O Ministério da Defesa confirmou a solicitação de 4.410 novas vagas para diversos cargos em suas instituições, incluindo as Forças Armadas
O Ministério da Defesa anunciou a solicitação de 4.410 vagas em novos concursos públicos, destinados a preencher cargos em diferentes órgãos e instituições sob sua administração. A informação foi confirmada pela própria pasta, que enviou as solicitações de autorização para inclusão na Lei Orçamentária de 2025, de acordo com o site Folha Qconcursos.
Distribuição das vagas
Entre as vagas solicitadas, 3.741 são destinadas às três Forças Armadas: Marinha, Exército e Aeronáutica. Além disso, foram solicitadas 640 vagas para o Hospital das Forças Armadas e 29 para o próprio Ministério da Defesa, no âmbito do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE).
Mais um concurso a caminho!
Além das vagas solicitadas, o Ministério da Defesa está estudando a realização de um novo concurso para o preenchimento de cargos na própria pasta. No entanto, essas carreiras ainda precisam ser criadas. Segundo a pasta, “a criação de novos cargos para o Ministério da Defesa ainda é objeto de estudos internos, não havendo decisão a respeito da matéria”.
- Concurso Petrobras com cargos de nível médio técnico em áreas como mecânica, enfermagem, elétrica, logística, segurança do trabalho e outras
- Coreia do Norte lança destróier de 5 mil toneladas capaz de lançar mísseis balísticos, de cruzeiro e operar armamentos antiaéreos e antinavio
- Estado no Nordeste sofre com falta mão de obra no agro e na indústria
- Rede D’Or convoca pessoas de todos os níveis de escolaridade visando preencher mais de 630 vagas de emprego disponíveis em diferentes áreas
Em março, o Ministério informou à Folha Dirigida e ao Qconcursos que está analisando a possibilidade de um concurso público para preencher cargos atualmente ocupados por militares. Embora o número de vagas e os cargos ainda não tenham sido definidos, há a possibilidade de que a seleção ofereça cerca de 300 vagas, contemplando cargos de assistentes, analistas e especialistas em Defesa.
Redução da dependência de militares
A criação de um quadro próprio de servidores é uma prioridade para o Ministério da Defesa, visando reduzir a dependência de militares. Atualmente, cerca de 250 servidores são cedidos de outros órgãos, principalmente das Forças Armadas. Apenas 66 servidores do quadro da pasta foram aprovados em concursos públicos.
Concurso Censipam com provas em Julho
Vinculado ao Ministério da Defesa, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) lançou um edital de concurso com 60 vagas temporárias. As provas serão aplicadas no dia 7 de julho em Brasília (DF), Belém (PA), Manaus (AM) e Porto Velho (RO).
Os novos concursos oferecidos pelo Ministério da Defesa
O Ministério da Defesa está ampliando suas oportunidades de emprego com a solicitação de novos concursos públicos. Com a inclusão de vagas para as Forças Armadas e outras instituições, além de estudos para um concurso específico da pasta, há uma expectativa positiva para quem busca uma carreira na área. Fique atento às novidades e prepare-se para participar desses processos seletivos.
Para mais informações sobre os concursos e como se inscrever, CLIQUE AQUI!
Como faço pra mim escrever?