WEG integra o sistema de produção único no mundo e revolucionário para a mobilidade elétrica criado pelas líderes globais Volkswagen, Bosch, ABB e Siemens

Flavia Marinho
por
-
20-07-2021 06:31:03
em Indústria e Construção Civil
WEG - volkswagen - motor - ABB - Bosch - caminhões - iemens - coca cola - AMBEV - JBS - Imagem: WEG

WEG, uma das maiores fabricantes de motores elétricos do mundo, é a responsável pelo fornecimento do sistema Powertrain para a família de caminhões elétricos e-Delivery, da Volkswagen

O e-Delivery e o e-Consórcio desenvolvidos pela Volkswagen Caminhões e Ônibus com parceiros de peso mundial como Bosch, ABB e Siemens, marcam o início de uma nova era de produtos e soluções para o ecossistema de transporte e logística do Brasil. Inovação está no DNA não só da VWCO, mas também das empresas que se juntaram à montadora para oferecer uma verdadeira consultoria para a viabilização da mobilidade elétrica no Brasil.

Leia também

Lançado em 2019, o inédito e-Consorcio segue o modelo do Consórcio Modular, um sistema de produção único no mundo e revolucionário desde sua criação.

“O e-Consórcio oferece uma solução completa e competitiva para adoção de frotas comerciais elétricas brasileiras movidas à energia solar. As empresas que possuem investimentos na área logística têm um papel fundamental na busca por ativos mais rentáveis e sustentáveis e a flexibilidade energética é um deles”, afirma Ricardo Costa, Presidente da GDSolar Holding.

O Volkswagen e-Delivery, caminhão urbano leve movido a energia elétrica, passa a ser oferecido com um serviço inédito de consultoria e serviços que formam um ecossistema completo de mobilidade elétrica. Cem por cento desenvolvidos, testados e fabricados no Brasil, os modelos e-Delivery com 11 e 14 toneladas de peso bruto total são o resultado de R$ 150 milhões em investimentos, o equivalente a mais de 400 mil quilômetros de testes e a dedicação integral de um time formado por 150 engenheiros e técnicos brasileiros.

WEG, uma das maiores fabricantes de motores elétricos do mundo, é responsável pelo fornecimento do sistema Powertrain da VWCO

A WEG, como integrante do e-Consorcio, será responsável pelo fornecimento do sistema Powertrain principal, formado por um motor elétrico de tração mais um inversor de frequência, além de motores e inversores para sistemas auxiliares.

Para o e-Delivery, a WEG, junto com a Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus, desenvolveu uma solução customizada para a aplicação, atendendo aos mais exigentes requisitos automotivos.

Segundo Manfred Peter Johann, Diretor Superintendente da WEG Automação, a WEG, com longa tradição no desenvolvimento de sistemas de tração elétrica para ônibus, trólebus, trens, navios e embarcações, além de sistemas para recarga de veículos elétricos, agora avança na fabricação em série do Sistema Powertrain para veículos elétricos de entregas urbanas. “Nossa experiência neste mercado de mobilidade elétrica nos trouxe até aqui. Nossa tecnologia de Powertrain, desenvolvida ao longo de anos, testada e em constante inovação, nos habilitou para este grandioso projeto de cooperação tecnológica. Junto com esse time do e-Consórcio, estamos trabalhando para transformar a indústria do transporte no Brasil”, explica o executivo.

e-Consórcio desenvolvido pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, em conjunto com Bosch, ABB e Siemens, viabilizará frotas comerciais das gigantes Ambev, Coca-Cola FEMSA Brasil e JBS

Além de fornecer os caminhões elétricos Volkswagen, o e-Consórcio vai disponibilizar uma consultoria com equipes especializadas para orientar as empresas de logística e transporte sobre as melhores soluções para sua frota. O objetivo dos integrantes é viabilizar o equilíbrio financeiro da mobilidade elétrica de frotas comerciais no país. Ambev, Coca-Cola FEMSA Brasil e JBS são as primeiras a adquirir os caminhões elétricos da Volkswagen.

“Como participante no fornecimento de energia fotovoltaica, a GDSolar desenvolveu em conjunto com a Volkswagen Caminhões e Ônibus uma solução que reduz investimentos na área de fornecimento de energia solar para recarga de caminhões. Com isso, fechamos um ciclo virtuoso para a operação do e-Consórcio e contribuímos ainda mais para agregar valor para os clientes”, completa Costa.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.