no Brasil à algum tempo, informações sobre processos seletivos estavam meio que “omitidos”, cenário este que hoje em dia está bem diferente. Basta entrarem no site da Baker Hughes ou na Wheatherford que vocês verão muitos oportunidades brasileiras, por exemplo.

Por que não sou convocado para uma entrevista?

Resolvemos correr atrás destas informações  sob demanda de nossos leitores, falamos com alguns profissionais do setor inclusive gerentes destas empresas,e ficamos impressionados pelo que foi relatado. Vamos citar os principais pontos:

Falar mal de empresas ⇒ O Click Petróleo e Gás tem muitas conexões e contatos diretos com estas mesmas organizações, devido a isso muitas delas navegam e acessam as nossas publicações quase todos os dias, isso é natural, porque elas também são as nossas principais fontes de informação. Algumas nos relatam que observam o que vocês fazem nas redes sociais e ficam muito chateados quando difamam o nome da empresa, falando que elas só contrata por indicações e que as vagas são compradas. SIM, OS SEUS PERFIS SOCIAIS SÃO MARCADOS, SE VOCÊS FALAM MAL DA EMPRESA PUBLICAMENTE, IMAGINE PELAS COSTAS!

E-mails não identificados ⇒ quando a questão é enviar e-mails para as empresas, simplesmente muitos cometem erros fatais! Foi relatado  a nossa equipe que as mensagens não são devidamente identificadas e quando o Click Petróleo e Gás faz uma publicação de um processo seletivo,  por exemplo, elas recebem milhares de currículos de uma vez, então como se destacar? Simples! Se a vaga pede um Técnico de elétrica, com 2 anos de experiência e domínio do inglês, coloque no título do e-mail o seguinte: “Técnico em Elétrica – 2 anos de experiência – inglês”, há pessoas colocando coisa do tipo…”Preciso de emprego, estou desempregado, como faz para trabalhar com vocês.”… Qual e-mail vocês acham que as firmas irão abrir? É óbvio, não é?

Currículos mal formatados ⇒ Por incrível que pareça, o mais simples de todos os casos é uns dos que causam grandes problemas. Erros de português, não colocam o período trabalhado nas empresas e mal organizados. O seu CV é a sua porta de entrada, é a sua cara e para cada empresa que você enviar, será um diferente!

Envios em massa e fora da sua área de atuação ⇒ Se você é daqueles que ficam enviando currículos toda hora e para qualquer vagas que aparece, temos uma má notícia: Servidores de e-mail tem sistemas anti-spam, eles conseguem identificar quando uma mensagem é excessiva ou inconveniente, provavelmente a empresa se quer está ciente de suas candidaturas. Foi relatado que até frentista de posto de gasolina tem se candidatado a vagas offshore. Pessoal, francamente! O ramo de óleo e gás são um dos mais restritos do planeta, vocês devem ter muitos cursos, qualificações e certificações, não adianta que sem eles não há qualquer possibilidade de ingressar neste ramo. Se está com eles, imagine sem!

Ir na empresa apenas se for pedido ⇒ A empresa pede para que enviem os CV’s por e-mail, mesmo assim tem muitos que insistem em ri na porta da empresa. O Recursos Humanos não sairá do escritório para atender vocês assim quando bem entenderem, no máximo a portaria irá receber, mas sinceramente este método é pouco eficaz, além de causar muitos transtornos.

Esperamos que alguns destes fatores citados ajudem a vocês perceberem alguns dos principais problemas que ocasionam o “não contato” das empresas. São milhões de desempregados, é impossível as empresas analisarem todos os currículos, para “ser premiado” com um processo seletivo, pelo menos, será necessário seguir os procedimentos citados acima, não há outra maneira! O Click Petróleo e Gás está sempre perto e em contato constantes com elas, então fiquem atentos a nossas notícias e oportunidades, seguem alguns relatos de seguidores nossos:

Depoimentos



Baixem o nosso aplicativo para Android, notícias e vagas de empregos na palma da mão com atualizações diárias, sempre focado em processos seletivos reais e com fontes de alta credibilidade. O app é leve e economiza muitos dados móveis, já que a maioria de nossos leitores acessam as nossas matérias em dispositivos móveis. Temos catalogo de produtos, cursos relacionados, empresas que estão contratando, dicas, vídeos e interação entre os usuários. BAIXEM AGORA NA PlayStore CLICANDO AQUI.
The following two tabs change content below.
Paulo Nogueira
Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás como técnico de operações, Pressure Downrole Gauge Operator e em plataformas de completação do Brasil e exterior