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Após receber denúncias, à ANP quer adicionar corante ao óleo diesel marítimo para diferenciar do S10

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 03/03/2023 às 09:12
óleo diesel marítimo abastecendo carros espanta

O diesel marítimo não foi projetado para ser usado em veículos automotores e pode acarretar em prejuízo aos consumidores

A alteração da Resolução ANP, a Resolução nº.903/2022, que estabelece as especificações dos combustíveis para uso aquaviário e suas restrições de comercialização, foi aceita hoje (2/3) pela Diretoria da ANP e será incluída na Agenda Regulatória da Agência. Como parte da mudança planejada, será necessário que o óleo diesel marítimo seja colorido.

A ideia visa impedir a venda ilegal de óleo diesel marítimo, distinguindo-o claramente do óleo diesel rodoviário S10. A ANP tem ouvido que algumas empresas estão comercializando combustível marítimo como se fosse rodoviário devido à diferença de preço, o que lhes dá uma vantagem injusta.

Especificações do óleo diesel marítimo

O diesel marítimo, que pode conter até 0,5% de enxofre (5.000 mg/kg de enxofre), não foi projetado para ser usado em veículos automotores e pode causar problemas no motor e danos ao sistema de pós-tratamento. Como resultado, pode causar uma maior liberação de gases causados pela combustão do combustível.

Para isso, a ANP começou a estudar a viabilidade de colorir o diesel marítimo. O Centro de Pesquisa e Análise Técnica (CPT) da Agência conduziu a pesquisa e suas descobertas sugeriram o uso de um corante violeta.

Consulte a Resolução ANP nº 903/2022 para mais informações sobre este tema. A ANP poderá iniciar o ritual dessa revisão, que incluirá novas consultas e audiência pública, uma vez incluída na Agenda Regulatória.

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Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

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