A Volkswagen dobrou a comercialização de veículos totalmente elétricos no mundo em 2021. Foram 263 mil unidades entregues, alta de 97%

Roberta Souza
por
-
13-01-2022 09:58:51
em Automotivo, Veículos Elétricos
Volkswagen, veículos, elétricos Foto: Reprodução Google Imagens

Volkswagen aposta em veículos elétricos e quase duplica a venda, com alta de 97%

O grupo alemão Volkswagen publicou dados que comprovam que duplicou a venda de veículos completamente elétricos em todo o planeta no ano passado. Embora tenha crescido em todos os setores, a comercialização dos veículos elétricos teve alta de quase 100%

Somado aos 106 mil VEHPs – Veículos Híbridos Elétricos Plug-in, a empresa entregou mais de 369 mil carros elétricos, 73% a mais que no ano de 2020. A relação de veículos movidos integralmente a bateria (VEBs) e veículos híbridos atingiu 7,5% do total de vendas, que, em 2020, foi de apenas 4%.

Atualmente, na Europa, os veículos elétricos equivalem a 19,3% das entregas da Volkswagen, e em 2020 eram 12,6%. Somente no país de origem, a Alemanha, um em cada quatro carros vendidos pela Volkswagen foi elétrico.

A Volkswagen entregou na China o total de 77.100 VEBs, que corresponde a um aumento de 437%, incluindo mais de 70 mil carros da família ID.

ID.4 é o modelo de maior destaque

O carro mais vendido entre os 263 mil VEBs, com 119.650 unidades, foi o modelo elétrico a bateria ID.4. Em seguida, tem-se o ID.3 (cerca de 76 mil), o e-up! (aproximadamente 41.500) e quase 18 mil unidades do ID.6, – categoria  oferecida exclusivamente no mercado chinês pela Volkswagen.

No continente europeu, o ID.4 alcançou o topo dos rankings de vendas de VEBs na Dinamarca, Finlândia, Irlanda e Suécia. Já nos Estados Unidos, foram vendidas quase 17 mil unidades do mesmo modelo totalmente elétrico.

Mercado global

A Volkswagen emplacou no mundo todo a marca de 4,897 milhões de vendas de veículos com todos os sistemas de propulsão, o que significou um declínio de 8,1% em relação ao ano anterior, aproximadamente.

Segundo a empresa, a defasagem no suprimento de semicondutores resultou em limitações na produção durante o ano.

Klaus Zellmer, membro do conselho de vendas e marketing da Volkswagen, afirmou em nota divulgada: “A Volkswagen obteve vendas satisfatórias, sob condições extremamente desafiadoras. Porém, os massivos efeitos sobre a produção causados pela situação dos semicondutores não puderam ser compensados integralmente ao longo do ano. Mesmo assim, nossa lista de espera recorde de 543 mil veículos apenas na Europa – 95 mil deles IDs – mostra claramente que a procura por veículos da Volkswagen continua muito alta”.

A expectativa da Volkswagen é de que pelo menos o primeiro semestre deste ano deva permanecer bastante instável e desafiador em razão da permanência das limitações no fornecimento de semicondutores.

Mercado de SUVs

Os SUVs, ou veículos utilitários esportivos, configuram hoje mais de 40% de todas as entregas de carros da Volkswagen. Nos Estados Unidos, a companhia atingiu três quartos do seu faturamento com a comercialização de SUVs, chegando a seu maior número de vendas de veículos no país desde 2013.

Publicidade




Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe