1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / A fascinante bateria da CATL que dura 15 anos
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 2 comentários

A fascinante bateria da CATL que dura 15 anos

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 08/04/2024 às 17:47
A CATL desenvolveu células de bateria com pré-litiação, garantindo 15 anos de vida útil, e a Yutong será a primeira a implementá-las em ônibus elétricos. Essa inovação promete melhorar a autonomia e eficiência, elevando o padrão de qualidade das baterias de lítio.
Foto: NORBERT / Shutterstock

A CATL desenvolveu células de bateria com pré-litiação, garantindo 15 anos de vida útil, e a Yutong será a primeira a implementá-las em ônibus elétricos.

A CATL revelou recentemente o desenvolvimento de um novo tipo de célula de bateria que garante uma durabilidade de 15 anos, seguindo intacta mesmo após mil ciclos de carregamento. Essa inovação está prestes a ser implementada pela fabricante de ônibus elétricos, Yutong.

Conhecida por seu pioneirismo no segmento de veículos elétricos, a Yutong será a primeira a adotar as novas células de bateria desenvolvidas pela CATL em seus modelos de ônibus elétricos.

Ônibus elétricos equipados com células que duram 15 anos

A Yutong já utiliza as células de baterias com 10 anos de duração, espera-se, então, que sendo a primeira a adotar a nova tecnologia desenvolvida pela CATL, que haja uma melhoria na autonomia e eficiência dos ônibus elétricos. 

A CATL tem se destacado no mercado como principal fornecedora de células LFP (fosfato de ferro-lítio) para diversas montadoras de veículos elétricos em todo o mundo.

Agora, com esse avanço tecnológico, a empresa promete elevar ainda mais o padrão de qualidade e durabilidade das baterias de lítio.

CATL lança baterias de lítio com garantia de 15 anos

O grande diferencial dessa nova célula é o processo de pré-litiação, que adiciona lítio à célula e a mantém praticamente intacta após mil ciclos de carregamento.

Esse processo é acompanhado pela adição de um componente eletrólito que compensa a rápida degradação típica dos primeiros cem ciclos de carregamento.

Segundo os dados divulgados, a vida útil projetada das células LFP com pré-litiação é quase o dobro das células convencionais, representando um avanço no desenvolvimento de baterias de alta performance e longa durabilidade.

A CATL também anunciou que as novas células de bateria contarão com uma garantia de 15 anos ou aproximadamente 1,6 milhão de quilômetros rodados, proporcionando ainda mais segurança e confiança aos consumidores.

Vale ressaltar que essas baterias já estão em produção, o que significa que em breve estarão disponíveis no mercado.

Entenda o que é e como funcionam as baterias de lítio

Fonte: NatQuimica

Inscreva-se
Notificar de
guest
❗❗❗Faça login para poder postar links, fotos, conectar com pessoas e muito mais. Seu perfil pode ser visto por mais de 1 milhão de usuários todos os dias😉
2 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x