Acordo entre Companhia Docas do Rio de Janeiro e Sindicato dos Operadores Portuários é assinado

portos, economia, portuário, governo portos, economia, portuário, governo

Após 5 anos de negociações o acordo entre ambos para tratar do centro de atendimento de emergências é assinado

Finalmente foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) e o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Rio de Janeiro (SINDOPERJ), que trata da regularização do funcionamento do Centro de Atendimento a Emergências (CAE) no Porto do Rio. Veja também: Schlumberger com vagas para as áreas de planejamento e projetos em São Paulo e no Rio de Janeiro

O acordo tem por objetivo reduzir as ocorrências e o impactos causados por vazamentos de petróleo e derivados no local citado. O acordo ainda estabelece atividades que deverão ser cumpridas por ambos os órgãos, que visa a manutenção do Centro de Atendimento a Emergências, para atender possíveis acidentes que venham a ocorrer.

O CAE irá comtemplar as áreas sob gestão pública ou arrendadas e irá cumprir as exigências designadas pelo órgão ambiental competente.

“A assinatura do acordo demonstra a boa vontade das partes envolvidas para regularizar a situação que se encontrava pendente desde 2014 e representa um avanço na questão da prevenção, monitoramento e combate aos eventos acidentais com óleo e derivados, de forma compartilhada entre a Autoridade Portuária e as empresas instaladas no porto”, segundo o superintendente de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho da CDRJ, Handley Corrêa.

O CAE foi fundado em 2009 e sempre esteve operante, mesmo com o acordo em discussão. O serviço conta com equipes disponíveis 24 horas por dia e possui capacidade de atender até dois casos ao mesmo tempo.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos