Menu
Início Agronegócio: Projeto de sementes sintéticas promete revolucionar a produção de cana-de-açúcar

Agronegócio: Projeto de sementes sintéticas promete revolucionar a produção de cana-de-açúcar

22 de janeiro de 2023 às 22:55
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
A produção de cana-de-açúcar a partir das semente sintéticas tornará o processo ainda mais otimizado e ágil. O CTC busca fazer uma verdadeira revolução no agronegócio nacional com o projeto, que está em andamento desde 2011.
Fonte: Jacto

A produção de cana-de-açúcar a partir das semente sintéticas tornará o processo ainda mais otimizado e ágil. O CTC busca fazer uma verdadeira revolução no agronegócio nacional com o projeto, que está em andamento desde 2011.

Buscando garantir soluções ainda mais otimizadas para o setor do agronegócio nacional, o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) dá continuidade ao seu projeto de sementes sintéticas de cana-de-açúcar. A organização está em busca de tornar o plantio mais rápido, eficiente e com um forte aumento na produtividade. Ao contrário de todos os processos utilizados até o momento, que necessitavam de um pedaço da planta, a iniciativa do centro de pesquisa produz as sementes em laboratório.

Projeto de sementes sintéticas para produção em larga escala de cana-de-açúcar é a nova aposta do CTC para o agronegócio brasileiro 

Mesmo com os avanços tecnológicos dos últimos anos, o setor do agronegócio nacional continua com um grande desafio: otimizar o plantio de cana-de-açúcar.

Artigos recomendados

Isso, pois o alto custo para renovação dos canaviais e as dificuldades para a adoção de novas variedades ainda são problemas relevantes nesse processo.

A produtividade atual da planta está atualmente estagnada, uma vez que todos os processos tentados até o momento utilizam um pedaço da cana-de-açúcar para o plantio.

Pensando nisso, o CTC está, desde 2011, desenvolvendo um projeto de sementes sintéticas para a produção em larga escala do produto.

Mesmo há mais de 10 anos em desenvolvimento, a iniciativa veio ganhar força apenas nos últimos quatro anos.

Houve uma validação da parte biológica quanto à possibilidade de produzir sementes sintéticas da planta e acabar com a necessidade de utilizar a própria espécie na produção.

“Todos os sistemas alternativos de plantio que foram tentados até hoje usavam sempre um pedaço da cana; você tem que plantar um canavial, tirar aquele pedaço e transformar aquilo em uma raiz. Então, a ideia desse projeto é sair desse conceito e ir para algo totalmente inovador”, destaca o gerente de pesquisa Suleiman Hassuani.

Mesmo sem prazo definido, sementes sintéticas devem começar a serem utilizadas na produção de cana-de-açúcar ainda em 2023

A grande novidade do projeto do CTC é a possibilidade de produção em larga escala das sementes sintéticas de cana-de-açúcar.

Dessa forma, após a validação biológica dessa etapa do plantio, o centro de pesquisa partiu para a busca da otimização dessa produção, bem como da garantia da qualidade das sementes.

Com esse avanço, a diretoria do CTC intensificou a aposta no produto e iniciou ações para permitir seu lançamento comercial.

O diretor de recursos humanos e comunicação corporativa Fabio Hayashida comentou sobre os avanços no projeto.

Ele destacou que, embora acelerado, o empreendimento ainda não tem prazos definidos para ser lançado ao setor sucroenergético nacional de forma comercial.

No entanto, mesmo sem um prazo final, é esperado que as sementes sintéticas de cana-de-açúcar cheguem ao plantio ainda em 2023 nas usinas parcerias do CTC.

O especialista complementou afirmando que chamar esse projeto de “sementes sintéticas”, embora prático, minimiza a escala da iniciativa.

Isso, pois todo o processo de plantio e produção dessa espécie será revolucionado com a utilização das sementes.

“Atualmente, plantar cana-de-açúcar é uma operação de guerra que dura um ano inteiro. Para se plantar 1 hectare, você precisa de 20 toneladas de toletes”, afirma.

Com o projeto das sementes sintéticas, o CTC busca tornar ainda mais eficiente toda a cadeia de produção da cana-de-açúcar.

Conheça o CTC

O CTC — Centro de Tecnologia Canavieira é a empresa líder global em ciência de cana-de-açúcar, que busca inovação constante na área de melhoramento genética, seja por meio de técnicas convencionais, da biotecnologia ou do modo de plantio.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar