WEG, uma das maiores fabricantes de motores elétricos do mundo, aposta na inteligência artificial para manutenção preditiva em turbinas eólicas

Flavia Marinho
por
-
01-07-2021 10:24:40
em Indústria e Construção Civil
WEG - transformadores - turbinas - aerogeradores - motores - manutenção - produção - técnico - vagas de emprego Trabalhadores fazendo manutenção em turbinas eólicas WEG / Fonte Google

WEG busca diariamente atender o mercado de equipamentos que estão cada vez mais tecnológicos. Além das turbinas eólicas, recentemente, a empresa forneceu transformadores para a gigante Eletrolux e para empresa siderúgica no Maranhão

WEG, uma das maiores fabricantes de motores elétricos do mundo, com amplo portifólio para a geração de energia renovável, tem buscado inovar e disponibilizar ao mercado equipamentos cada vez mais tecnológicos. Para o segmento de turbina eólicas (aerogeradores) a empresa tem apostado na inteligência artificial para planejar a manutenção preditiva dos equipamentos. A solução funciona através de computação em cloud e se baseia em dados coletados remotamente.

Leia também

A aplicação combina a plataforma WEGnology® e a Inteligência Artificial da BirminD, empresa do Grupo WEG. A inteligência artificial recebe vários dados das turbinas eólicas (aerogeradores) em tempo real, processa esta informação utilizando a solução de automachine learning da BirminD, que testa dezenas de algoritmos buscando automaticamente o de melhor performance, entregando como resultado a predição (estado futuro) de variáveis de interesse para o time que realiza a monitoramento dos equipamentos.

Em resumo, o produto se comunica em tempo real com as turbinas eólicas (aerogeradores) e detecta de forma antecipada potenciais necessidades de manutenção, acionando a demanda de um diagnóstico e ação corretiva precoce evitando perdas de disponibilidade dos aerogeradores. Utilizando dados associados à solução desenvolvida pela WEG, é possível antecipar situações que influenciam na disponibilidade do equipamento, podendo refletir em ganhos de geração.

A solução está em estágio avançado de validação, antes da sua disponibilização ao mercado de turbinas eólicas (aerogeradores). Podendo ser aplicada nos demais segmentos como: predição de sobretemperatura em inversores, eficiência de fornos, tempo de ciclo de extrusoras, consumo energético, demanda de produção e muitas outras aplicações

Fornecimento de transformadores a seco permitirá a expansão da capacidade energética da Electrolux

A Electrolux do Brasil S.A, empresa do segmento de eletrodomésticos e eletroportáteis, tem como objetivo a expansão da sua capacidade energética, para novas tecnologias que estão sendo implantadas na unidade. Para que isso aconteça de modo seguro e eficaz, garantindo competitividade no processo fabril, o cliente adquiriu dois transformadores a seco em 34,5/11,9kV de 15MVA de potência. Ambas as peças serão entregues durante o mês de Junho de 2021, na unidade de São Carlos (SP).

Esse equipamentos, passarão a alimentar cargas conectadas a mais de dez transformadores da classe de tensão de 11,9kV distribuídos pela planta da Electrolux. O diferencial desses transformadores de grande porte a seco, é a configuração com gabinete IP-54, resistente para uso ao tempo, além de proporcionarem baixo custo de instalação e facilidade na manutenção.

Consequentemente, essa melhoria trará benefícios como confiabilidade no processo fabril e economia no custo de energia. A consistência de qualidade na distribuição da energia, evitará picos de tensões originados pela alimentação em 11,9kV diretamente pela rede local, se enquadrando dentro das exigências da ANEEL para clientes com demandas acima de 5MW.

WEG fornece transformador para atuar como alimentação de forno panela em empresa siderúrgica

Uma empresa siderúrgica confiou à WEG o desafio de realizar uma melhoria, com o objetivo de trazer ganhos de potência elétrica, e consequentemente, aumentar a capacidade de produção fabril. Para a concretização deste projeto, foi necessário manter o mesmo espaço existente, com aumento na potência nominal, devido ao tamanho limitado da sala onde o transformador deverá ser instalado. Partindo de Santa Catarina, o transformador de 14,4MVA, com corrente nominal de 26kA em 13,8kV será transportado até o Maranhão, com previsão de chegada em junho de 2021.

O equipamento será essencial para o cliente na alimentação do forno panela, substituindo o transformador existente com potência nominal de 8,4MVA com corrente nominal de 19kA, agora com potência de 14,4MVA e corrente para 26kA. Essa mudança, garante maior capacidade de produção, resultando em mais competitividade para o cliente.

WEG abre vagas para profissionais com e sem experiência, nos cargos de operador de produção, técnico, soldador, coordenador, analista e muito mais em Santa Catarina e Minas Gerais

  • Analista De Sistemas – Desenv. Soluções Digitais
  • Analista De Sistemas – Java
  • Analista De Treinamento
  • Analista Engenharia De Contratos
  • Assistente Administrativo – Controles
  • Coordenador Regional De Vendas
  • Estágio Administrativo 2021/2 Blumenau
  • Estágio Engenharia 2021/2 Blumenau
  • Estágio Técnico 2021/2 Blumenau
  • Operador Caldeiraria
  • Operador De Jato
  • Operador De Produção
  • Operador De Produção – Jaraguá Do Sul E Guaramirim/Sc
  • Operador De Produção / Oportunidade Para Pessoa Com Deficiência – Pcd
  • Operador De Usinagem
  • Operador De Produção – Oportunidade Para Pessoa Com Deficiencia- Pcd
  • Programa De Estágio Administrativo Wli 2021/2
  • Programa De Estágio Engenharia Em Vendas Técnicas – 2021.02
  • Programa De Estágio Engenharia Wli 2021/2
  • Programa De Estágio Técnico Wli 2021/2
  • Programador Computador – Java
  • Recepcionista
  • Soldador – Jaraguá Do Sul-Sc
  • Soldador Transformador
  • Tecnico Manutenção
  • Técnico Em Manutenção De Parques Eólicos

Benefícios WEG: Participação nos resultados, previdência privada, plano de saúde e odontológico, alimentação subsidiada, ambulatório interno, cartão farmácia, convênio com creches, biblioteca interna, associação recreativa, dentre outros..

Inscrição: Os interessados em concorrer às vagas de emprego e estágio abertas pela WEG em Santa Catarina e Minas Gerais, devem cadastrar o currículo diretamente no site da empresa, neste link. Boa sorte a todos!

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.
fwefwefwefwefwe