A concessionária brasileira de energia elétrica, Cemig, projeta investimentos de US $ 540 milhões em 2021

Paulo Nogueira
por
-
29-03-2021 19:38:31
em Economia, Negócios e Política
Cemig trabalhador investimentos energia elétrica Colaborador da Cemig em atividade de campo/ Fonte: Canal do Youtube Cemig

A geração de energia elétrica solar e eólica é um dos principais objetivos da Cemig, área popularmente conhecida como “greenfield”

A brasileira Cemig  (Companhia Energética de Minas Gerais) planeja investir R $ 3,1 bilhões (US $ 540 milhões) em 2021, um aumento de 62,4% em relação ao ano passado, anunciou a empresa na segunda-feira, durante um webcast para investidores.   Como em 2020, a maior parte do capex (2,32 bilhões de reais) será destinada ao segmento de distribuição de energia elétrica. O restante será investido em transmissão (276 milhões de reais), geração (238 milhões de reais) e aquisições. 

Uma das metas do atual governo é investir em projetos de geração de energia eólica e solar. Em setembro de 2020, a estatal mineira lançou uma chamada pública para aquisição de empreendimentos em estágio avançado de desenvolvimento. 

“Nosso foco é greenfield [projetos], aproveitando nossa capacidade técnica e de comercialização, mas isso não significa que não possamos olhar para fusões e aquisições”, disse o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, ao webcast. 

O diretor de comercialização da empresa de energia elétrica, Dimas Costa, disse que parte significativa dos projetos de geração a serem adquiridos serão direcionados à autoprodução. 

“Há uma grande demanda dos nossos clientes para isso”, disse o executivo, destacando que a meta de preço da energia da Cemig é em torno de 115 reais / MWh e 135reais / MWh para energia eólica e solar, respectivamente. 

Gráfico de Investimentos Cemig 2021 em energia elétrica
Programa Cemig 2021 para investimentos em energia elétrica/ Fonte: Cemig

Desinvestimentos

Cerca de dois meses após a venda de sua participação na Light , com sede no Rio de Janeiro , a Cemig anunciou que havia começado a estudar o desinvestimento da Transmissora Aliança de Energia Elétrica ( Taesa ). 

“É muito importante para a Cemig focar nos negócios que conhece melhor. Estamos voltando ao básico e queremos ter o controle [dos projetos] ”, disse Passanezi Filho. 

Resultados de Investimentos da Cemig em 2020

A Cemig registrou lucro líquido de 1,33 bilhão de reais no quarto trimestre de 2020, aumento de 136% em relação ao ano anterior. No ano todo, seu lucro líquido foi de R $ 2,86 bilhões, uma queda de 10,3% em relação a 2019. 

A receita líquida totalizou R $ 6,87 bilhões no quarto trimestre (+ 5,8% ano-a-ano) e R $ 25,2 bilhões no ano (-1% ano-a-ano). 

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.