1. Início
  2. Petróleo e Gás
  3. A francesa Total desiste de cinco blocos offshore no Foz do Amazonas
AM
2 min de leitura

A francesa Total desiste de cinco blocos offshore no Foz do Amazonas

Imagem de perfil do autor Paulo Nogueira
Escrito por Paulo Nogueira Publicado em 07/09/2020 às 06:35 Atualizado em 07/09/2020 às 07:52
Francesa Total Foz do Amazonas petróleo offshore
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Prefira o CPG no Google

A petroleira francesa Total terá cerca de 6 meses para entregar as operações offshore do Foz do Amazonas a uma outra operadora

A Total disse nesta segunda-feira (07) que os blocos em questão eram os blocos offshore FZA-M-57 , FZA-M-86 , FZA-M-88 , FZA-M-125 e FZA-M-127 . Segundo a empresa, comunicou aos seus sócios que renunciaria a operação destes ativos no dia 19 de agosto. Os cinco blocos estão localizados a cerca de 120 quilômetros da costa.

A Total informou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) sobre a decisão, que abre um prazo de seis meses durante o qual será nomeado um novo operador e a quem serão entregues as atividades exploradas.

Nesse período, a Total deve continuar monitorando todos os processos regulatórios em nome de seus parceiros Petrobras e BP. Conheça mais sobre o Foz do Amazonas em um arquivo PDF disponibilizado pelo Governo Federal aqui.

Foz do Amazonas Total petróleo
Mapa de blocos da Foz do Amazonas; Fonte: Total

É importante destacar que a Total está presente no Brasil há mais de 40 anos e conta com mais de 3.000 funcionários no país. A empresa atua em todos os segmentos – exploração e produção, gás, energias renováveis, lubrificantes, produtos químicos e distribuição.

O portfólio total de exploração e produção inclui atualmente 24 blocos, com 10 operados. Em 2019, a produção do grupo no país era em média de 16 mil barris de petróleo por dia.

Em outubro de 2019, um consórcio liderado pela Total conquistou o Bloco CM-541 , localizado na Bacia de Campos, na 16ª Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Em 2017, a Total e a Petrobras formaram uma aliança estratégica que engloba exploração e produção e atividades de gás, energias renováveis ​​e energia.

Por meio da aliança, os dois grupos estão implementando projetos de P&D em temas como inteligência artificial para ganhos de eficiência, com aplicação direta no Brasil.

A empresa ingressou no mercado de distribuição de combustíveis no Brasil com a aquisição, em dezembro de 2018, das atividades de distribuição do Grupo Zema. Possui uma rede de 280 postos de serviços, além de diversos depósitos de produtos de petróleo e etanol.

Paulo Nogueira

Técnico em Elétrica desde 2008, formado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), antigo CEFET, uma das mais tradicionais instituições de ensino técnico do Brasil. Atuou por diversos anos nas áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção, experiência que hoje aplica na produção de conteúdo especializado sobre o setor energético. Com mais de 8 mil publicações em revistas e portais online, dedica-se à cobertura do mercado de trabalho, petróleo e gás, energia, economia, renováveis e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões ou correções, entre em contato pelo e-mail paulohsnogueira@gmail.com. Este canal não recebe currículos.

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo