Os cursos gratuitos oferecidos pelo SENAI fazem parte de um Programa intitulado “Deslancha” que, nesta edição, foi contemplado com 850 vagas. Confira!
O SENAI, maior complexo de educação profissional da América Latina e possuidor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo, abriu o seu novo Programa Deslancha no Rio Grande do Norte, com 850 vagas para cursos gratuitos.
O SENAI engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias. Sao eles:
- CET (construção civil);
- CETCM (indústrias de alimentos, vestuário e moda);
- CETIB (cursos diversos para a indústria);
- CETAB (vestuário, construção e outros);
- CTGAS-ER (referência do SENAI no Brasil)
As atividades do SENAI são voltadas para educação e serviços e tem foco nas indústrias de energias renováveis e do gás, além de centro de excelência para soluções que estão em desenvolvimento – em parceria com a Alemanha – para educação profissional com foco em hidrogênio verde.
- Quer aprender um novo idioma? MEC abre cursos gratuitos de inglês, francês e espanhol; Inscrições até 31 de dezembro! As aulas são na modalidade EaD e estão disponíveis para todos os níveis
- Senac disponibiliza mais de 1.000 vagas para cursos técnicos gratuitos com aulas na modalidade EAD; As inscrições estão abertas até 27 de dezembro
- Mais de 70 cursos gratuitos oferecidos pela USP! Inscrições abertas até 5 de dezembro para se inscrever
- Sebrae vai selecionar pessoas para curso de capacitação com bolsas de MAIS de R$ 6 MIL; veja quem pode participar
A atuação do SENAI no Brasil se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), que é a principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade. Também, o SENAI possui o Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG).
Somente no Rio Grande do Norte, os serviços oferecidos pelo SENAI alcançaram, no primeiro quadrimestre, indústrias, instituições e profissionais de 132 municípios, ou seja, de 79% do território potiguar.
Vagas de cursos gratuitos oferecidas pelo SENAI
Estão sendo ofertadas vagas nos cursos de Assistente de Recursos Humanos, Assistente Administrativo, Assistente de Contabilidade, Almoxarife, Operador de Computador e Assistente de Controle de Qualidade.
Inscrições para os cursos gratuitos do SENAI
As inscrições para as vagas dos cursos gratuitos do SENAI ficaram disponíveis a partir desta segunda-feira, 19, no site www.rn.senai.br/gratuidade, e o prazo para inscrição é até um dia antes do início de cada curso gratuito, ou seja, até o preenchimento do número total de vagas por turma. O início das aulas varia de 26 de setembro a 17 de outubro, dependendo do curso.
Aos interessados nas vagas dos cursos gratuitos do Rio Grande do Norte, para visualizar os cursos, informações sobre as vagas e também para se candidatar, é preciso clicar no botão “Oportunidades”, que aparece no final da página, e selecionar o município “Natal”. Aos demais interessados, para saber sobre mais vagas é só acessar o mesmo link e clicar em “oportunidades”.
Pré-requisitos
Para participar da seleção de vagas dos cursos gratuitos, os interessados devem possuir, no mínimo, o ensino fundamental e também devem ser maiores de 16 anos.
Duração dos cursos gratuitos do SENAI
Os cursos terão duração média de dois meses, e terão, no total, 240 horas cada. Vão ser 208 horas na modalidade educação à distância, com aulas síncronas, e outras 32 horas presenciais, nas escolas SENAI que integram o programa (CTFA, CTGAS-ER e CETCM) e que estão localizadas no Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN, em Natal.
Sobre o Programa Deslancha
Esta é a segunda edição do Programa Deslancha do SENAI, sendo a primeira edição realizada em julho de 2021. “Quando fizemos a primeira edição, em 2021, o contexto era de ‘estamos saindo da pandemia’. Hoje em dia, o momento é outro, de reação da economia e quem busca uma oportunidade precisa aproveitar”, comenta o diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello.
Ele ressalta ainda que diversos indicadores apontam para a estabilidade da economia e que esta está voltando a crescer, com reflexos positivos esperados nas oportunidades de emprego.
“Esse é o momento das pessoas serem qualificadas, com conhecimento profissional e o currículo em dia, para que, quando as oportunidades aparecerem, possam ser melhor aproveitadas”, destaca Mello.