A energia solar cai no gosto dos brasileiros e busca por sistemas fotovoltaicos aumenta absurdamente

Valdemar Medeiros
por
-
21-03-2021 10:18:35
em Energia Renovável
Energia solar - sistemas fotovoltaicos Instalação de painéis solares – Fonte: Reprodução Google

Busca por sistemas fotovoltaicos de energia solar crescem mesmo durante pandemia

Mesmo durante a pandemia, a procura por soluções em energia solar tem crescido ano a ano, e encontrou caminhos para manter altos patamares nos negócios. A bloomber New Energy Finance produziu um estudo, e apontou que um terço da capacidade instalada do país será gerada por sistemas fotovoltaicos em 2050. Além disso, a geração de energia elétrica no Brasil tende a ser o dobro até essa data, chegando a 250 GW, sendo assim, o mercado está claramente em plena expansão.

Leia também

Entec Solar fala sobre o crescimento de interessados em energia solar

A empresa Entec Solar, do Paraná, especializada no fornecimento instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos, registrou um aumento de 1.000% nos interessados por soluções em energia solar durante o segundo semestre de 2020, especialmente.

Jessé Jaelson da Silva, sócio e diretor da Entec Solar comenta: “Hoje atendemos mais de 100 pessoas interessadas em todo o Brasil, que querem saber como diminuir seus custos com energia. Em volume de projetos, passamos de 20 para 50 por mês em 2020”.

A energia solar é uma tendência sem volta para o mercado nacional, explica Jessé, que entendeu os seus benefícios, tanto para a preservação do meio ambiente, quanto para as finanças; Com valor reduzido em quase 90% nos últimos dez anos (Absolar) e possibilidades facilitadas de financiamento (95% das vendas da empresa são financiadas), o acesso a solução do uso de energia solar tem crescido rapidamente.

Para 2021, as expectativas são culminantes para a Entec Solar. Jessé ressalta: “Em janeiro estão programadas 49 instalações e, no decorrer do ano, acreditamos que esse número aumente três vezes, chegando a 150 instalações por mês”.

Sistemas fotovoltaicos crescem em SP

O estado de São Paulo acaba de ultrapassar a marca de 75 mil consumidores atendidos com energia solar de sistemas fotovoltaicos em telhados e pequenos terrenos, de acordo com um recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

O território paulista atingiu a marca de 602,4 MW operacionais em geração distribuída a partir de sistemas fotovoltaicos e ocupa a segunda posição no ranking estadual da geração solar distribuída no Brasil.

Atualmente, são 64.168 sistemas fotovoltaicos em operação que abastecem cerca de 75.057 consumidores, espalhados por 633 cidades, ou seja, 98,1 % dos 645 municípios paulistas já possuem pelo menos um sistema solar fotovoltaico em funcionamento.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.