MENU
Menu
Início Energia eólica offshore – Crescimento do setor, impactos e demanda por embarcações especializadas

Energia eólica offshore – Crescimento do setor, impactos e demanda por embarcações especializadas

11 de fevereiro de 2021 às 16:28
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Energia eólica, offshore, energia
Parque de energia eólica offshore

Cresce a cada ano o setor de energia eólica offshore. Para os próximos cinco anos é previsto mais de 150 novos projetos eólicos

A energia eólica offshore é uma das fontes de energia renovável de crescimento mais rápido nos últimos anos. É uma energia limpa gerada a partir do vento, que captura a energia cinética por meio das pás das turbinas eólicas e a converte em energia mecânica e energia elétrica. Porém, conforme os projetos e suas turbinas se desenvolvem, a demanda por embarcações especializadas de instalação aumentará.

Veja também:

Segundo a Rystad Energy, empresa independente de pesquisa de energia e inteligência de negócios, “O mercado de navios capazes de instalar grandes componentes eólicos offshore está sendo rapidamente superado pela crescente demanda considerando o desenvolvimento mundial. A frota global será insuficiente para atender à demanda após 2025, abrindo espaço para encomenda de navios mais especializados e conversões de navios de carga pesada do setor de petróleo e gás”.

Vantagens e desvantagens

As peças das turbinas onshore costumam ser transportadas por navios e barcas, o que reduz algumas dificuldades logísticas. Como não há túneis ou ruas para limitar o tamanho dos componentes que podem ser passados, as turbinas offshore tendem a ser maiores e podem capturar mais energia, gerando duas vezes mais energia do que os parques eólicos onshore.

No entanto, por estarem localizadas no mar, é necessário a contração de embarcações especializadas para cada operação, cujo custo costuma ser muito alto. São necessários rebocadores para transportar as plataformas, ROVs para o suporte em operações de ancoragem e cabeamento, d embarcações gruas para içar as partes e realizar a montagem da turbina sobre a plataforma.

Outra vantagem é que os campos de energia eólica offshore tendem a produzir a maior parte da energia durante o dia, quando a demanda é geralmente mais alta, enquanto durante os turnos da noite e da manhã (quando a demanda cai), a maioria dos campos de petróleo em terra produz energia.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR